http://www.ptrs.org.br/?p=5168

É PRECISO SEPARAR O JOIO DO TRIGO

 

"...assim, o PT cresce quantitativamente - em 2011 temos três vezes mais diretórios municipais, passamos de mil a 3 mil... e tem gente chegando no partido para isso, favorecidos pelo discurso da governabilidade..."

 

Sábias são as palavras do companheiro OLÍVIO DUTRA (2012), parabéns pela excelente explanação.

A ascensão política do PT, atraiu um novo grupo de políticos acostumados as velhas práticas de migração partidária.

Muitos deles militaram em partidos de centro-esquerda e até mesmo de centro-direita, sem falar daqueles grupo que são reconhecidos verdadeiramente como de direita.

Estes indivíduos estão dispostos a tudo para se aproximarem de qualquer coisa que esteja no poder e para isso mudam constantemente o seu discurso político.

É preciso separar o joio do trigo, pois muitos dos líderes e militantes históricos que ajudaram a criar o partido em várias regiões do país foram massacrados, isolados e até mesmo derrotados dentro destas unidades do partido por  indivíduos oportunistas que se apropriaram literalmente da agremiação em nome de grupos políticos conservadores com a única missão de afastar a qualquer custo tais companheiros, como ocorreu em muitas regiões com a tomada dos diretórios.

Este fenômeno  conduziu de certa forma o partido a todo tipo de negociação e acordo político, obrigando essa militância histórica, envergonhada com a situação, a se afastar discretamente das atividades políticas dentro do partido para assumir outras posturas de prática social, através da criação de ONG´s e outras instituições voltadas para a mobilização popular.

O contingente formado por militantes autênticos e realmente comprometidos com o partido é muito pequeno para ocupar cargos em todos os escalões do Governo Petista, fazendo com que muitas pastas sejam encabeçadas por militantes de extrema competência que encontram dificuldades em adaptar os grupos de trabalho acostumados a todos os tipos de vícios oriundos do paternalismo político à nova realidade.

É bem verdade que os tempos mudaram e a realidade política torna mister a formação de novos quadros de militantes, entretanto é importante que o partido avalie de forma considerável o ingresso de novos membros para que possa garantir a sua própria sobrevivência dentro do quadro de mutação de poder favorecido pela democracia.

 

Stenio Neves Gameleira

Educador

Fundador do PT de Sobral/CE