Elmira José da Silva, Maria Da Conceição Batista Cavalcanti, Nadja Regina Azevedo Farias, Tatiana da Silva Garcia Chaves & Valdenice Oliveira Da Rocha

Prof.ª Dra. Edlucia Dalva Lira Turiano & Prof.ª Dra. Jedida Severina de Andrade Melo

Introdução

Nitidamente percebemos a evolução da Educação a Distância em diversos países. No Brasil, inicialmente havia uma descrença, devido à aceitação ser mais abrangente em relação à educação tradicional e conservadora. Desta forma é notória a questão do preconceito relacionado à educação à distância, destaca-se às diversidades sociais e culturais dos estudantes. Sendo necessário que os objetivos sejam bem definidos, respeitando as diferenças de cada região. A EAD com o passar do tempo conquistou pontos positivos e uma adesão maior por parte da sociedade.

Nesse sentido, os avanços tecnológicos e de softwares favoreceram de forma plausível um melhoramento na prática da história da Educação a Distância em nosso país, onde a mesma especifica-se, a partir de estudantes e professores afastados fisicamente em tempo e ambientes distintos.

Sua efetivação intensificou-se através do uso das tecnologias de informação e comunicação, tendo características presenciais ou não. Desta forma, atende um número imenso de pessoas, de maneira mais significativa que outras modalidades sem desqualificar os serviços oferecidos, oportunizado pelas novas tecnologias nas áreas de informação e comunicação, criando processos de ensino e aprendizagem à distância.

Diante do exposto, cabe nos perguntar: o EAD é uma realidade? Quais suas vantagens e desvantagens? A aplicação progressiva de multimídias e ferramentas de interação à distância no processo de produção de cursos intensificou a criação de novas abordagens através da evolução das mídias digitais e da expansão da Internet. Neste sentido, é possível o acesso a diversas formas de informações, facilitando a interação e diminuindo grandes distâncias entre diferentes indivíduos.

Ainda, contribui socialmente, quando oportuniza aos excluídos do processo educacional superior público por viverem distantes, ou terem incompatibilidade de horários. Portanto, a Educação a Distância promove oportunidades, a diversas pessoas através de

mecanismos tecnológicos. Concretizando assim, projetos educacionais complexos e abundantes.

Desenvolvimento

As demandas sociais, políticas, econômicas e tecnológicas fazem com que os mercados exijam qualificação dos indivíduos. O capitalismo estabelece um percentual maior de pessoas preparadas para o trabalho em um menor tempo possível e a partir de uma proposta elaborada pela educação que atenda a política social dominante. Neste sentido, o Ensino a Distância surge como opção. Impulsionada a partir da invenção da imprensa por Gutenberg em 1453, as pessoas começaram a aprender diretamente dos textos e não do professor.

Tendo, o correio como precursor nos Estados Unidos da América e na Europa, surgindo, no final do milênio os grandes sistemas de educação superior à distância na Europa, Canadá, EUA e Austrália. Em 1904 surge a Escola Internacional, cursos por correspondência, precursora desta modalidade no Brasil. Em 1939, a Fundação Rádio Monitor, Ainda, 1941, o Instituto Universal Brasileiro e nos anos 60, a Tele-educação, o Projeto Minerva e Tele curso, objetivando reduzir barreiras geográficas e aumentar o acesso ao conhecimento, local e o horário das aulas mais flexíveis, atendendo a diferentes perfis e necessidade de desenvolvimento de competências, utilizando ainda, diferentes estratégias pedagógicas.

As vantagens da Educação a Distância são atingir grande audiência, atender estudantes que não podem assistir aulas presenciais, podem ser instruídos por professores das melhores instituições de ensino, os custos são menores que a educação tradicional, o acesso é facilitado, o estudante pode escolher rotas de aprendizagem e compartilhamento de recursos.

