A Educação na sua forma actual pode explodir a qualquer momento, tornando-se uma bomba-relógio
 
Ela constitui um obstáculo em nosso caminho para o desenvolvimento intelectual, económico, social e cultural.. 
 
Ela não se desenvolveu, enquanto o conhecimento cósmico evoluiu muito .. 
 
Até agora, a educação venera os conceitos tradicionais, considerados obsoletos,  dos quais o tempo recorda, os conceitos desfeitos e desgastos da história, não têm mais razão de existir, uma vez que o mundo  os vê como coisas da vida passada e da mesma perspectiva.. 
 
Continua  o conhecimento da religião para a história, em nossas escolas, algo que não acompanha o desenvolvimento da civilização mundial.. 
 
Continua ainda em nossas escolas a mistura entre o Islão e a fé, apesar que o Alcorão diferenciou entre eles, e  de forma clara.. 
 
Lembra-se do versículo: "... Não digam cremos, mas islámicos, até  a fé entrar em vossos corações.."  Considera-se a fé do grau superior que o Islã.
 
O Islã é a oração, o jejum e a adoração, enquanto que  a fé é o comportamento.. 
 
A pergunta, onde é o comportamento e a fé em relação a nossa vida quotidiana?
 
Interroga-se ainda onde está fé para aqueles que deixam as famílias nos níveis da pobreza,  fretando por exemplo uma avião para "perigrenar", as vezes, a custo do orçamento público, ou  do salário dos mais necessitados empregados?..
 
Ainda sobre "al Umrah", uma forma de peregrinações, pergunta-se se ela é uma obrigação do Islã ? É a questão que se evita no nosso ensino público,  e na história..
[
As abordagens se diferenciaram enquanto á educação imposta ás atuas gerações se prevalece diante da  educação tradicional, as escolas privadas giram em torno das habilidades e das competências do tempo, bem como da tecnologia e de outros, tendo em vista a ética da "globalização" selvagem.. 
 
Como resultado desta dualidade, a educação dos pobres e a dos filhos de "pessoas de elite",  a educação se posiciona face aos cidadãos, educa nossos filhos como se comportar com os outros, bem como ser humano e respeitar os direitos das pessoas, da pátria e da história.. 
 
A Educação não sabe o significado de dever " humanidade", a qual  a posição é a mais alta diante do próprio homem, sabendo que o homem foi pelo qual foram divulgados  as mensagens celestiais, as religiões, e pelo qual a mente inventa as filosofias e as culturas,
 
Estas são uma das razões que tornam  a educação de fato uma ameaça para a convivência social e a cultura, base principal da sinergia,  da solidariedade, da cooperação e da voluntariedade..
 
A Educação assim não tratou nem dessa questão, nem de outros dilemas do país, até mesmo de si mesma, como a froma crítica ao longo de todas as decadas inclusive depois da independência..
 
- Os problemas da educação pública continuam sendo sem limite e sem  termo!..
 
Lahcen EL MOUTAQI