EDUCAÇÃO NO BRASIL: FINANCIAMENTO E CONTROLE PÚBLICO DOS GASTOS.
Por Carlos José Figueirêdo de Castro | 16/09/2013 | EducaçãoEDUCAÇÃO NO BRASIL: FINANCIAMENTO E CONTROLE PÚBLICO DOS GASTOS.
Carlos José Figueirêdo de Castro[1]
Sérgio Ricardo Figueiredo de Souza[2]
Resumo: O Poder Público desempenha um papel fundamental na adoção de políticas públicas voltadas para a educação, especificamente quanto ao financiamento e controle dos gastos, como forma de cumprir tanto os princípios basilares da administração pública, como fazer cumprir o que dispõe a própria Constituição Federal Brasileira. O financiamento educacional auxilia no binômio ensino/aprendizagem, além de, proporcionar uma manutenção do meio ao qual está inserida a instituição de ensino, encaminhando recursos financeiros específicos para sanar as necessidades de cada centro de estudo. Diversos são os programas do Governo Brasileiro como: Fundo Nacional de Desenvolvimento do Ensino Básico (FUNDEB), Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate), Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Desta forma, como em todas as áreas fundamentais para a sociedade, tais como, saúde, habitação, segurança, etc, a Educação, como função de Estado, necessita prioritariamente do controle público, com a implementação de políticas públicas sérias, desprendidas de interesses políticos isolados, voltados para a coletividade, e principalmente, com a estipulação de metas para os gestores educacionais. E este controle na educação, abrange também o controle sobre os gastos, como forma de fazer valer os princípios da economicidade, da eficiência e da eficácia, norteadores para a boa aplicação dos recursos destinados para a Educação.
Palavras Chaves: Poder Público, Financiamento, Controle dos Gastos, Políticas Públicas, Constituição Federal.
[1] Pós-graduado em Direito Tributário pelo Instituto de Ensino Superior da Paraíba, graduado em Ciências Contábeis pela UFPB
[2] Pós-graduado em Contabilidade e Auditoria Pública pela Universidade Federa da Paraíba