EDUCAÇÃO, POLÍTICA E EXEMPLO!

Prof. MSc. Ciro José Toaldo

 

            Estimados leitores, vivemos situações curiosas que deveriam levar-nos a grandes reflexões. A cada dia que passa pergunto-me para onde iremos se as pessoas de bem desse país não refletirem e passem a ter ação. Meu Pai do Céu querido: que Brasil é esse? Até onde iremos banalizando a vida dessa forma? Que valores estamos proliferando nesse mundo consumismo e do faz de contas? Quando os pais com suas famílias, os educadores nas escolas, os políticos e tantos outros responsáveis pelos destinos desse país irão acordar para entender que vida fácil, dinheiro, consumo exagerado e vida de faz de contas acabam tirando a essência da existência?

Até quando vamos ter que conviver dentro de uma sociedade hipócrita, cega que não deseja ver seus filhos se acabando no álcool, na droga, na prostituição e em tantas outras facilidades que o consumismo prolifera. Estou convencido que será pela educação, pela política e exemplo que poderíamos reverter essa situação. Será que essa tragédia do goleiro do Flamengo não seria uma brecha que demonstra como muitos seres humanos estão vivendo? A sociedade do consumismo, do faz de contas que vive da aparência parece que começou a deixar a máscara cair, afinal de contas, até hoje, na história da humanidade, apenas a satisfação de bens materiais, de se ter muito dinheiro, fama, poder, de se ter tudo que se imagina, não são elementos essências para se obter a plena felicidade. Aliás, ainda no caso do goleiro, ficou comprovado, em ambos os casos, da vítima e do réu que a entrega total aos desejos (carnal e material) é a porta da barbárie, ou seja, o humano perde sua dimensão, infelizmente todos sabem que é isso que anda acontecendo no submundo de nossa sociedade.

Quantos jovens estão esquecendo do verdadeiro sentido da vida! Onde anda a educação do berço? Cadê o sentido de nossas escolas? Na verdade nosso Brasil precisa acordar, esse é um ano de eleições, onde deveríamos analisar melhor quem são os candidatos que estão se apresentando!

Em nosso país, onde tudo é copiado (só interessa aquilo que mídia mundial lança para ser consumido), viver deixou de ser algo simples onde moderação e equilíbrio deram lugar ao orgulho, busca desenfreada de riqueza, luxo, álcool, drogas, prostituição e outros subterfúgios que sustenta a sociedade consumista. E tudo isso com o slogan “somos felizes e somos livres”!!! O que é isso? Será que para ser feliz basta apenas dinheiro, fama e tantas outras barbaridades? E assim, vamos enganando nossos jovens! As frustrações se proliferam e vidas são ceifadas! 

Desculpem pelo desabafo, mas não é possível conviver com tanta hipocrisia. Precisamos todos abrir os olhos: pais em vossas casa observem mais a educação dos filhos; colegas professores e tantos outros que vivem do salário (que anda baixo) da educação, vamos começar e refletir o que de nossa parte pode ser feito para se reverter essa situação. Caros políticos: gostaria de convidá-los a refletir com mais seriedade a respeito das leis que são elaborados nesse país, dentre tantas, do projeto de lei que proíbe os pais ou responsáveis a dar ‘palmadas’ e de dar ‘castigos’ aos filhos, pensem bem, será que não estamos retrocedendo? Não quero dizer que devemos educar na ‘pedagogia do medo’, mas tirar a autonomia dos pais na educação dos filhos é um absurdo.

Só posso dizer que convivemos  com a barbárie. Quem tenta expor uma opinião contrária a esse sistema vigente é taxado de retrogado. Deixei para encerrar com a última palavra do título: o exemplo. Sem sombra de dúvidas é o que mais falta em nossas famílias, na sociedade e na vida política: os bons exemplos e a crença que nosso mundo não termina aqui. Um dia teremos que prestar contas por tudo que fizemos. Quem sabe hoje não seja o dia para começarmos, ao menos a sonhar com outro tipo de sociedade onde a liberdade, honra, dignidade e bons exemplos sejam o contrário representa recuo, regresso e falta de visão de viver num mundo onde todos possam ter vez, voz e dignidade. Que Deus, em sua infinita misericórdia nos ajude a vislumbrar um universo onde a indignação possa ser banida e possamos fazer com que a dignidade seja algo concreto em nossa existência.