INTRODUÇÃO

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) visa, com o ensino a inclusão social de todos aqueles que, por um motivo ou outro, não puderam ou não tiveram a oportunidade de concluir os estudos no tempo regular de escolarização, é uma modalidade de ensino complexa, indo além de ensinar a ler e escrever, os educandos são em sua maioria trabalhadores e não trabalhadores em busca de melhores condições de vida, melhora na autoestima, e que buscam vencer as barreiras da exclusão provocadas por um sistema educacional excludente.

O público atendido pela EJA é de pessoas que na idade regular não puderam estudar, ou por não sentirem-se atraídos pelo conteúdo escolar acabaram deixando a escola. Isto acaba gerando uma exclusão dos indivíduos analfabetos dentro da sociedade e da própria escola. Muitos são os problemas que dificultam o ingresso de pessoas no ensino na idade regular, alguns destes problemas são: gravidez precoce, drogas, desinteresse, condições financeiras. (PEDROSO, 2010).

Sob essa perspectiva, ter o conhecimento da história da Educação de Jovens e Adultos é de suma importância para a formação pedagógica, uma vez que, para que possamos resolver os problemas atuais, é preciso entender o passado que nada mais é do que a história deste problema, como, onde e quando surgiu. Torna-se imprescindível como docente desta modalidade de ensino conhecer as dificuldades que a EJA enfrentou, nos diferentes períodos históricos e que refletem na educação atual.

Sendo assim, neste trabalho procurou-se abordar sobre os fatores sociais e históricos que perpassam a Educação de Jovens e Adultos na educação brasileira, a função social da escola diante do processo de escolarização desse público, bem como, as contribuições de Paulo Freire, a partir da educação libertadora, que poderão ser utilizadas pelos professores em seu planejamento com o intuito de se alcançar êxito no trabalho em sala de aula.

Logo, o corpo deste trabalho foi dividido por partes, sendo a primeira parte direcionada há um resgate histórico da EJA intitulada como: “Educação de Jovens e Adultos no Brasil: uma discussão teórica”, sobre os quais foi apresentado um breve contexto da trajetória desta modalidade de ensino desde o período colonial até a promulgação de leis direcionadas a Educação de Jovens e Adultos.

A segunda parte trata-se de uma abordagem sobre o método de Paulo Freire: Educação Libertadora, na qual é descrito os procedimentos pedagógicos, a organização metodológica e a relação do educador e da escola com os educandos.

A terceira parte se refere à Proposta de Trabalho, onde foi feita uma breve caracterização da instituição e apresentada atividades de como se trabalhar a metodologia de Paulo Freire na Educação de Jovens e Adultos.

A última parte é constituída das considerações finais, onde estão contidas as conclusões que se chegou ao término de todo trabalho. [...]