RESUMO
O presente trabalho tem a finalidade de uma abordagem dos desafios e ponto de vista da educação para surdos no ensino regular. Entre os objetivos específicos do trabalho estão: Relatar as adversidades sobre a inclusão em sala de aula dos portadores de surdez, apontar metodologias e práticas pedagógicas a fim de uma didática inclusiva para surdos com efeitos convincentes; tratar sobre alguns dos direitos que protegem as pessoas com deficiência especializada, á acessibilidade á assistência social dentre outros. O trabalho desenvolve-se por meio de uma pesquisa de campo, a medida que se analisa as dificuldades do deficiente auditivo, podendo observar os obstáculos na busca da inclusão dos surdos no ensino regular. De onde é definida a bibliográfica, de materiais coletados pela internet, efetuando-se a rotulação do material.
 
Palavras Chave: Direitos, Pessoas com deficiência, Educação especializada, surdos, inclusão, pesquisa.

 

1 INTRODUÇÃO

A proposta de trabalho intitulado, os desafios e perspectivas da educação para surdos no ensino regular, concentrada na área de letras, têm como objetivo: Analisar as necessidades da inclusão do surdo no magistério continuo.

Nesse aspecto a metodologia da pesquisa, quanto aos fins caracteriza-se como bibliográfica, que segundo filho(2006) o surgimento da necessidade de se pesquisar já fez em si, a necessidade de um diálogo com a realidade a qual se objetiva investigação de fatos que direciona a momentos criativos e de grande descobertas. 

O intuito de pesquisa trás consigo novas descobertas e métodos que serão utilizados no desenvolvimento da educação. As fontes destes dados foram obras nomeadas na presente pesquisa, considerando o estudo de grande relevância para área da inclusão do surdo. Trabalhando métodos com os profissionais da educação, onde inclua o deficiente de surdez.

         Então, justifico minha escolha por esta temática pela abrangência e importância que ela traz à nossa sociedade.

         Portanto, a pesquisa apresentada está distribuída em sete capítulos pelo qual no primeiro capítulo está a introdução está apresentado previamente todo o trabalho aqui pesquisado. No segundo capítulo encontra-se os conceitos legais e pedagógicos de educação inclusiva na atualidade, incluindo o papel da família e da escola na incluso do surdo. No terceiro capítulo encontra-se a educação de surdos e as suas interfaces no processo pedagógico nas escolas regulares de educação básicas. No quarto parte do capítulo, encontram-se o papel da família e, da escola na educação de surdos para uma sociedade inclusiva. No quinto encontra-se os procedimentos metodológicos. No sexto capitulo encontra-se os tipos de pesquisas. No sétimo capítulo encontra-se as considerações finais.

Então, esse trabalho busca ser mais um esforço na tentativa de se difundir a existência aos cidadãos com deficiência auditiva e tendo em vista os desafios que serão enfrentados por nossos docentes no dia a dia da turma.