RESUMO

Educação infantil é o universo mais extraordinário para criança, aprender e desenvolver suas competências e habilidades, expressando, agindo através das interações nas brincadeiras. O presente artigo tem como objetivo analisar a educação infantil e suas contribuições para o desenvolvimento infantil para contribuir na construção dos aspectos: social, físico, psicomotor, cognitivo e afetivo da criança na Educação Infantil.

Portanto é fundamental dar destaque os métodos e metodologias significativas utilizados em sala de educação infantil, como construtor nos educandos do processo ensino-aprendizagem delineado por meio do brincar.  

 A educação infantil tem desígnio de desempenhar um papel de oferecer contribuições no desenvolvimento da criança através do encantamento e da imaginação nas brincadeiras, é de suma importância direcionar um trabalho pedagógico dinâmico com experiências significativas e prazerosas por meio do brincar, uma vez que é especificidades durante todas as fases da infância de uma criança. Esse “brincar” torna-se atividades lúdicas, sendo orientado por docentes com visão de administrar ações educativas, na perspectiva de atender cada particularidade apresentada pelos os alunos de forma individual ou coletiva.

INTRODUÇÃO

O atual artigo tem com eixo central apresentar a EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA, através de um estudo teórico, baseado nos teóricos: BUJES 20001, BRASIL 20009, WADSWORTH 20003, FRIEDMANN 2012, PIAGET 20003 entre outros. Que desmarcam as brincadeiras e as interações, como uma ferramenta para realizar o trabalho pedagógico dinâmico, um recurso nas atividades lúdicas de experiências para os docentes da educação infantil, que necessitam incluindo nas salas de experiências, respeitando as Diretrizes da Educação Infantil (DEI), Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEIs), Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), que regem as leis e normas para a educação infantil no Brasil. A educação infantil é a primeira etapa da educação básica, determinada ser refletida com esperança de oferecer as crianças pequenas um processo de ensino-aprendizagem, com ações planejadas para acontecer desenvolvimento infantil. Sendo, portanto, vinculada no intuito de moldar os sujeitos para se apropriarem de mudanças, em relação aos modos; de pensar, agir e socializar dentro da sociedade que está inserido, como sujeitos de transformadores e construtores do processo de ensinar/aprender. Ressalva BUJES (20001) com a visão; [...] as instituições de Educação Infantil são hoje indispensáveis na sociedade. Elas tanto constituem uma forma moderna de ver o sujeito infantil, quanto solução para problema de administração social, criado a partir de novas formas de organização da família e de participação das mulheres na sociedade e no mundo do trabalho. (BUJES, 20001, p.21) As instituições de educação infantil precisam organizar no seu cotidiano, com práticas inovadoras intencionais e sistematizadas que possibilitem as crianças crescerem intelectualmente, como sujeitos integrais capazes de solucionarem seus problemas cotidianos, dever contribuir para formação da identidade contextualizado em organizar às famílias de uma sociedade. De acordo com a Resolução nº 5 de 17 de dezembro de 20009, a criança é definida desta forma; Brasil, 20009 Sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva [...]. A criança que atua na educação infantil precisar ser um sujeito histórico e de direitos, necessitando construir sua própria identidade, por meios das possibilidades que lhes são proporcionadas e das contribuições oferecidas a essa criança. Acredita-se também que toda criança independente de sua classe social tem o direito assegurado de; Brasil, 20009, [...] brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura, essa é a visão que cada educador necessitar ter em mente com relação a criança que ela é produtora de sua própria cultura.

BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Iremos formular um pequeno histórico do surgimento da educação infantil, na idade média, a criança era considerada como um pequeno adulto, onde precisava que executar atividades que competiam somente aos adultos, por diversos motivos, um deles por pertencerem a uma classe econômica desfavoráveis, não possuírem uma família estrutura entre outros, não havendo nem uma expectativa de vida por causa das precárias condições de vida e sendo foçadas intelectualmente crescer acelerando deste modo para entrar na vida adulta. Na Idade Moderna, a Revolução Industrial, o Iluminismo e a constituição de Estados laicos ocasionaram transformações sociais e intelectuais, transformando toda concepção em relação do que é criança, como deveria ser uma. As classes mais favoráveis, ou seja, as com um poder aquisitivo passando assim a possuir um tratamento diferenciado daquelas crianças pobres. As escolas de educação infantil foram construídas também com intuito das mães deixarem seus filhos para trabalharem nas fazendas, canas-deaçúcar entre outros trabalhos, aos cuidados de um adulto desconhecido. Para poderem executar seus trabalhos, assumindo o papel de assistencialismo. A Educação Infantil obedece ao inicial estágio da vida escolar de uma criança. É nessa etapa ocorreu a ser um direito da criança no Brasil, por deliberação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB de 1996), seguindo normas e leis da: LDB, DCNEIs, MEC, BNCC, ECA, hoje os atendimentos se dividem: berçário, creche e pré-escola, mudando a visão de assistencialismo nas escolas e adquirindo o função educacional, assumindo o desígnio do desenvolvimento integral da criança nos aspectos cognitivos, afetivos, físico e social. Hoje as escolas de educação infantil surgem com propostas diferenciadas, começam a surgir contribuições com propostas de fazer com que as crianças construam o seu próprio saber partindo do pressuposto das mudanças no seu desenvolvimento e no aprendizado. Piaget afirmou em todo seu trabalho que, no sentido mais amplo, as mudanças cognitivas e intelectuais resultam de um processo de desenvolvimento, (WADSWORTH, 20003, p.30). O desenvolvimento intelectual de uma criança e resultado das contribuições que ela recebe quando está inserida dentro de uma escola preparada. Simplesmente a hipótese geral de Piaget é que o desenvolvimento cognitivo é um processo coerente de sucessivas mudanças qualitivas das estruturas cognitivas (esquemas) derivando cada estrutura e sua respectivas mudança, lógica e inevitavelmente, da estrutura precedente. (WADSWORTH, 20003, p.30) com uma visão de estruturar essa criança para torna-se um cidadão de fato em uma sociedade cultural e histórica. Por meio das sistematizações e a criação do pensamento das crianças, Piaget organizou a teorias que determinam o processo do desenvolvimento cognitivo que a criança precisa para formular um aprendizado adequado para sua idade cronológica, estabelecida pelos estágios da fase infantis.