A educação no Medievo inicialmente era algo restrito somente a igreja, com o objetivo de formar clérigos para a realização de cultos, leituras religiosas e a administração da igreja em geral, a Idade Média formava-se por culturas greco-romanas, germanas,Cristã, bizantina e islã.

No inicio da Idade Média somente os Monges era alfabetizados, naquele tempo reis e nobres ainda não eram letrados, com isso logo a igreja monopolizou o ensino das ciências, a cultura greco-romana era toda mantida nas bibliotecas dos mosteiros, os monges copistas interpretavam ao seu entendimento, e traduziam clássicos para o latim, trabalho que ao fim do Medievo começou a ser compartilhado também pela imprensa de Gutenberg.

O Império Bizantino, ainda dando seguimento no Direito Romano e com grandes acervos da antiguidade ainda em suas bibliotecas, proferiam o ensino somente das ciências e da filosofia, mas havia ainda as Escolas Monásticas, mas que também tinha um único objetivo de formar monges.

A educação Islâmica, já havia centros de estudos, grandes bibliotecas e tradutores, desde o século IX. E destacavam-se também nas áreas das exatas, a partir do século X os árabes já possuíam escolas básicas, apenas com o objetivo de ensinar a ler e escrever, essa era uma importante ferramenta e doutrinação do Alcorão. Importante destacar que existem povos que só tiveram o primeiro contato com obras de Aristóteles, e obras de cultura grega em geral, por meio dos Árabes, exemplificando os Cristãos.

O renascimento Carolíngio, entre os séculos VIII e IX Carlos Magno tinha como meta reestruturar a vida religiosa e o sistema educacional, conforme está no livro de "Maria Lúcia de Arruda Aranha" (História da Educação). Era quase uma obrigação o ensino educacional ao povo, nesse tempo destaca-se a Escola Palatina, e na sequência teremos as escolas monacais, catedrais e paroquiais. O ensino era baseado nas sete artes liberais, eliminando as artes mecânicas dos servos, era dividido em duas partes, o Trivium e o Quadrivium, o Trivium era equivalente ao Ensino Médio, e o Quadrivium ao Superior, ao final aprendia-se as exatas em geral, a literatura, e os costumes da cultura greco-romana, incluindo a filosofia, as ciências, estudo da astronomia e música.

Ressurgindo novamente, com a ascensão dos Burgueses a partir do século XI, surgem as escolas urbanas, já não sendo mais monopólio da igreja o ensino, e tão somente aos clérigos, agora com a chegada das cidades livres, com o declínio do Feudalismo, os comerciantes "burgueses" sentem a necessidade de que também seus filhos estudem para dar seguimento nos negócios da família. Não tendo mais o Trivium e o Quadrivium, agora existem as matérias, história, geografia e ciências. Agora escolas seculares, ainda não muito bem estruturadas inicialmente, forma Mestres capacitados, também foi aperfeiçoada e ensinada as técnicas dos trabalhadores urbanos, como ferreiros,sapateiros, alfaiate e etc. Formando profissões.

Então, agora toda a sociedade teria acesso a escola, tornando-a popular e até então o mais parecido com o que temos hoje. Com as técnicas de trabalho aperfeiçoadas, métodos e processos estabelecidos, a partir do século X surgiram-se as Universidades, formavam médicos, teólogos físicos, matemáticos e astrônomos, como consta no livro da disciplina. Como também consta, o ensino não era tão convencional, mas sim presente na vida cotidiana, como no Militarismo, por parte dos nobres o ensino era divido em duas partes, a primeira era a relação da vida cortês, e sua segunda parte a arte de guerrear.

A educação para as mulheres. Para as mulheres a educação era diferenciada, até a ascensão da burguesia, as mesmas não tinham o tal acesso, somente a nobreza o teria e era em seu castelo, limitado ao ensino religioso, preparando-a para a vida conjugal e maternal, as moças da nobreza aprendiam o básico das artes liberais, e noções de música e trabalhos manuais próprios a elas, como cita o livro da disciplina. Com a chegada da burguesia, moças simples passam a ter o acesso ao estudo, mas muito básico, limitado ao ensino Cristão, com ilustrações, e noções de poesia e música, ao final consistia apenas no ensino de uma vida boa e Cristã.

Felipe d'Avila.