Entretanto, este processo de ensino apresenta também algumas desvantagens: lacuna deixada pela ausência do professor presencial, a dificuldade em lidar com a tecnologia. Portanto, é essencial analisar criticamente todo o contexto, ter foco nos estudos, aproveitando as novas tecnologias. O ensino à distância apresenta possibilidade de incrementar o déficit educacional brasileiro. Em contrapartida, se faz necessário que o governo, instituições, estudantes e professores empenhem-se na elaboração de um planejamento estratégico de ensino aprendizagem através do uso adequado e eficaz da tecnologia.

Esta modalidade de ensino é conhecida desde o século XIX, porém, veio surgir com mais intensidade e maior respaldo pedagógico apenas nas décadas mais recentes e, nesse sentido, surge para o preparo profissional e cultural de diversos indivíduos que não tinham como frequentar uma escola presencial, progredindo com as tecnologias que foram despontando no decorrer do tempo.

No final das últimas décadas esta modalidade desenvolveu com o uso das tecnologias de comunicação, como o rádio, a televisão e materiais de apoio impressos e enviados, oportunizando a popularização à educação em diferentes níveis, propiciando acesso ao ensino a uma grande demanda de estudantes. Os órgãos de ensino produzem e propagam as informações padronizadas para todos. Os estudantes estudam os conceitos, concretizam os exercícios e os enviam as instituições responsáveis pelo curso para avaliação e emissão de novos módulos. Apesar de que, nesta época a educação a distância era realizada através de meios convencionais de transmissão, dificultando a relação entre emissor e receptor, ela evoluiu em todo o mundo, atendendo a um número expressivo de pessoas, na busca incansável de formação, competindo de forma mais preparada e concreta no mercado de trabalho.

A Educação a Distância tem sido objeto de pesquisas e cada vez mais, vem conquistando estudantes. Visto que os cursos em EAD, inicialmente, eram por correspondência, radiodifusão ou tele difusão e, com o avanço tecnológico, surgimento do computador e acesso à internet, tornou-se mais rápida a comunicação, modificando, não apenas, o meio de distribuição, assim como o ingresso nesta modalidade de ensino, onde o comprometimento e responsabilidade do estudante contribuem para o desenvolvimento da sua aprendizagem.

Sendo assim, a orientação e o apoio dos professores são indispensáveis durante o processo de aprendizagem, abrangendo um maior número de pessoas interessadas em cursar este tipo de sistema educacional através da tecnologia. Esta modalidade é conhecida desde o século XIX, entretanto, somente nas últimas décadas passou a fazer parte das atenções pedagógicas, surgiu da necessidade do preparo profissional e cultural de diversas pessoas que, por vários motivos, não podiam frequentar um estabelecimento de ensino presencial, e evoluiu com as tecnologias disponíveis em cada momento histórico, as quais influenciam a educação na sociedade.

Nos ambientes interativos, a comunicação e as informações são atualmente armazenadas e acessadas em tempos diferentes. Os avanços na educação a distância no século atual se deram através das inovações da Word, Wide e web. Dessa forma, os meios disponíveis são: teleconferência, chat, fóruns de discussão, correio eletrônico, blogues, espaços wiki, plataformas de ambientes virtuais que possibilitam interação multidirecional entre alunos e tutores.

A adesão a esta modalidade de ensino aprendizagem é um desafio, pois, o estudante deve estar consciente que é preciso disciplina e usar bem as novas tecnologias. Dessa forma, o mesmo deve saber utilizar com responsabilidade o seu tempo para um bom aproveitamento nos estudos. A Educação à distância, exige um maior comprometimento e muita disciplina. Ainda, autonomia, interação e cooperação como base para um bom seguimento.

Dessa forma, requer esforço do estudante aprimoramento e desenvolvimento de competências, orientando-o na resolução de questões surgidas no decorrer do processo. Desenvolvendo assim, através da autonomia a capacidade de estudar sozinho. Esta autonomia faz com que o estudante desfrute seu tempo em prática, interagindo e criando um horário determinado para construir conhecimentos que lhe interesse, pesquisando fontes de informação que irão auxiliá-lo a alcançar seus objetivos. Entretanto, a interação visa à resolução dos problemas, pelo cursando, de forma cooperativa, criando um ambiente de estudo democrático e participativo, predominando a comunicação, proporcionando, aprendizagem coletiva através da tecnologia de informação.

