INTRODUÇÃO

A globalização não é só econômica, mas, também, tecnológica, política e cultural.
Segundo GIDDENS, a globalização é um assunto mundialmente discutido, ela é um processo que está presente em nossos dias e por mais que se tente fugir dele, não é possível, tendo em vista que há elementos globalizados por todos os lados.
ORTIZ coloca a globalização como um processo que mexe com a estrutura social e cultural das nações, pois afeta a cultura local, uma vez que há grande influência da cultura externa que vem através de elementos como a televisão, que transmite filmes para todo o mundo, o que acaba influindo na cultura e na sociedade local, levando as pessoas a consumirem produtos comuns como jeans, hambúrgueres do MC Donalds, etc, podendo, assim, provocar uma homogeneização cultural.
DELORS coloca que a globalização provoca várias tensões, entre elas, o ser cidadão local ou ser cidadão global.
Sabemos que há quem defenda e quem critique a globalização, os que defendem colocam que somos cidadãos do mundo e que deve haver uma integração, os que são contra acreditam que não se deve abandonar os costumes e tradições locais, diante disso, quem será que está certo?
RIVERO coloca que a globalização é uma realidade e que a educação é vista como a esperança de um futuro melhor, devendo a mesma ter como preocupação, a formação de cidadãos preparados para o mercado de trabalho e para a vida em sociedade. O que é possível para a educação fazer para que os cidadãos saibam viver num mundo globalizado? Qual é o seu papel diante da globalização?