Quando falamos de pessoas com necessidades especiais é impossível não se lembrar dos desafios que grupos sociais já enfrentaram no decorrer da história e que ainda vive enfrentando, sabemos que essas pessoas sempre foram excluídas da nossa sociedade e enxergadas como indivíduos incapazes. Mas com o passar do tempo e através de muitas lutas, foram sendo criadas leis que defendem o direito de igualdade das pessoas com necessidades especiais. 

      A convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (ONU 2008) reconhece a dignidade das pessoas com deficiência e defende em seus princípios uma mudança na maneira como a sociedade enxerga este grupo social "que não deve mais ser visto como objeto de caridade, tratamento médico, e proteção social, mas sim, os deficientes devem ser vistos e tratados como sujeitos de direitos iguais como quaisquer outros indivíduos".

      No meio desses documentos que foram criados para defender a dignidade, o respeito e o direito de igualdade das pessoas consideradas deficientes, surgiu uma lei muita discutida e debatida pela sociedade, a lei da inclusão educacional das pessoas com ncessidades especiais. A proposta da educação inclusiva é dar direito e condições de todas as pessoas estudarem juntas nas escolas regulares, independente das suas diferenças.

      Hoje a politíca pública educacional está preocupada com a educação inclusiva e a formação dos professores para atender a nova realidade escolar, o que notamos na realidade escolar são professores perdidos dentro do processo de inclusão, e isso é preocupante porque o professor é a peça principal em todo o processo de garantia do direito de inclusão de todas as crianças e adolescentes no ensino regular, sendo assim, o educador é a pessoa que deveria ser mais bem instruída nesse processo de ensino-aprendizagem.

      Enfim, sabemos que a educação de qualidade é aquela que tem objetivos e princípios básicos para atender as necessidades do aluno enquanto ser humano, respeitando suas potencialidades, sua cultura, seus valores e fragilidades. A inclusão não se trata apenas de casos com necessidades especiais e sim de igualdade onde cada criança é vista como um ser único, criado por Deus, com características, raças,linguagem e jeito de aprender diferente.Incluir é dar oportunidades do indivíduo fazer parte do meio e ao mesmo tempo dar condições para que ele mostre os seus valores para o meio do qual faz parte.