RESUMO:

O objetivo do presente artigo foi investigar os principais aspectos da educação de jovens e adultos. Inicialmente, buscamos compreender através de bibliografias a definição do processo educacional e principalmente a importância em oferecer um ensino inclusivo para os participantes envolvidos, Logo, a partir deste estudo, compreendemos a necessidade de ofertar um ensino que proporcione a participação e a compensação no modelo EJA.

Palavras Chaves: Educação; Ensino; Inclusivo; compensatório

Este estudo tem como objetivo descrever as principais formas e métodos de ensino centrado na Educação de Jovens e Adultos, buscando compreender o processo de aprendizagem dos envolvidos.De acordo com o artigo 37 da Lei nº 9394/96, “A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria”.

Deste modo, esse modelo de ensino visa efetivamente proporcionar um ensino formador de caráter compensatório e inclusivo as pessoas que não participaram do processo ensino aprendizagem na idade inicial.Ainda de acordo com o artigo 37, § 1º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames. (LDBEN, 1996,).

Compreende-se a partir deste inciso, que a modalidade deverá possibilitar a reinserção dos estudantes dentro do âmbito escolar, assim, fortalecendo seus laços com o processo ensino-aprendizagem, sem descartar a realidade e as condições de vida dos alunos. Portanto, o fundamental na educação de jovens e adultos se configura como a oportunidade de se reestabelecer o acesso ao conhecimento desse público, que por inúmeros fatores tiveram que abandonar a escola, e/ou nem tiveram a possibilidade de frequenta-la.

Outro ponto importante na EJA refere-seà inclusão no meio educacional desse público, assim, cabe à instituição escolar oferecer meios para facilitar e colaborar com uma educação inclusiva dos jovens e adultos que estão inseridos na busca pelo saber. Sobre a inclusão, Rodrigues acrescenta:

[...] o conceito de inclusão no âmbito especifico da educação implica inicialmente em rejeitar a exclusão (presencial ou acadêmica) de qualquer aluno da comunidade escolar. Para isso, a escola que pretende seguir uma política de educação inclusiva deve desenvolver práticas que valorizem a participação de cada aluno. (RODRIGUES, 2006, p. 302).

Neste sentido, a equipe gestora juntamente com o corpo docente da organização escolar precisará obrigatoriamente desenvolver metodologias que envolvam e que ofereçam subsídios motivacionais para os participantes. De acordo com o MEC (2005, p.10) “a educação inclusiva considera a diversidade como uma oportunidade para enriquecer os processos de aprendizagem, contribuindo assim para o melhoramento da qualidade da educação”. [...]