É sábado!

Dia de acordar mais tarde com aquele cheirinho de bolo e pão recém assados, subindo as escadas degrau por degrau.

É só o tempo de nos higienizarmos, que o cheirinho de café faz o mesmo.

É o jeitinho de mamãe nos acarinhar. Sempre foi assim. Era o dia em que todos nós estávamos em casa!

Mas naquela manhã, ao descermos a escada, ouvimos o som da campainha, mamãe abrir a porta e gritar.

Assustados nos juntamos a ela.

Era um desconhecido com a barba por fazer a muito tempo, roupas meio sujas e um ar de que sua saúde a muito tinha ido embora.

É ele! O pai de vocês que voltou disse ela, convidando-o a entrar.

Eu não tenho mais a quem recorrer, disse ele. Minha saúde foi embora, amigos não tenho, e minha outra família não quer mais saber de mim.

Mamãe o serviu, depois levou-o até a banheiro para tomasse banho e colocasse uma de minhas roupas. Não gostei. Enraivecidos questionamos mamãe:  então é esse pai aquele que nos abandonou crianças ainda, que agora volta? Por que? O que quer de nós, seus filhos adultos, que sequer se lembram dele, e que não faz mais falta alguma? Passamos por tantas dificuldades por conta de sua ausência, e ele só agora volta para nós? Ou volta só para que cuidemos dele?

Depois de algum tempo, aquele homem que mamãe disse ser nosso pai, desceu as escadas com outra aparência, dizendo-se arrependido de tudo que fez e do que deixou de fazer por nós. Quis explicar-se, dar-nos os pormenores de sua vida, mas mamãe não deixou que ele o fizesse, porque depois de tanto tempo nada mais teria sentido. As perguntas ficaram no passado, e as respostas agora não mais faziam sentido.

Que ele ficasse. Cuidaria dele.

Nos revoltamos, dissemos a ele coisas presas na garganta que sequer sabíamos estarem ali.

O clima em casa mudou. A raiva, a mágoa, a sensação de abandono, trocaram de lugar com o cheirinho do bolo.

A aceitação foi muito difícil. Passamos por altos e baixos, mas mamãe com o passar do tempo foi nos mostrando que era tempo de misericórdia, de buscar a reconciliação.

Afinal, ele voltou.