Este estudo analisa a relevância que a escola tem como ambiente social para conscientizar os indivíduos de seu papel social em especial em relação ao meio ambiente, seus recursos naturais e as ações necessárias para obter de modo geral uma qualidade de vida e a continuidade das espécies no planeta Terra. Em relação ao método de abordagem, a pesquisa tem como base as bibliografias e um estudo de campo a fim de coletar informações quanto as atitudes individuais para preservar a natureza. As teorias utilizadas são Antunes (2005) em direito ambiental, Carvalho (2002) em cidadania no Brasil: um longo caminho, Munhoz (2004) em desenvolvimento sustentável entre outros, permitindo assim um conhecimento teórico e significativo para desenvolvimento dos conceitos que dizem respeito á educação ambiental com uma abrangência social, possibilitando adentrar ao conhecimento dos recursos naturais. A escola é um grande instrumento para aprender fazer diferente e conscientemente, sem excluir o verdadeiro papel social da instituição e de cada indivíduo como cidadão do mundo. Contudo, nota-se que a maioria das pessoas tem interesse quanto aos assuntos do meio ambiente, porém não realizam essa prática de forma efetiva a fim de garantir a sua própria sobrevivência, como por exemplo, o uso correto da água e sua reutilização. Deste modo, é necessário refletir e se conscientizar de seu papel como cidadão e como integrante sociedade que visa a preservação e a qualidade dos recursos naturais.

 

INTRODUÇÃO

Cada vez mais á necessidade de conscientizar o cidadão sobre a relevância de cuidar do meio ambiente e de incentivar essa abordagem no espaço escolar para atingir um grande público alvo. A medida que novas atitudes são incorporadas na rotina escolar uma série de procedimentos metodológicos se alteram e outras surge a fim de produzir um conhecimento favorável para transformação de  atitude.

A forma de como o ser humano utiliza os recursos naturais de forma degradante, mais precisamente de forma inadequada tem causado conseqüências de grande prejuízo ambiental, visto que o indivíduo tem visado apenas o lucro em detrimento da degradação ambiental. Diante dessa situação percebi a necessidade de retratar uma educação ambiental para conscientizar a relação indivíduo e meio para que possam ter uma qualidade de vida e despertar no cidadão a necessidade de equilíbrio entre o meio ambiente e o homem.

A educação ambiental tem sido um componente essencial para repensar as ações educativas, a orientação deve ser interdisciplinar para solucionar problemas voltados primeiramente para nossa realidade social e sucessivamente em um contexto global. Segundo Dias (2004) apud MEC (2007) é importante, é imprescindível a participação permanente, que seja uma atitude exclusiva e incutida para que a qualidade seja perceptível para todos os indivíduos.

O meio ambiente natural e ecológico é patrimônio cultural de todos os cidadãos, a partir dessa temática a escola é incubida de mediar conhecimento e transformar a realidade social com propósito de alcançar a qualidade de vida e a conscientização dos homens.

O momento que vivenciamos é muito propício para retratar a educação ambiental para atuar na transformação de valores que contribuem para a preservação do meio ambiente como bem comum de toda a humanidade.

O trabalho pedagógico precisa ser uma educação permanente, ou seja, continua, para todos ao longo de todo percurso escolar a fim de privilegiar conceitos e práticas tanto na escola como fora para que as mudanças sejam perceptíveis aos olhos da sociedade.

Buscamos construir uma sociedade justa, feliz e sustentável. Assumimos responsabilidades e ações cheias de sonhos e necessidades [...]. Este é um meio de expressar nossas vontades e nosso carinho pela vida e sua diversidade. Compreendemos que sem essa diversidade o mundo não teria cor. Encontramos caminhos para trabalhar temas globais, complexos e urgentes: mudanças climáticas, biodiversidade, segurança alimentar e nutricional e diversidade étnico-racial. Queremos sensibilizar e mobilizar as pessoas para, juntos, encararmos os grandes desafios socioambientais que a nossa geração enfrenta. Para cuidarmos do Brasil precisamos de sua colaboração. (MEC, 2007, p.07)

Com isso, a necessidade de junção de forças dos indivíduos em prol do meio ambiente para enfrentar o combate a poluição dos rios e do ar, o desmatamento, a extinção de animais, o consumismo acelerado com descarte inapropriado, entre outros, é fundamental para que construamos uma vida de qualidade e uma sociedade consciente de seus atos, visto que a relação homem e natureza são essenciais para a continuidade dos seres vivos no planeta.

