Educação ambiental: Sustentabilidade em foco

Resumo

 Neste texto procuro discorrer sobre a educação ambiental da forma mais clara e objetiva possível enfatizando a questão da sustentabilidade na promoção de uma sociedade mais consciente a respeito de questões ligadas ao meio ambiente e a preservação dos animais, das plantas e até mesmo da espécie humana.

Palavras-chaves: sustentabilidade e educação.

Quase todos os dias, presenciamos nos noticiários algum fato relacionado ao meio ambiente, seja a escassez hídrica no Sudeste, ou a seca no Nordeste, as constantes tempestades na região Sul do Brasil, todas elas relacionam-se com o desequilíbrio ecológico causado pelo aquecimento global.

No que se refere à área ambiental, há muitas informações, valores e procedimentos que são transmitidos à criança pelo que se faz e se diz em casa. Esse conhecimento deverá ser trazido e incluído nos trabalhos da escola, para que se estabeleçam as relações entre esses dois universos no reconhecimento dos valores que se expressam por meio de comportamentos, técnicas, manifestações artísticas e culturais. (BRASIL, 1997, p.25)

A partir desses e outros fatos faz-se necessário reconhecer que pequenas ações cotidianas, como por exemplo, separar o lixo para reciclar, economizar água e energia pode contribuir com a preservação ambiental.

Essas pequenas atitudes devem começar em casa e ser transportada para as escolas, ainda há pouca conscientização a respeito desse tema.

A reflexão sobre as práticas sociais, em um contexto marcado pela degradação permanente do meio ambiente e do seu ecossistema, envolve uma necessária articulação com a produção de sentidos sobre a educação ambiental. A dimensão ambiental configura-se crescentemente como uma questão que envolve um conjunto de atores do universo educativo, potencializando o engajamento dos diversos sistemas de conhecimento, a capacitação de profissionais e a comunidade universitária numa perspectiva interdisciplinar. Nesse sentido, a produção de conhecimento deve necessariamente contemplar as inter-relações do meio natural com o social, incluindo a análise dos determinantes do processo, o papel dos diversos atores envolvidos e as formas de organização social que aumentam o poder das ações alternativas de um novo desenvolvimento, numa perspectiva que priorize novo perfil de desenvolvimento, com ênfase na sustentabilidade socioambiental. (JACOBI, 2003, p.190)

Não basta apenas falar é preciso agir. Neste sentido, é importante criar estratégias que possibilitem o envolvimento e a participação toda a comunidade escolar em questões que englobam a sustentabilidade e a preservação ambiental.

Compreende-se que discorrer sobre a educação ambiental é relevante, visto que, cuidar do meio ambiente é responsabilidade de todos. Nesta perspectiva Jacobi (2003) enfatiza que é preciso nos conscientizar e compartilhar ideias e disseminar práticas sustentáveis buscando inserir todos na promoção de um ambiente que nos permita viver com qualidade.

O currículo oficial do estado de São Paulo no documento “Matriz de avaliação processual” aborda uma sequência didática muito interessante sobre Produção e destino do lixo voltada para alunos do  4˚ano.

Nesta sequência os alunos são levados a refletir sobre as consequências do descarte incorreto do lixo e assim observarem que discutir sobre o tema é algo muito importante e que a preservação ambiental faz-se necessária para que haja a manutenção de diversas espécies de plantas e animais.

Não adianta o professor discutir com os alunos sobre ecossistema, meio ambiente, causas e consequência da poluição se os alunos presenciam  diariamente nas proximidades da escola o zelador queimando lixo ou jogando em valetas. Isso irá deseducar os alunos, pois o bom exemplo deve vir daqueles que fazem parte da educação.

Reflexões relevantes

A cada ano que passa o clima do planeta vai sendo afetado em decorrência da falta de sensibilidade humana para com seu habitat. Se a humanidade não refletir sobre as consequências que suas ações causam ao meio ambiente, dificilmente essa situação será revertida.

É inegável que há certa preocupação relacionada a preservação ambiental e a sustentabilidade, porém ainda há muito que ser feito para que as próximas gerações tenham a oportunidade de desfrutar de uma natureza bela e saudável.

A educação por ser de caráter emancipatório tem a finalidade de nos auxiliar no processo de conscientização e preservação ambiental, garantindo por meio da sustentabilidade a nossa sobrevivência.

Referências:

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente. – Brasília. 1997.

JACOBI, PEDRO. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n. 118, março. 2003. P.189-205.