Sérgio do Nascimento Cavalcante[1]

Prof.ª Dra. Jedida Melo[2]

Prof.ª Dra. Edlucia Turiano[3]

Introdução

A preocupação com o meio ambiente vem ao longo do tempo mobilizando a sociedade quanto ao consumo sustentável. A conscientização da comunidade escolar sobre Meio Ambiente Sustentável, tem um papel relevante nas práticas de Educação Ambiental, indo além dos muros, casas, ruas e comunidades. Esse papel relevante em tratar questões sobre proteção do meio ambiente e dos benefícios do saneamento ambiental são menções da Lei 9795 de abril de 1999. Será que, mesmo com essa lei os indivíduosconstroem valores direcionados a atitudes e competências voltadas a conservação do meio ambiente, bem de uso comum e essencial a qualidade de vida?

A sociedade nos dias atuais, diferentemente da do século passado, vivem em permanente exposição as tecnologias, consumismo desenfreado, produção inconsequente de lixo e o mal-uso da águaesgotando muitas vezes diversas lâminas de lençóis freáticos. Vale salientar queos apelos mercadológicos para a sociedade do consumismo não trazem lembretes essenciais de como descartar de forma correta o resíduo sólido (embalagem), originado do produto comprado.

Desenvolvimento

Em uma tentativa de sensibilizar diversos países do mundo, um grande evento foi realizado no Rio de Janeiro-BR, a RIO-A a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento. Desta conferência tiveram como destaque: a Agenda 21, a Carta Brasileira para a Educação Ambiental e por fim o tratado de Educação Ambiental para as sociedades sustentáveis.Os países que participaram  desta conferência, discutiram  sobre um importante protocolo que se findou em 1997 cuja finalidade  era reduzir a emissão de gases que afetavam a camada de ozônio. Definindo-se como Protocolo de Kyoto.

Falar de Educação Ambiental não é apresentar uma ideia para solucionar problemas dos dias de hoje, mas inserir práticas de conservação mediante as várias correntes que abordam as temáticas de interesse socioambientalpara queas gerações futuras possamusufruir do meio ambiente de forma racional. A falta de trabalhos interdisciplinares com foco na Educação Ambiental e Sustentabilidade no universo escolar, nos faz distanciar da necessidade de se ter uma discussão sobrepráticas sustentáveis.

Precisa-se de muita disposição para a comunidade escolar se envolver em um projeto interdisciplinar, pois os mesmos necessitam de pontes entre as disciplinas para que não fiquem sem uma ligação eobjetividade sobre a importância deste assunto para a sociedade atual.

Conclusão

É de total importância que a sociedade atual possa encarar esse desafio de ter um Meio Ambiente Sustentável com capacidade de oferecer subsídios para novas gerações. A conscientização perpassa desde um consumo controlado até mesmo em rodadas dialógicas nas salas de aula, com os demais temas que envolve a sociedade e o meio ambiente. Seria interessante propormos aos nossos alunos perceber porque umadas grandes potencias industriaiscomo o Estados Unidos nunca está em acordo e compromisso em relação a diminuição da emissão de gases de efeito estufa? Já seria um bom indicativo para nos sensibilizarmos que a vida na Terra é interligada Homem Natureza, e que deveríamos ter a sensibilidade de entender que somos apenas moradores da Terra e não o senhor dela.

Referência Bibliográfica

SILVA, Márcia Nazaré, A Educação Ambiental na Sociedade atual e sua abordagem no ambiente escolar.

[1] Doutorando Em Ciências da Educação – FICS

[2] Doutora em Educação – FICS

[3] Doutora em Educação – UEP