Indícios nos levam a crer que a situação política e social do Brasil está à beira de um caos. Primeiro foi anunciado pelo atual governo um aumento na jornada de trabalho do brasileiro para 12 horas, tese que foi desmentida em público pela presidência sendo que o projeto de Lei está correndo em plenário pronto para a votação, agora nesta quinta feira dia 22 de setembro do decorrente ano o MEC anuncia uma Medida Provisória de reforma para o Ensino Médio cujas disciplinas de Artes, Educação Física, Filosofia e Sociologia que antes pela LDB eram consideradas obrigatórias passam também a não seguir tal obrigatoriedade sendo optativas pelo alunato.

A justificativa foi exposta dizendo que um Ensino contendo 13 disciplinas estar sobrecarregando o aluno e não condiz com o futuro profissional do mesmo, dando a oportunidade de escolha, é bom enfatizar que o investimento no ensino e nos profissionais é horrendo.

 O que nos coloca, como professores em situação de abandono, pois desvaloriza o profissional de educação formado na área que nem tampouco tem o direito de opinar ou ser consultado pelo órgão responsável pela educação.

Acredito que estamos relembrando o golpe de 1964 onde existia uma manipulação política no que deveríamos ensinar aos nossos alunos, lembrando que o currículo enviado pela MEC não acompanha a realidade. Precisamos mudar nossa percepção de mundo e de políticas públicas, a sociedade brasileira precisa ser ouvida e principalmente os profissionais de área. 

-- 

         Thales Rogério M. dos Santos

Filósofo, professor, Master em Gestão de Pessoas