EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA AMAZÔNIA (PARÁ-BELÉM) DESAFIOS RUMO AO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

 Sandra Suely Brandão 1

Raimundo Wagner Correa Silva 2

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo falar sobre a educação de jovens e adultos e os desafios enfrentados pelos alunos rumo ao primeiro ano do ensino médio. Trata-se de um estudo que foi realizado através da observação dos estudos dos alunos na disciplina de língua portuguesa, de uma Escola Pública da cidade de Belém do Pará, visando determinar a quantidade de alunos que vencendo os vários obstáculos no decorrer do ano conseguem avançar para a etapa seguinte e mais precisamente para o primeiro ano do ensino médio. Os resultados obtidos mostram que mesmo com a evasão por motivos variados a quantidade de alunos que avançam para o primeiro ano do ensino médio é significativo o que demonstra a eficácia da EJA, faz-se necessário olhar com carinho para a grande parcela da população que cada vez mais busca na educação uma oportunidade para mudar de vida e tornando-se um bom profissional.

Palavras-chave: Educação, EJA, Evasão, Avanço

INTRODUÇÃO

Um dos grandes desafios para os educadores que se propõe a trabalhar com a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é conseguir que os alunos deem continuidade a seus estudos e consigam chegar à obtenção de uma graduação. A EJA assumiu na atualidade, relevância até então nunca vista, possibilitando a elaboração de programas e projetos que visam à garantia da educação básica e qualificação profissional para os sujeitos dessa modalidade de ensino. (COSTA, 2013). Se avaliarmos a efetividade da EJA, vamos notar que a evasão é elevada em função de vários fatores, partindo desses princípios o educador tem que buscar meios de envolver seus alunos, diminuindo assim a evasão um desafio para o educador.

As Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9.394/96 no seu artigo 37: “educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade apropriada” (BRASIL, 1996, p.28). Eis a questão, quando se passa da fase própria do processo de ensino fundamental, parece que a resistência ao aprendizado é maior, juntamos isto à obrigatoriedade do trabalho diário para sustentar a família e temos então uma das causas da evasão. A EJA é uma categoria organizacional constante com finalidades e funções específicas que recebem jovens a partir de 15 anos de idade e adultos que por uma razão ou outra não tiveram a oportunidade de completar os estudos nos anos da Educação Básica em idade apropriada. (RIBEIRO e TAVARES).

A alfabetização é o passo inicial para que a população se torne crítica e conhecedora de seus direitos “A educação como prática de liberdade, ao contrário daquela que é a prática da dominação implica a negação do homem abstrato, isolado, solto, desligado do mundo, assim também a negação do mundo como uma realidade ausente dos homens (FREIRE, 1999, p.40) ”. Freire foi um grande defensor do processo de alfabetização e da educação como prática de liberdade e formação de uma sociedade justa e igualitária. Dentro deste programa fizemos a observação de 07 (sete) turmas da EJA, para saber quantos alunos iriam chegar ao primeiro ano do ensino médio, vencendo todas as dificuldades inerentes ao dia a dia dos mesmos. Ao trazermos o tema EJA como objeto de nossa pesquisa, queremos dar a sociedade uma resposta, tendo em vista que os meios de comunicação muito têm falado a respeito desta modalidade de ensino. E a comunidade acadêmica cabe fazer este estudo respondendo às interrogações da sociedade. [...]