INTRODUÇÃO​​​​​​​

A Educação Física é uma disciplina que trata, na escola, de uma área do conhecimento, que pode ser denominada de cultura corporal e visa o desenvolvimento qualitativo e consciente da linguagem corporal. As manifestações culturais mais expressivas e denominadas como conteúdo da Educação Física, são: jogos, esporte, ginástica, dança e lutas, juntamente com outros blocos de conhecimentos propostos nos ParâmetrosCurriculares Nacionais – PCN /Educação Física.

Relembrando a nossa condição de estudante durante o longo processo de escolarização, podemos trazer uma nítida imagem do que vivemos como proposta de aulas de Educação Física, isto é, oferta de prática esportiva para uma minoria que tem aptidão, que realça a finalidade de uma formação atlética especializada. Ainda é possível visualizar junto a esta proposta uma prática de esporte, para aqueles que não querem ser atleta e/ou não demonstram aptidão para a mesma, dentro das aulas de Educação Física, sem uma sistematização didática, justificada como proposta lúdica que em nada acrescenta à aquisição da consciência corporal dos praticantes.

A Educação Física Escolar, não pode permanecer com aulas que pela constante repetição e predomínio do conteúdo esporte, constituir-se como espaço imutável, uma vez que, as aulas de Educação Física podem ser entendidas como cenário onde ocorrem diferentes e ricas situações de aprendizagem da cultura corporal.

No intuito de proporcionar uma discussão sobre Educação Física nas séries iniciais 1° - 5° do Ensino Fundamental, visando apresentar uma fundamentação teórica com orientação metodológica para a iniciação esportiva nesse nível de ensino, buscaremos pressupostos científicos que sustentem a construção deste artigo, apontando para os saberes e fazeres do esporte numa perspectiva de esporte-educação. Especificamente direcionaremos nosso estudo com os objetivos de caracterizar a criança na fase dos 6 aos 11 anos nas dimensões afetivo-social, motora e cognitiva; apresentar aspectos teóricos metodológicos do processo de ensino e aprendizagem dos esportes para crianças 6 a 11 anos e propor  princípios norteadores para o ensino do esporte nos anos iniciais do ensino fundamental.

As aulas de Educação Física que abrem espaço para uma proposta de iniciação esportiva, considerando o esporte como conteúdo, precisam se desenvolver com princípios de aulas dinâmicas, adequadas as condições existentes, necessidades e interesses das crianças, e a corporeidade das mesmas que apontará para as possíveis alterações nas situações de ensino, visando qualificar os movimentos, gestos e expressões de cada criança durante as vivências do esporte.   

Nos estudos realizados nas diversas literaturas aqui apresentadas, podemos entender que a iniciação esportiva é o período em que a criança começa a aprender de forma específica e planejada a prática esportiva. Uma outra dimensão interessante da compreensão aponta que o termo iniciação esportiva é conhecido mundialmente como um processo cronológico no transcurso do qual o sujeito toma contato com novas experiências regradas sobre uma atividade físico-esportiva. Tais pressupostos, nos faz entender que pela vasta literatura e o quadro de profissionais na área de Educação Física com certa qualificação, é inaceitável o quadro de praticadas pedagógicas visualizados na escola.

Fazendo referência àiniciação esportiva desenvolvida nas aulas de Educação Física escolar nas séries iniciais do ensino fundamental, correspondente aos 1°ao 5° anos deste ensino, priorizamoscomo Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), desenvolvido na forma de Artigo, refletir neste estudo a importância da iniciação esportiva nas séries iniciais do ensino fundamentalnas aulas de Educação Física, uma vez que vemos, que neste nível de ensino já existi uma produção de estudos científica significativa, mas não se esgotam as questões que merecem maiores reflexões em torno de uma fundamentação teórico-metodológicana prática esportiva escolar, que se apresenta como cenário de difícil alteração didático-pedagógica.

A iniciação esportiva quando desenvolvida adequadamente enriquece a qualidade de vida atual e futura dos alunos, refina as habilidades motoras fundamentais, passando a utilizar estas habilidades em práticas de esportes variados. Contribui para o aperfeiçoamento das capacidades e habilidades individuais, e quando a prática é inclusiva, não separa aqueles alunos menos habilidosos dos mais habilidosos, promovendo assim uma educação motora para todos os participantes.

É importante enfatizar que quanto mais diversificados forem os níveis de habilidades dos participantes, maior será o desafiodos educadores de adquirem conhecimento e introduzirem práticas esportivas para contemplar as habilidades diferenciadas dos alunos, criando e organizando saberes, procedimentos e atitudes que podem ser trabalhados em situações de ensino e aprendizagem. Quando se reconhece a urgência de construir práticas esportivas que atendam a uma formação global dos praticantes, o esporte como conteúdo da Educação Física pode constituir-se em uma valiosíssima oportunidade de ensino para que os professores enriqueçam a aquisição de competências humanas de todos os participantes da prática esportiva escolar.   

Como fundamentaremos a iniciação esportiva nas aulas de Educação Física, é um questionamento que tem acompanhado o professor comprometido com esta área de conhecimento, visto que, é importante o cuidado que devemos ter quando levamos em consideração a iniciação esportiva aplicada nas aulas de Educação Física, já que, por sua vez, nessa faixa etária as crianças não podem ter uma preocupação determinante pela competitividade, cabe a nós professores despertarmos nas crianças o prazer por conhecer e praticar o esporte educacional e de lazer, sem priorizar a formação atlética de alto rendimento. Com o decorrer das vivências nas aulas de  esportes, as crianças e adolescentes poderão despertar o interesse por algum esporte que se identificarem, e até mesmo demonstrarem maior habilidade, optando por praticarem esporte pela a vida toda.

Baseado nessas reflexões, focalizaremos o nosso estudo na seguinte questão: Como deve se estruturar a Iniciação Esportiva na Educação Física para os anos iniciais do Ensino Fundamental? [...]