Educação Infantil: O conto como recurso didático

 

 

Por: João Arnoud de Oliveira Filho

[email protected]

  

OLWA University

Resumo : A história é um fator muito importante no elemento Educação Infantil , pois é um recurso através do qual as crianças / como vai viver multiplicidade de experiências , aprendizagem, sentimentos ... também comentar que o tempo da história é um momento mágico É criada em sala de aula entre professor e/ou ex-alunos / as .

Palavras-chave: Literatura infantil , histórias , motivação , atividades

A LITERATURA INFANTIL

               

               A literatura infantil é um termo que abrange diferentes gêneros: ficção, poesia, biografia, história e outros eventos literários, como fábulas, charadas, lendas, poemas e contos de fadas e tradições de transmissão oral. literatura infantil apareceu forma como independentes ou gênero de literatura na segunda metade do século XVIII.

               A origem da literatura infantil tem sido associada por muitos investigadores para as origens da literatura geral nas raízes históricas do conto de fadas que se tornou moda sistematicamente pela primeira vez no século XVII. Quanto à origem da história, todos concordam que representam remanescentes de antigos mitos e rituais.

Se entendermos a literatura o termo infantil como uma obra estética destinada às crianças, é um fenómeno relativamente recente, que começou com a conversão subsequente de contos de fadas, de origem popular, material de leitura para crianças, um fenômeno não ocorreu de forma definitiva até o século XIX.

               Originalmente, literatura e didáctio moral materiais infantis eram uma ea mesma coisa. O desenvolvimento da literatura infantil está intimamente ligada aos princípios pedagógicos e visão filosófica da criança / que prevaleceria nos períodos sucessivos da história desse gênero. Finalmente, gostaria de comentar que há uma variedade de literatura infantil no mercado, as possibilidades são tão extensa como podem ser os gostos temáticas de histórias tradicionais com os seus próprios quadros para desenvolver uma abordagem, um meio e um fim, mesmo aqueles que apenas visões de imagens atraentes mostram que visa chamar a atenção da criança / a.

 

               Mas, em geral, literatura infantil, devemos exigir que a linguagem é rica, variada, criativa e acessível às crianças / as sem cair no infantilismo. Isso gêneros e temas favoritos são fantásticos, maravilhosos, que os primeiros livros são de imagens e, em seguida, as ilustrações são acompanhadas por algumas frases, com uma tipografia grande e clara em um tom simples, coloquial e natural e um vocabulário variado, não extenso e preciso.

Características da literatura infantil

  

As características que devem ter a literatura infantil são:

 

a) Você deve proporcionar prazer, entretenimento e, por vezes, a evasão. Portanto literatura infantil é caracterizada por:

 

1. O design criativo e simplicidade como expressão temática, nunca mais simplicidade.

2. O poder expressivo da linguagem.

3. A comunicação simbólica. Literatura como entretenimento torna-se alegria e prazer do jogo.

 

b) Entendimento. As notas bibliográficas e falar sobre os indivíduos, para que a sociedade mostra ao leitor e ajuda a entender. Literatura, para além dos dados físicos dos caracteres, também apresenta os seus sentimentos, através do qual as pessoas entendem. A literatura mostra uma motivações humanas por trás das ações, o leitor pode se identificar com personagens fictícios. O autor através de detalhes, apresenta as razões deste homem para agir.

 

c) A literatura proporciona experiências.

 

1. Pela perspectiva de tempo leva a valorizar os eventos passados. Com Ordain narração e experiência Nós damos forma a mostrar a unidade da vida e seu significado.

2. O tratamento literária ajuda a focar sobre os fundamentos. Ele permite experiências com intensidade diferente e com nova compreensão de aspectos da vida que são conhecidos.

3. A literatura mostra experiências em instituições sociais. Suas normas e regras que governam nossas vidas, como a família, a escola, ...

 

Funções da literatura infantil

 

- Introduzir a criança / a na realidade social e linguística da sua comunidade.

- Através dos contos entra em contato com a linguagem: palavras, expressões, estruturas, ritmo, símbolos, etc.

- A história contribui poderosamente para o processo de formação, uma vez que irá ajudar a superar as dificuldades e medos própria idade.

- Ouvi histórias cria um vínculo emocional entre narrar adultos e ler a história e a criança / a ouvinte.

- Contar histórias é um evento profundamente educativo, porque as bases de colocar o pensamento simbólico, porque a imaginação se desenvolve, as emoções são compartilhadas com o grupo, pode se comunicar de forma interativa.