Este estudo tem a finalidade de levar o homem a pensar, compreender e agir de forma consciente nesse contexto histórico-social, onde a relação escola e ser humano tornem-se inerentes á práxis pedagógica e social, para que aconteça a redução de distância entre o discurso escolar e a prática social. Os desafios são grandes para enfrentar, por isso o direcionamento das ações são fundamentais para alcançar melhorias das condições de vida em nosso planeta.

É de extrema importância ressaltar as alterações no ambiente ao longo do tempo e que nem tudo é possível se não tiver a parceria entre membros com os mesmos interesses. Diante desta análise a relação escola e meio pode alcançar uma dimensão social e a perspectiva de soluções para a sobrevivência dos seres vivos de forma adequada no meio ambiente.

A problemática deste estudo partiu da seguinte pergunta: Como a educação ambiental pode ser retratada no espaço escolar para conscientização social a fim de apropriar-se de ações adequadas em prol de uma qualidade de vida em nossa sociedade?   

É constante observamos algum ser humano e em determinado espaço cometer algo que venha atingir o meio ambiente de modo negativo, como por exemplo, jogar um simples papel de bala nas ruas da cidade ou nas estradas que ligam uma cidade a outra.

Observa-se que tanto na escola como em outro meio social, os cidadãos precisam modificar suas atitudes perante ao meio ambiente natural para que todos possam adquirir uma vida de qualidade com respeito ao planeta no qual está inserido.

A opção pelo tema educação ambiental no espaço escolar: consciência social, justifica-se  pela necessidade de promover mudanças nas ações humanas, visto que a consciência social quanto aos efeitos ecológicos são essenciais para a continuidade da vida na Terra.

O desenvolvimento sustentável também precisa estar junto com a educação ambiental, a família e claro a escola com uma iniciativa de preservação do meio ambiente natural. Desde cedo os indivíduos devem aprender iniciar a conscientização do cuidado com a natureza.

É de extrema importância a responsabilidade social com tudo que envolve sua vida com o espaço ambiental, pois é impossível a continuidade de qualquer ser vivo sem o meio natural. 

Segundo Munhoz (2004) no site Brasil escola ‘ educação ambiental’, uma das formas de levar educação ambiental à comunidade é pela ação direta do professor na sala de aula e em atividades extracurriculares. Através de atividades como leitura, trabalhos escolares, pesquisas e debates, os alunos poderão entender os problemas que afetam a comunidade onde vivem; instados a refletir e criticar as ações de desrespeito à ecologia, a essa riqueza que é patrimônio do planeta, e, de todos os que nele se encontram. E ainda diz: Os professores são a peça fundamental no processo de conscientização da sociedade dos problemas ambientais, pois, buscarão desenvolver em seus alunos hábitos e atitudes sadias de conservação ambiental e respeito à natureza transformando-os em cidadãos conscientes e comprometidos com o futuro do país.

É imprescindível atender essa necessidade ambiental, pois a conscientização social é o ponto de partida para alertar quanto a necessidade de um cuidado especial com o planeta em que vivemos. Tornar possível as futuras gerações a conhecer o meio ambiente natural com a presença de animais em extinção, a preservação do espaço das nascentes dos rios, mares menos poluídos, assim como o nosso bioma caatinga e os demais.

Conscientizar os alunos sobre a importância das ações individuais para a qualidade de vida e futuro do nosso planeta. Mostrar que se o homem fizer sua parte estará colaborando para um meio ambiente natural melhor. E a partir dessas indagações ter como objetivo a conscientização dos alunos sobre a importância das ações individuais para a qualidade de vida e futuro do nosso planeta. Mostrar que se o homem fizer sua parte estará colaborando para um meio ambiente melhor. Assim como, investir nas transformações de pensamento, visando uma qualidade de vida na relação homem e natureza; promover valores e atitudes de respeito dos cidadãos dentro e fora do espaço escolar com o meio ambiente natural; possibilitar a consciência sustentável a fim de reduzir a diversidade ecológica e provocar ações adequadas ao meio natural.

Considerando a degradação do meio ambiente natural procurei investigar e verificar:

Se a construção da consciência social da preservação do meio ambiente natural realmente acontece de maneira significativa no espaço escolar.

O primeiro capítulo deste estudo aborda a educação ambiental no espaço escolar; o segundo capítulo retrata as ações individuais a fim de garantir uma   qualidade ambiental; o terceiro capítulo é um estudo sobre a cidadania e a consciência social; já o quarto capítulo é uma análise de dados coletados com uma pesquisa de campo e por fim, as considerações finais com a relevância desta pesquisa para as instituições escolares assim como para toda a sociedade a fim de abranger a importância de preservar e cuidar melhor dos recursos naturais. [...]