Segundo Freire (2004), ninguém nos ensina a fazer essas coisas, mas também não aprendemos a fazê-las sozinhos. Aprendemos a fazê-las interagindo com os outros. Propondo que os usuários troquem idéias, experiências, informações. Ainda, a cooperação, desempenha a progressão coletiva e, consequentemente, o individual. A reciprocidade na resolução de problemas inerentes ao coletivo, compartilhando dificuldades, ajuda a todos envolvidos. Dado o exposto, tal princípio proporciona a construção do conhecimento, estimulando o estudante a prosseguir com seus objetivos, propostos pela educação a distância, garantindo o acesso à educação de qualidade e promovendo a formação de jovens e adultos que vivem em regiões distantes ou não tem tempo de frequentar uma instituição presencial.

Conclusão

Portanto, a EAD. Possibilitou oportunidades de acesso na Educação de estudantes que não teve oportunidades de estar presente na escola no tempo e espaço físico, considerados ideais para a educação em escolas presenciais. A Educação à distância no Brasil vem se expandindo cada vez mais devido à quebra de preconceitos pelas pessoas e a adesão a esta modalidade, pela necessidade de aperfeiçoamento.

Ao longo dos anos devido ao crescimento e a procura do ensino à distância as pessoas estão deixando o preconceito de lado, pois, acreditavam que nesta modalidade de ensino o

aluno à distância pouco aprendia, valorizavam o ensino presencial e entendia-se que a Educação à distância era inferior e sem credibilidade. O mercado de trabalho está cada vez mais exigente, por este motivo temos que nos aperfeiçoar mediante as novas tecnologias e encontrar formas de planejar nosso tempo para estudar já que o mesmo está cada vez mais escasso, a EAD vem contribuindo nesse aspecto pela flexibilidade que o estudante do curso a distância possui.

A Educação a Distância atua de uma forma que atende vários grupos e pessoas facilitando o acesso de alunos ao ensino superior, um exemplo é Universidade Aberta do Brasil (UAB) um conjunto de várias universidades públicas que tem a finalidade de levar conhecimento até aqueles que não têm acesso à educação superior.

Os educandos que se formam nesta modalidade de ensino saem preparados para o mercado de trabalho com inúmeras habilidades que são exigidas no mercado profissional, a educação à distância oportuniza uma educação de qualidade a todos além de quebrar paradigmas e romper com preconceitos. A Educação a Distância perpassa no tempo. Ela é sem dúvida real.

Referências

AQUINO, Mirian de Albuquerque. Educação para a autonomia: um diálogo entre Paulo Freire e o discurso das Tecnologias da Informação e Comunicação. Disponível em www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/BDS.nsf/.../NT000A3742.pdf.> Acesso em 18 ago 2018.

BELLONI, Maria Luiza. Educação, Ensino Ou Aprendizagem A Distância? In: Educação a Distância. Campinas – SP: Autores Associados, 1999. Acesso em 12/08/2018

BELLO, José Luiz de Paiva. Educação a Distância Virtual: uma educação próxima e real. Pedagogia em Foco, Rio de Janeiro, 2002. Disponível em: Acesso em 15/08/2018

COSTA, Maria Luisa Furlan; ALMEIDA, Marcos pires de. Políticas públicas para o ensino superior à distância e a legislação educacional vigente. In: COSTA, Maria Luisa Furlan(org). Introdução a Educação a Distância. Maringá: eduem, 2009, p13-24(coleção formação de professores- EAD; V.34). Acesso em: 16/08/2018

FREIRE, Ana Maria Araújo. A Voz da Esposa - A Trajetória de Paulo Freire. Disponível em < www.genealogiafreire.com.br/bio_paulo_reglus_neves_freire.htm.> Acesso em 18 Ago. 2018.  

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação. 3.ed. São Paulo: Moraes, 1980.

SILVA, Maria Neide sobral da. RUIZ, Flora Alves. Educação a Distância. Educação sem Distância. Livro 1. São Cristóvão/Se: CESAD (centro de educação superior à distância-UFS). 2007. Acesso em 09/08/2018