1. INTRODUÇÃO
A Educação Física com o passar dos anos, sofreu várias mudanças como exemplo: o modo de avaliar os profissionais que tinham interesse em trabalhar na área, avaliando não só o conhecimento teórico mais também suas habilidades e resistência física, essas avaliações eram realizadas pelos médicos higienistas, a educação física foi implantada de inicio com grande divisão de gêneros, onde os homens praticavam atividades físicas que exigiam grande esforço, enquanto as mulheres podiam realizar apenas as atividades mais leves, ao levar em conta esses fatos nota-se de forma clara que atualmente a Educação Física tornou-se ampla e acessível de maneira igual para todos os gêneros.
Em virtude dos fatos mencionados apresenta-se como problema: Qual foi a real importância da inclusão dos profissionais de educação física para os cuidados corporais em ambos os gêneros?
Dentro deste contexto, a hipótese vem afirmar que dentre os diversos motivos que levaram a inclusão do profissional de educação física no âmbito escolar e familiar, fica evidente que era de extrema importância desenvolver hábitos cotidianos mais saudáveis, visto que as famílias tinham vida sedentária, além de habitar lugares mal higienizados, o que contribuía gradativamente para o aparecimento de diversas doenças que na maioria das vezes poderiam ser evitadas com a inclusão de novos hábitos. Com o passar do tempo e com a evolução da Educação Física o educador físico passou a ser o autor de mudanças também na questão do gênero, onde o docente passou a tratar de igual para igual os alunos (as). A intenção de ter escolhido este tema é mostrar as mudanças ocorridas durante esses anos até os dias atuais.
Segundo Gondra (2004), foi por volta de 1857 que começou a ser defendida a importância de um profissional que cuidasse das questões corporais, o chamado professor de Educação Física. As escolas deveriam se preocupar em ter, no seu estabelecimento de ensino, um professor voltado ao desenvolvimento intelectual e moral e outro destinado a estimular o desenvolvimento físico. As diretrizes da formação dos futuros professores de Educação Física deveriam ser determinadas pelos médicos higienistas; nesse momento já se pensava em relacionar os conteúdos, as faixas etárias e as questões de gênero. Ainda de acordo com o autor acima citado, encontram-se dados que mostram que foi apenas nos anos de 1929 e 1930 que ocorreram concursos públicos para a contratação de professores que tratariam especificamente da Educação Física. Os concursos eram constituídos de provas teóricas que
buscavam avaliar conhecimentos anatômicos e fisiológicos, e também provas práticas que testavam as habilidades físicas dos futuros professores.
Nesta direção, estabelecendo metas para a investigação, apresenta-se como objetivo geral; reconhecer a importância de profissionais capacitados nessa área de atuação. Verificar desempenho de alunos perante atividades oferecidas. Capacitar pessoas que os tornando mais aptos a relacionamentos sociais mais proveitosos. Trabalhar o corpo como um todo, pois a educação física abrange muito mais do que só a parte física.
Já os OBJETIVOS ESPECÍFICOS procurarão identificar as mudanças que ocorram na educação física, analisar o modo de como eram avaliados os profissionais de educação física e apresentar como foi importante à inclusão da educação física para os cuidados corporais.
Sem dúvidas, como justificativa deve ser esclarecido que tendo em vista que era realmente necessária a formação de profissionais da área de educação física para uma melhora na saúde da sociedade em geral, foi então que em 1857, começou a surgir concursos públicos para professor de educação física e essa avaliação era feita de modo criterioso onde envolvia além de conhecimento da área também uma resistência física. Porem tinha certa discriminação de gêneros onde mulheres não podiam fazer certas coisas, e queremos mostrar que atualmente essa divisão de gêneros é quase irrelevante, pois a várias mulheres que trabalham na área, mas ainda não conseguiram ter a mesma credibilidade que os homens em questão de reconhecimento. Segundo Vilodre (ano) a participação das mulheres no esporte brasileiro, ainda que tenha aumentado significativamente nas últimas décadas, merece ser analisada com cautela. Isso significa afirmar que não são iguais as condições de acesso e participação das mulheres, se comparado aos homens, no campo das práticas corporais e esportivas, seja no esporte de rendimento, no lazer, na educação física escolar, na visibilidade conferida pela mídia, nos valores de alguns prêmios atribuídos aos vencedores e vencedoras de competições esportivas, entre outras.