- A história é de grande importância para o desenvolvimento verbal, mental e social.

 Crianças que escutam histórias / as estão adquirindo uma competição narrativa, que será à base da leitura e escrita. Ouvir histórias torna captura:

- A organização da história.

- Assimilação e memorização das diferentes etapas.

- Tempos verbais.

- As relações de temporalidade, causalidade,

- O desenvolvimento da ação.

Literatura Infantil no Currículo

               A literatura infantil é refletida nos diferentes aspectos do currículo, tanto Decreto 428/2008 de 29 de Julho, a gestão e ensino relacionados com a Educação na Andaluzia foi estabelecida na Ordem de 5 de agosto 2008 no currículo da primeira infância e, ele propõe os seguintes objetivos relacionados com a literatura infantil:

a) Para representar aspectos da realidade vivida ou imaginada de forma cada vez mais pessoal e adaptada a diferentes contextos e situações, o desenvolvimento de habilidades de comunicação em diferentes línguas e formas de expressão.

b) Use a linguagem oral cada vez mais adequado às diferentes situações de comunicação para entender e ser entendido por outro caminho.

c) Aproximando leitura e escrita em situações da vida cotidiana através de textos relacionados com a vida diária, valorizando a linguagem escrita como uma comunicação, representação e diversão.

d) Conhecer e participar de alguns eventos culturais e artísticos em seu ambiente, tendo em conta a sua diversidade e desenvolver atitudes de juros, valorização e respeito à cultura andaluz e pluralidade cultural.

Quanto ao conteúdo, podemos ver como a próxima área do fim, é o mais relacionado à literatura infantil:

• Idiomas: Comunicação e representação: Esta área de conhecimento e experiência tem como objetivo desenvolver em crianças / AS habilidades de comunicação aprendendo a usar, de modo melhor de sempre, as várias formas de comunicação e de representação do corpo, gestual, verbal-oral e escrito-plásticas artística e musical, audiovisual e tecnologia, contribuindo assim para melhorar a compreensão e relações de menino e menina.

Conteúdo:

Bloco 1: Trabalhando a linguagem.

Bloco 2: A linguagem verbal.

Bloco 3: musical e plástica: linguagem artística.

Bloco 4: Linguagem Audiovisual e tecnologia da informação e comunicação.

Formas de literatura infantil

• Fábulas: é um recurso fácil de usar, tanto por sua simplicidade e pelas poucas ações que aparecem ou mesmo o diálogo é mínima. É interessante que, em cada conflito fábula ou problema que não resolve tanto o protagonista aparece e traz-lhe dificuldades. Você também pode propor às crianças para dar soluções para estes problemas ou falhas, o que os sensibilizar para a resolução criativa de problemas e para enfrentar a sua própria vida com sentido realista.

• Músicas: A música também pode ser considerada um procedimento para desenvolver a expressão plena, ou seja, um nível literário dinâmico e musical, como também o uso das artes plásticas como recurso didático pedagógico. Como trabalhar sua dimensão criativa é:

• Riddles: Eles são um dos jogos orais que são introduzidos mais tarde (4-5 anos), uma vez que exigem mais recursos da criança: atenção sustentar, acumular dados, reter, acuidade mental, identificar escondida na palavra língua.

• Poesia: para além da sobre poesia falada anteriormente, o professor deve ter em conta que, para cada assunto, deve procurar poemas apropriados e vários jogos orais, pois isso ajuda a criança / para melhor compreender e lembrar. A seleção de poesia e jogos orais, para esta fase, deve estar em conformidade com os interesses e habilidades da criança / a e ser fiações com suas experiências diárias. Este jogo oral tem que ser breve, com onomatopéias com refrões e repetições fáceis de lembrar. Eles devem oferecer a possibilidade de que a criança / a pode expressar Mimas. Ao mesmo tempo, eles vão ajudá-lo a vocalizar-o com ritmo e entonação.

• Theater: é particularmente importante não só por causa do grande interesse na criança quando ele / ela é um espectador, mas pela importância em seu desenvolvimento evolutivo quando o ator. O teatro é uma atividade que tem a ver com as origens da comunicação humana, parte do jogo simbólico, através da dramatização e alcances de comunicação em grupo.

