UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

CENTRO DE SAÚDE E TECNOLOGIA RURAL

                        UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

ANEXO F

 

 

FORMULÁRIO DO PROJETO DE PESQUISA

 

1.         Identificação

1.1. Título:                 Educação Ambiental na contemporaneidade

 

1.2. Professor(a) Orientador(a): Veneziano Guedes de Sousa Rêgo

1.3. Aluno(a): Francisco Hermes Batista Alencar

 

 

2.         Introdução1

A principal temática aqui abordada é sobre o incentivo de ações proativas na educação ambiental que devem atingir toda a população brasileira. No sentido de se fomentar uma nova consciência planetária, pois pode-se pensar globalmente e agir localmente. Nesse sentido, quer-se responder à problemática da devastação ambiental e apresentar-se algumas hipóteses de possíveis saídas para o presente cenário de crises. Primeiramente, buscar soluções desde a união de diversos setores da sociedade civil para minimizar os impactos ambientais: Seja na diminuição ao consumismo, na separação do lixo, na busca de fontes renováveis de energia motriz.

 

3.         Objetivos2

Objetivo Geral: O fomento da reeducação ambiental em todos os setores da sociedade: Desde as escolas, universidades, empresas e setores públicos e privados.

Objetivos Específicos:

-Empreender ações proativas para minimizar os impactos ambientais causados pelo atual modo de vida do ser humano;

-Diagnosticar as principais agressões ao meio ambiente e procurar soluções para as mesmas;

-Apontar saídas para o atual estado de degradação ambiental no qual a sociedade brasileira efetivamente impõe.

 

4.         Fundamentação Teórica ou Estado da Arte3

Para essa pesquisa utilizou-se principalmente do texto-base da Carta Encíclica ‘Laudato Si’ do Papa Francisco, publicada em 2015, no sentido de chamar a atenção da humanidade para a preservação ambiental e do cuidado com a Casa-Comum, o planeta Terra.

Também se utilizou da obra do grande pensador contemporâneo Fritjof Capra, com o título de Ecologia Profunda – Um Novo Paradigma (2006). Uma obra com alguns anos de sua primeira edição, mas atual em sua crítica técnico-científica, dos costumes degradados e de uma geração marcada pelo pessimismo planetário.

 

1 Abordar os seguintes aspectos:contribuição para o atendimento das demandas sociais, fundamentação da necessidade, pertinência, relevância ou urgência do projeto em face de características da clientela e/ou região em foco.

2 Apresentar o objetivo geral e os objetivos específicos, os quais devem ser detalhados, face à justificativa apresentada. Os objetivos específicos devem estar em consonância com o objetivo geral.

3 Apresentar a base teórica do trabalho, referenciar autores e promover uma reflexão do tema; apresentar formas de articulação com o ensino e com a pesquisa.

 

5.         Metodologia4

Como principais recursos metodológicos utilizou-se da controvérsia, problema e dúvida que existe sobre a temática educação ambiental no país. Para isso foram utilizadas diversas fontes bibliográficas, ao se procurar e analisar-se as informações coletadas. Esse projeto de pesquisa quer trazer à baila uma pesquisa necessariamente bibliográfica; pois, ao tentar-se apontar saídas para tal crise ambiental notou-se quão complexa é esta problemática, uma vez que tais problemas também exigiriam respostas assertivas e objetivas. Como autores principais metodológicos utilizou-se, primordialmente, da obra de Gil (2015); mas também Marconi (Marina de Andrade) & Lakatos (Eva Maria), em sua 7ª edição, 2010. O que julgou-se como obras principais nos avançados conhecimentos metodológicos.

 

6.         Cronograma

 

ATIVIDADES            MESES (2020): 4 encontros a cada mês.

            JUN    JUL     AGO   SET    OUT    NOV   DEZ

                                               4 X      4 X      4 X      4 X

                                                                                  

7.         Bibliografia

CAPRA, F. A Teia da Vida. São Paulo (SP): Editora Cultrix LTDA, 1996.

FRANCISCO, Papa. Carta Encíclica Laudato Si’. 2ª Edição. Petrópolis: Editora Vozes, 2015.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. 7ª Edição. São Paulo: Atlas, 2010.

 

 

4 Explicar, de forma sucinta, clara e objetiva, como o projeto será desenvolvido, os procedimentos metodológicos que serão utilizados para a realização da pesquisa a consecução de seus objetivos.

 

Data:  Patos PB, 11 de Setembro de 2020.

 

Dr. Veneziano Guedes de Sousa Rêgo                        Msc.   Francisco Hermes Batista Alencar

Assinatura do(a) Orientador(a)                            Assinatura do(a) aluno(a)