Éden ou Gólgota

No Éden a Serpente disse a Eva: "Deus sabe que no dia em que dele comerdes (fruto do conhecimento do bem e do mal), se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus sabendo o bem e o mal". (Gênesis 3.5).

Três coisas importantes, nesse texto bíblico, que podem passar despercebidas:

a) - Deus sabe que.
2 - Vossos olhos se abrirão. 
3 - Sereis como Deus. 

a)      Esse "Deus sabe que" indica claramente uma oposição a Deus. Deus sabe disso é quer impedi-los de saberem tanto quanto Ele! Essa é a grande disputa do ser humano com seu Criador até hoje. As pessoas pensam que sabem, pensam que possuem muito conhecimento, e acreditam saber tanto quanto Deus. O Darwinismo prova bem essa insinuação. A palavra Ciência significa literalmente Conhecimento, e hoje a “Ciência” parece tentar desafiar Deus em seu Conhecimento. Deus, porém, não entra nessa disputa, pois, Ele é, e sabe que é Onisciente. A Ciência possui apenas uma parte muito pequena de todo conhecimento possível ao homem. A ciência ainda não desvendou nem as profundezas do Oceano, nem se quer identificou a alma humana, ou mesmo a idade correta do Universo. Tudo o que a verdadeira ciência tem que fazer é humildemente buscar explicações, provas e experiências laboratoriais do desconhecido. No dia em que a ciência tiver todas as explicações sobre todas as questões, então ela deixará de existir, pois já não será mais necessária.

b)      “Vossos olhos se abrirão” foi uma proposta que Eva não se deu ao trabalho de meditar ou questionar, pois na verdade ela já enxergava. A curiosidade de Eva, e aqui ela se descuidou, foi em querer, em almejar um conhecimento indisponível a ela. Ver além do que já via.
Eva estava enxergando a Serpente, enxergava o fruto daquela árvore, então, o que faltava a ela enxergar? Adão enxergava Deus! Conversava com Ele na viração do dia, passeava com Ele pelo jardim. O que faltava a Eles enxergar? Faltava enxergar o mal. Deus fala sobre esse “enxergar” o mal no versículo 22: “Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal”. A visão que a serpente queria passar a eles era na verdade o “Conhecimento do mal”. Com que finalidade a serpente queria isso para a humanidade que viria de Adão e Eva? Simples! Deus é o ser que tem todo bem em grau absoluto, mas não tem mal algum em si, logo, quem iria operar toda espécie de maldade e malignidade no mundo? Satanás e seus Demônios. Ali se abriu a porta para o agir dos demônios. Logo a seguir Caim mata Abel, iniciando aí toda obra tenebrosa neste mundo até hoje.

Até aqui tudo o que a Serpente falou foi pura verdade, e se cumpriu:  1 - Deus diz: “homem é como um de nós” (Vers.22).
2 – Seus olhos se abriram de fato para o mal.
3 – Porém, o item:

c)       Sereis como Deus, tem sido uma grande batalha desde a morte de Abel até o fim dos dias. Caim quis ter o poder sobre a vida e a morte de seu irmão, coisa que só cabe a Deus o dar a vida e o tirá-la.
O anseio do ser humano é ser Deus. Quer ser Deus sobre a vida do outro (Hitler), sobre uma nação (Alemanha), sobre o mundo (Anticristo). Apenas uns exemplos de deuses, mas existem bilhões destes espalhados pelo mundo. A cada dia mata seu irmão. Se não no corpo, mata na alma, se não na alma mata no espírito.
Nietzsche, o filósofo alemão, disse: “Os deuses não existem, pois como eu suportaria que eles existissem e eu não ser um?”. Essa é a luta dos homens contra o Deus Altíssimo. Uma luta perdida, pois quem pode lutar e vencer Deus? Assim, Deus, sendo tanto amor, resolveu vir a este mundo como um homem comum, se esvaziando de sua glória (Filipenses 2.7,8), não para matar, mas para morrer!

João 19:17  - “Tomaram eles, pois, a Jesus; e ele próprio, carregando a sua cruz, saiu para o lugar chamado Calvário, Gólgota em hebraico”.

Deus carregou sua cruz por amor, e por amor morreu nela. Enquanto que os seres humanos querem ser Deus, Deus se fez homem, demonstrando a grandeza da coroa da criação: “O Homem”.

Mesmo assim, o homem obstinado em querer ser deus, continua sem entender seu significado, sua missão, seu propósito. Toda guerra, luta, briga, ofensa, destrato, ódio, procede desse coração obstinado em querer ser deus. Não quero que o outro tenha, quero tudo para mim.

O Deus que morreu disse: “Ame ao teu próximo como a ti mesmo”.

Não queira ser deus! Você não se basta!

Ame!

(Por isso a morte teve que entrar no mundo)