2. A HISTÓRIA E SUA EDUCAÇÃO DE VALORES

               Tempo da história é um dos mais cobiçados pela criança / a na escola. Quando o narrador começa a sua chamada de despertar "Houve um tempo..." ou algo semelhante para iniciar a sua história, a criança se move para um outro mundo envolto em surpresas e mistérios em que tudo é possível, até o mais improvável.

               Muitos profissionais da educação mostrar o valor das histórias no desenvolvimento psicológico da criança. Eles têm a mais-valia de fazer a transmissão do patrimônio cultural passada de avós para netos em toda a sua riqueza. Globalmente, podemos dizer que as histórias têm um grande valor educativo para todos os recursos que eles oferecem. Assim, a história:

               Ele pode ser usado para a aprendizagem, para incentivar um novo aprendizado e para reforçar ou introduzir conceitos.

- tensões Liberais.

- Poder emocional e desenvolvimento social.

- Identificar as emoções como o medo, frustrações, desejos.

- Desenvolver a empatia ou a capacidade de se colocar no lugar do outro, para aceitar ou rejeitar de acordo com suas características.

- Estabelece uma relação ou clima quente entre o professor / filhos.

- Facilita a comunicação e entretenimento encontra a criança e a criança com seus pais em uma atmosfera tranqüila e relaxante.

- Promove sentimentos de segurança, confiança, poder, colaborando na formação de uma auto-estima positiva.

- Promove a aquisição e desenvolvimento de enriquecer e estender o vocabulário da linguagem crianças, proporcionando novos e originais modelos expressivos.

- habilidades para-lingüísticas e/ou alimentação, atividades de expressar através de entonação, ritmo, faz uma pausa, tom de voz.

- Facilita a estruturação de frases com produções complexas e ordenadas.

- Promove a expressão e fluência verbal, como eles se acostumarem a ouvir histórias e prática e também a compreensão, porque capturam a mensagem, seqüenciado idéias verbalmente...

- Desperte gosto por textos escritos e permitir o desenvolvimento de uma atitude positiva em relação à leitura.

- Estimula a observação, atenção, memória, estrutura temporária, imaginação, curiosidade e imaginação, tão necessárias para descobrir o mundo e desenvolvê-lo.

- Promove a capacidade mental ou representação simbólica.

- Contribui para entender e ir internalizar as formas de vida, valores e normas.

- Desenvolver o gosto estético, sentido poético e discriminação auditiva.

- Sobre a criança / à literatura e contos para crianças. O conto popular, tradição oral, tornou-se essencial na sala de aula. Desde seus primeiros anos, as crianças gostam de histórias: dizem seus pais a magia hora boa noite, vê-los em várias versões de filmes e ouvi-los dizer a seus primeiros professores.

Como contar uma história

               Em crianças, elas adoram que contam suas histórias, porque a relação oferece maiores oportunidades e mais vivo; o professor pode mudar verdade, personagens, alongar e encurtar cenas, usando a linguagem do corpo, os gestos, as alterações de voz, etc. A história escolhida deve ter medidas suficientes para as crianças de juros. Deve ser dito continuamente com uma linguagem clara e concisa que conta uma situação agradáveis ​​felizes. O narrador deve conhecer a história, seu enredo para contar o conto deve criar um clima de afeto e confiança, alegria e estar perto das crianças para contar a história.

              

               Temos de começar a história com frases como "Era uma vez, houve um tempo...". Assim, torna-se o narrador em um charmoso mago sugestiona com palavras de diferentes vozes, tele transportar para crianças em diferentes idades. “Podemos terminar as histórias com frases: “Bunting vermelho, esta história acabou”, Colorín corar nesta história estava maravilhoso”, etc.

3. ATIVIDADES PARA DESENVOLVER O CONTO

               A história é dada na escola para todos os tipos de situações e atividades educacionais; como eixos poderiam ter as artes plásticas como motivação, expressões musicais, naturezas das experiências vividas entre outras. Entre as atividades que podemos fazer a partir de uma história, temos o seguinte:

- Perguntas e discussão sobre aspectos importantes da história, que servem diretamente para a criança / e para a criança, onde irá desenvolver a linguagem e imaginação. O então dirigido estudo e pensamento, quando se construído as primeiras perguntas abertas, que serão fechadas no futuro, uma proposta viável de acordo com as respostas das crianças / conversas livres. Exemplo:

* Quais personagens tinham?

* Que faziam?

* O que eles dizem?

* Qual personagem você mais gosta?

