FACULDADES REUNIDAS DA FRASCE

CURSO DE FISIOTERAPIA


EFEITOS DA APLICAÇÃO DO MÉTODO DE CODMAN NA CAPSULITE ADESIVA DO OMBRO – REVISÃO SISTEMÁTICA

 

Tainá M. Santosa e José Carlos Silvab

 

a – Acadêmica de Fisioterapia da FRASCE, Rio de Janeiro, Brasil

b – Professor da disciplina de Fisioterapia Neurofuncional da FRASCE, Rio de Janeiro, Brasil

 

[email protected]


 

Resumo: A Capsulite Adesiva é também conhecida como “ombro congelado”, sendo uma afecção repetida e dolorida, que se dá por uma inflamação e fibrose da cápsula articular da glenoide e dos tecidos circundantes, propiciada por fatores intrínsecos e extrínsecos, que pode causar limitação funcional. O objetivo do presente estudo foi descrever os efeitos da aplicação do método de Codman na Capsulite Adesiva. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, realizada no período de março a junho de 2021. Para a busca eletrônica, foram utilizadas as bases de dados online Google Acadêmico, Scientific Electronic Library Online (SciELO), Medline e PubMed, cruzando as palavras-chave descritas em Materiais e Métodos, no idioma português, publicados de 2016 a 2021, usando as palavras-chave/descritores: “lesões de ombro”, “ombro congelado” “Capsulite adesiva” e “método de Codman”, de forma individual e cruzada. Foram encontrados 342 artigos, sendo no Google Acadêmico 51 artigos, na Medline 43 artigos, PubMed 12 artigos, totalizando 448 artigos e destes foram selecionados 198 artigos para leitura na íntegra. Os resultados desta revisão sistemática indicam que as terapias combinadas são mais comuns para a redução do quadro e melhora funcional, o método de Codman é utilizado melhor quando em conjunto com outras terapias.

Palavras-chave: “Lesões de ombro”, “Ombro Congelado” “Capsulite Adesiva” e “Método de Codman”.

Abstract: Adhesive Capsulitis is also known as "frozen shoulder", being a repeated and painful condition, which occurs by inflammation and fibrosis of the joint capsule of the glenoid and surrounding tissues, propitiated by intrinsic and extrinsic factors, which can cause functional limitation. The aim of this study was to describe the effects of codman method application on Adhesive Capsulitis. This is a systematic review of the literature, conducted from March to June 2021. For electronic search, google academic online databases were used, Scientific Electronic Library Online (SciELO), Medline e PubMed, cross-crossing the keywords described in Materials and Methods, in the Portuguese, published from 2016 to 2021, using the keywords/descriptors: “shoulder injuries", "frozen shoulder" "adhesive capsulitis" and "Codman method", individually and crossed. We found 342 articles, and in Google Scholar 51 articles, in Medline 43 articles, PubMed 12 articles, totaling 448 articles and of these were selected 198 articles for full reading. The results of this systematic review indicate that combination therapies are more common for the reduction of the condition and functional improvement, the Codman method is best used when in conjunction with other therapies.

Keywords: "Shoulder Injuries", "Frozen Shoulder" "Adhesive Capsulitis" and "Codman Method".

 

 

 

Introdução

O ombro é uma articulação complexa e móvel do corpo humano, e devido a sua frouxidão capsular, associada a anatomia que se caracteriza pela forma ampla e abaloada da cabeça umeral e uma rasa superfície da fossa glenoidea, dando versão a uma articulação com pouca estabilidade, tendo a necessidade de haver uma harmonia sincrônica e constante entre todas as estruturas estáticas e dinâmicas que compõem e mantêm sua biomecânica normal, e se constitui por três articulações, a esterno-clavicular, acrômio-clavicular e glenoumeral e uma articulação fisiológica que é a escapulo-torácica1.

Os movimentos combinantes que envolvem essas quatro articulações, em soma aos músculos e as demais estruturas periarticulares, permite que o braço e a mão se posicionem de diversas maneiras e funções, resultando nos movimentos. É um composto frágil, e qualquer alteração pode vir a comprometer a estrutura permeando alvo de várias afecções como luxações, osteoartroses, síndrome de impacto do ombro, bursites subacromial, tendinites e a capsulite adesiva do ombro (CAO)2.

A CAO é também conhecida como “ombro congelado”, sendo uma afecção repetida e dolorida, que se dá por uma inflamação e fibrose da cápsula articular da glenoide e dos tecidos circundantes, propiciada por fatores intrínsecos e extrínsecos, que pode causar limitação funcional3.

Dentre as fisioterapias aplicadas ao caso, a implementação dos exercícios de Codman ou exercícios pendulares, abrangem técnicas de automobilização, com o uso da gravidade para separar o úmero da cavidade glenoide. Os movimentos circulares e pendulares com o braço, devem ser alcançados com leves movimentos do tronco, sem qualquer contração muscular do ombro4.

Os exercícios de Codman fortalecem os músculos e permite uma amplitude da articulação glenoumeral, promovendo o alívio do quadro álgico por meio de movimentos oscilatórios com pouca tração e permitem mobilidade precoce as estruturas articulares e líquido sinovial5.

O objetivo do presente estudo é descrever os efeitos da aplicação do método de Codman na capsulite adesiva através de revisão sistemática de literatura.

[...]