A MÚSICA NA ESCOLA

Cada povo adota uma forma mais ou menos própria de expressão musical, projetando na arte, o melhor de si mesmo, porém, a música não é apenas uma arte, mas, também, uma ciência, já que compreende o estudo e a organização sistemática dos fenômenos e objetos sonoros e musicais.

É responsabilidade, da escola, fornecer aos alunos a idéia e a vivência da música como linguagem, para isso, o professor, além de ter um contato profundo com a música, deve possuir uma dose infinita de paciência, tolerância, amor e respeito pela natureza dos seus educandos.

FUNDAMENTOS

Segundo GAINZA, a música deveria ser ensinada, assim como o é, a língua materna, por ser algo extremamente importante para o desenvolvimento humano. Para uma boa aprendizagem, devem ser oferecidas às crianças, oportunidades para expressão e aprendizagem musical que não tardarão em demonstrar o seu entusiasmo para utilizar o idioma musical na sua comunicação.

Muitas crianças, antes mesmo de completarem 1 ano de idade, já afinam com nitidez, pequenos motivos ou intervalos básicos que extraem das canções que escutam, porém, para que a criança desenvolva bem a sua inteligência musical, dependerá de uma boa educação musical juntamente com o interesse e a atração pelos sons que o levarão a desenvolver uma atitude musical.

A música, considerada por GAINZA como a mais completa das artes, comparando-se com o ser humano, pois desperta o indivíduo nos níveis corporal, afetivo e mental.

Até os 3 ou 4 anos, a criança ama, respeita e aceita quase que de forma incondicional a música, do mesmo modo que sente a necessidade de aceitar à sua mãe para poder er aceito e saciar o seu anseio de proteção.

A partir dos 4 ou 5 anos, a criança tenderá a se relacionar com a música de uma maneira mais livre, supondo que escolha, mesmo que de forma inconsciente.

A adolescência é uma fase crítica nas relações musicais pois pode tanto aceitar a música como abandonar atividade musical por tê-la como insatisfatória na sua infância, que é fruto de uma má educação musical, que pode tender a favorecer a aprendizagem daqueles que considerem capacitados para a música (os chamados com dom musical), muitas vezes deixando de produzir grandes talentos.

Não se nasce com aptidão musical, a não ser que ela seja entendida como as condições gerais de inteligência e sensibilidade, além de uma bagagem de tendências sensoriais y motrizes que determinarão e orientarão a utilização de tais condições.

Segundo GAINZA, para promover no aluno uma relação sã e direta com a música, é preciso cuidar do aspecto metodológico, ou seja, dizer com claridade o procedimento que utilizará com ele durante a sua aprendizagem, não confundindo a forma com que o professor ensino com o conteúdo musical ou com a música em si, por exemplo, um professor é muito ríspido para ensinar algo, nesse caso, o aluno não tem que entender que o conteúdo também o é, pois existem várias maneiras de se atingir os objetivos propostos.

Além disso, é importante ao se trabalhar com crianças, que os modelos e materiais possuam estruturas simples, porém, vitais para a aprendizagem.

Um dos grandes nomes da metodologia musical, WILLENS, disse que a vida é uma e está ordenada e que o material e o imaterial se encontram muito próximos e QUE essas relações se manifestam e refletem na música em si, nos revelando alguns dos seus processos de criação. Com isso, podemos chegar a conclusão que ele associa a música com a vida, devido à relação supracitada.

GAINZA diz que é importante que os elementos musicais estejam integrados e que a música deve ser transmita da forma que realmente é, para que assim, um elemento não seja desfavorecido em relação a outro, para terminar esta parte, ela ressalta a importância da união entre músicos e professores, alertando para a importância de ambos estarem sempre em intercâmbio para que haja uma melhor formação dos futuros músicos.

 

MATERIAIS

 

A música deve ser desfrutada, seja escutando ou executando-a, compreendendo-a na sua composição, leitura e escrita, que constituem os objetivos específicos da educação musical.

Os elementos folclóricos do país de origem é um importante elemento para a educação musical por ser fácil de captar, claro e sem rebuscamentos, atraindo as crianças por seu ritmo pitoresco e pela sua ingênua textualidade, sendo um elemento simples e ao mesmo tempo rico para a aprendizagem musical, devendo ser, amplamente, difundidos e ensinados pelas escolas e professores.

Além dos elementos folclóricos, os gêneros popular e contemporâneo cultivam um determinado ambiente.

A música contemporânea compreende um conjunto de técnicas ou formas de composição que dão origem a diferentes estilos ou tendências musicais: serialismo, concretismo, música eletrônica, aleatória, teatro musical e improvisações. Ela utiliza muitos elementos naturais como o ruído, bem como elementos da natureza para o seu processo de criação, sendo produzidas de maneiras dodecafônicas ou abertas, valorizando o som. Nesta época de transição em que vivemos,as crianças e os jovens devem possuir diversas linguagens para compreender tanto as linguagens musicais tradicionais como as das contemporâneas.

A música popular deve depender exclusivamente de sua qualidade intrínseca e de sua interpretação, assim como na música erudita, trabalhando valores rítmicos, sensoriais e afetivos. É importante que o professor esteja aberto para a música popular, abrindo o seu leque de conhecimentos e retirando dela, elementos importantes para a formação musical do seu aluno, tirando da cabeça que os músicos populares não possuem cultura, não podendo ser ignorada, porém, adotadas para que haja um maior crescimento musical.

TÉCNICAS

Um método é uma forma ativa e consciente de responder individualmente a exigências e necessidades interiores ou a aquelas impostas pelo ambiente, levando em conta o espaço, o tempo e o psicológico.

O método deve contemplar uma pluralidade de materiais que permita aos alunos a possibilidade de realizar diversos tipos de experiências auditivas e musicais, de acordo com a necessidade, buscando materiais ricos e de qualidade.

GAINZA diz que assim como o olho, o ouvido é capaz de trabalhar em duas dimensões, percebendo detalhes (ouvido absoluto) e relações sonoras (ouvido relativo).

O trabalho com materiais musicais diferenciados além de desenvolver um desenvolvimento sensorial progressivo e um estímulo afetivo, desenvolve também a mente.

O professor de música deve desenvolver na criança a musicalidade e buscar a cada dia novas experiências integralizadoras, como por exemplo, os jogos musicais, jogos que devem ser trabalhados realizando uma mescla dos parâmetros sonoros.

Por fim, o ensino de música deve estar baseado em princípios humanos verdadeiros, não se sujeitando a modismos.

 

JOÃO BEZERRA DA SILVA JÚNIOR

GAINZA, Violeta Haemsy de. Fundamentos Materiales y Tecnicas de La Educacion Musical. Buenos Aires, RICORDI, 1977.