* Como começar?

* Como isso vai acabar?

* Você gostou da história?

- Representação de uma cena ou toda a história. Pode ser acompanhada por música ou efeitos sonoros.

- Aparado ou perfurando elementos da história.

- Desenhar cenas do conto

- Cante músicas relacionadas à história.

- Definição das personagens da história com plasticas.

- Jogos de Linguagem (twister), que serve as crianças para fortalecer a articulação de um fonema que ainda não aprendeu a pronunciar.

- Jogos semânticos que podem testar a capacidade de observação (charadas...)

- Vinhetas, distinguindo muito bem o começo, o meio e o fim.

4. A ANIMAÇÃO PARA A LEITURA

               A promoção da leitura é uma atividade divertida que visa aproximar a criança / para o mundo da literatura carinhosamente. O que importa obter através de animação de leitura é que a criança / para se aproximar de livros e desenvolver valores positivos neste segmento proposto será o ponto principal. Técnicas de incentivo à leitura

Há muitas técnicas diferentes para trabalhar no sentido de incentivar a leitura. Aqui eu apresento algumas delas:

• Jogue com personagens das histórias:

- Os nomes dos personagens: Você pode desenvolver diferentes atividades com base nos nomes dos personagens das histórias. Para fazer isso, precisamos fazer pequenos cartões em que personagens de diferentes histórias que lemos são escritos. Estas atividades são:

- Conversa telefónica entre dois personagens: Um é desenvolver e inventar uma história em que vários personagens de diferentes histórias aparecem.

- Jogo de adivinhação: Uma criança / a inventa um enigma sobre o personagem que tem sido responsável, outras crianças / Como tem que adivinhar o personagem é.

- Pretend Play: É-lhe pedido a uma criança / para escolher os caracteres que você gosta de caminhar. Você deve explicar de onde eles vão e aventura acontece.

• O álbum dos personagens:

- Ele consiste na criação de um álbum com os personagens da história que as crianças / as escolhidas.

- Mensagens secretas: De tempos em tempo as crianças / como receber uma mensagem de um personagem. Você deve descobrir a mensagem recebida e acho que a personagem que enviou. Na mensagem de poucas palavras substituídas por desenhos aparecem.

• Jogue com o livro em si:

- Trata-se de apresentar um livro, ler o título e imaginar o que poderia ser o argumento.

Depois que a história é lida e comparada com a versão das crianças / as.

- O livro não está terminado: Esta é a leitura de um livro para crianças / as omitindo o seu fim.

Eles devem produzi-lo.

- Experimentando o livro: é uma representação teatral do livro de leitura. Por conseguinte, é uma técnica para encorajar a leitura através dramaturgia.

5. O TEATRO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

A) escolas, professores / AS e falar.

              

               Hoje não só ensina a escola, mas também televisão, rádio, jogos de vídeo... É por isso que a escola precisa usar novas técnicas para alcançar uma aprendizagem significativa em crianças / as, para fazê-los ver que há uma coerência e continuidade entre o que aprendem na escola e o que você vê de fora.

               Outra tarefa da escola é aumentar o pensamento crítico em crianças / não "engolir" tudo o que vêem, mas sabe diferenciar o que lhes convém que não, que podem escolher aprender a ver os erros e exageros. Devemos alcançar em nossos alunos, tanto conhece, como know-how, como ser.

               O que caracteriza falando, é que, como expressão escrita, o próprio falante cria seu texto, sem falar quando se recorre ao texto alguém. O desenvolvimento da expressão oral é em primeiro lugar, o papel de ajustamento psicológico. Se a criança / não um falar, ou falar muito pouco, não porque ele não tem nada a dizer, mas porque ele não se atreve, porque não é bem na classe. Este é o caso daquelas crianças / as que não participaram de jardim de infância e contato com a escola nos níveis iniciais. A expressão oral espontâneo ou induzida discretamente guiada pelo professor / para permitir que você criar um clima de confiança, amizade e alegria.

               Alguns aspectos secundários de expressão oral que obtemos são aqueles tais como: qualidade de voz, ritmo e timbre do debate voz adequada.

Finalmente, não devemos esquecer que uma boa ferramenta para melhorar a expressão oral é a linguagem do corpo.

