EDUCAÇÃO DO CAMPO: MULTISSERIE REALIDADE DO INTERIOR PARAENSE

 

 

EDINEIDE DA CUNHA SANTOS 1

 

 

HAGE, Salomão M. Editorial. Comunica Multisserie. Belém, Pará; Ano I n. 1, fev. 2004.

                   Segundo as definições de HAGE, a Educação do Campo na Amazônia Paraense especificamente em alguns municípios deste vasto território perpassa pelo molde de educação rural [...] na exploração de recursos naturais e humanos.

                   Entende - se que o modelo de educação desenvolvido na Amazônia está voltado completamente à cultura de campo, onde o educando tende a valorizar seus hábitos e cultura, buscando recursos que venham lhes favorecer através do cultivo e riquezas naturais oferecidas por sua região. Portanto, ainda há muito a ser feito para mudar essa concepção de educação do campo, e cabe as secretarias buscarem métodos que venham despertar o interesse desses educandos a permanecer no campo.

                   Buscando projetos, leve a modernização ao meio rural, como recursos tecnológicos, capacitações, áreas recreativas, escolas bem estruturadas e cursos profissionalizantes.

                   Para HAGE, entender e compreender a referencia de ensino em escolas multisseriadas é imprescindível saber em que ela esta fundamentada, ou seja, acredita-se que a multisserie fundamentou-se na seriação da zona urbana, mais porem devido às grandes dificuldades encontradas no meio rural. Como, formação de turmas, falta de professores, deu-se a criação de uma nova estrutura de ensino chamada multisseriadas, na qual se reúne todas as séries do ensino fundamental menor dividindo assim a mesma sala de aula, tendo apenas um docente para atender todos os níveis de ensino.

                   Hage enfatiza que, “as classes multisseriadas constituem-se na modalidade predominante de oferta do primeiro seguimento do ensino fundamental no meio rural do Estado do Pará.”

                   Acredita - se que essa é a grande realidade da educação do campo, no estado do Pará. Isso se dá devido a grande distância entre as comunidades e sedes, com entradas intrafegáveis, obrigando assim as secretarias manterem uma escola na comunidade, onde o aluno reside, pois o mesmo, segundo a lei brasileira que rege a educação, tem direito a educação de qualidade, embora devido as grandes dificuldades, faltam professores qualificados, estruturas inadequadas, falta de materiais pedagógicos e muitas vezes falta da merenda escolar, devido ao difícil acesso.

                   Hage acredita que, outro elemento integrante na pratica docente em escolas multisseriadas em alguns municípios paraense esta relacionada ao acumulo de tarefas exercidas pelos professores que assumem classe multisseriadas.

                   Percebemos que, alem de todas as dificuldades enfrentadas, ainda há um grande desafio enfrentado pelo professor, onde o mesmo tem que atuar no âmbito escolar como: professor, servente, vigia, psicólogo, médico e alem de todos esses obstáculos falta parceria entre escola e família, em muitos casos falta apoio da equipe pedagógica, por esses motivos, o professor deixa muito a desejar no seu papel principal.

                   Vê-se, portanto que, a classe multisseriada passa por inúmeras  dificuldades, mas o porem, é uma realidade paraense, querendo ou não esse foi o meio encontrado para mediar esse aprendizado. Oportunizando assim nossos educandos a serem alfabetizados, tornando assim sujeitos ativos dentro da sociedade.