C) RESULTADO DO DRAMA

              

               Para ter sucesso, devemos proceder a partir da experiência direta e experiências pessoais para motivá-los de forma eficaz. Portanto, devemos incorporar em nossos métodos esses que permitem uma abordagem segura e realista. Em primeiro lugar, descartar a imagem do professor / a onisciente, que tudo vê, e que é o único que sabe a verdade. O segundo passo é abrir as portas e janelas para dar forma à imaginação e fantasia, e eles desenvolver a criatividade dos alunos / as.

               De acordo VALLET e Garcia GAEIRO, dramatizações tiveram resultados significativos no que corresponde à expressão oral, bem como no desenvolvimento da criatividade dos alunos que levará a uma melhor expressarem-se bem por escrito.

O principal elemento de drama improvisação escola é um dos principais recursos para o desenvolvimento de um ator ou atriz. Através dele, o aluno conhece o seu corpo, sua voz e perceber seu domínio de certos assuntos que muitas vezes mantém dormente no seu subconsciente. Encenações devem ser feito em sala de aula, este direito de liberdade de movimentos suficiente.

              

               Temos de incentivar a criatividade das crianças. Ser criativo comunicar as suas idéias, eles vão estar em constante contato com o mundo exterior e do mundo interior. Curiosidade e desejo de conhecer permitir que eles saibam. Um elemento importante é a motivação. Você precisa procurar meios adequados para motivar e, acima de tudo, melhorar ou despertar em habilidades de estudantes de comunicação. O mundo da representação usa o diálogo como elemento fundamental, que é nada mais do que a troca verbal entre pessoas ou personagens. É importante lembrar que a essência do diálogo está na troca de reversibilidade.

               Quando improvisar, os alunos / as gerir o diálogo assim também espontânea. O exercício pode causar um tipo de diálogo que também pode ser interessante quando se discute um tema de trabalho. Dois exemplos; o primeiro. Os envolvidos compartilham uma parte de seu contexto, eles falam como da mesma coisa e são capazes de trocar determinadas informações. Na segunda, os contextos são totalmente estranhos um para o outro; embora forma externa seja a de um diálogo, falando simplesmente sobrepor dois monólogos.

               Com alguns destes exercícios alunos vão perceber a diferença entre língua escrita e falada. Além de deixá-los saber sobre a realidade lingüística, este recurso faz com participação ativa no processo de aprendizagem.

C) DRAMA E TEATRO

               O desempenho dramático é uma mistura de gestos e fala linguagem corporal e expressão oral. A criança / criança é tão envolvidos na sua aprendizagem da linguagem que deixa de lado expressão corporal. Capaz de expressar com o rosto, ou seja, o seu corpo começa a dominar. A coisa mais difícil em crianças / a eliminar os seus gestos estereotipados, expressar sentimentos que eles não se sentem, por isso devemos lembrá-los sentir ou como se sentiam, e tinha estudado os sentimentos e reproduzi-los saber revivendo o momento em que eu vivia.

               Sentimentos de dramatização devem ser limitados no tempo, concentrar-se em um assunto, se necessário. Cada sessão deve ser um momento de celebração, prazer, algo incomum, que não terá complicações e problemas.

Dramatização

- A dramatização envolve a criação de argumento exposto por via oral.

- Criadores próprios de jogo dramático que eles encenam

- A encenação não é feito perante o público, mas para os outros companheiros.

- Não há necessidade de estudar o texto porque ele é criado em um grupo.

- Como situações e diálogos são criados, a encenação é determinada.

- Os tipos de expressão são coordenados para atingir a criação

Teatro

- Aceitar o argumento escrito antes de fornecer-lhe com um texto.

- Os atores que encenaram não precisam ter qualquer relação com os criadores do texto.

- A encenação é antes de uma audiência pública.

- O texto deve memorizar.

- Textos e situações devem ser testados repetidamente.

- Os tipos de expressão ao serviço da transmissão de um determinado texto são coordenados.

REFERÊNCIAS

ANTOINE VALLET. (1977). A linguagem toda. Edelvives editoriais, Zaragoza.

VALLON, C (1984): "A prática de teatro para crianças”. CEA. Barcelona.

MIRIAM Nemirovsky (1999) "Sobre o ensino da língua escrita e questões relacionadas." Paidos.

WEBGRAFÍAS

- www.educacioninfanti.com – acessado em 01/04/2016 as 14: 00horas.

- www.educacioninicial.com– acessado em 12/02/2016 as 09: 00horas.

- www.juntadeandalucia.es/educación– acessado em 11/11/2015 as 17:20 horas.