É “POR DEBAIXO DOS PANOS”. PRA NINGUÉM SABER!

                                      por: José Wilamy Carneiro Vasconcelos

Diariamente ouvimos falar em nossa rica Língua Portuguesa palavras que nem mesmo sabemos o verdadeiro significado, o sentido, para que serve, e qual sua verdadeira conotação. Mas, uma é conhecida popularmente em nosso dia-a-dia.

Já nascemos e ouvimos de nossos familiares, amigos, na TV, nos filmes de desenho animado a expressão “É por baixo dos panos”.

Digo a vós, que aqui em nosso país, diferentemente de outros no mundo, costumeiramente é mais conhecida. Irei comentar somente o verdadeiro significado, não citando o pecador. Aqui estou para reforçar a máxima dessa frase, pois há uma veracidade em sua conotação referente ao nosso povo.

Que sirva de alerta para nós leitores e homens de boa fé e aos demais. Os resultados estão às amostras por aí, em nossa comunidade, nossa cidade, nosso país. No trabalho, no ponto de ônibus. Na quitanda do vizinho...

Segundo o Dicionário da Língua Portuguesa¹ tal expressão popular significa sorrateiramente, às escondidas, uso de maneira oculta. Fazer algo que ninguém veja. Passar a borracha. Uma gama de esclarecimento que denota a frase.

A expressão popular virou até letra de música popular. Eis aqui um pedacinho da estrofe cantada por Ney Matogrosso, Marinês e os Três do Nordeste:

“O que a gente faz

É por debaixo do pano

Pra ninguém saber

É por debaixo do pano

Se eu ganho mais

Ou se vou perder

É por debaixo do pano”

 

A “letra da música em outra estrofe mostra que a expressão popular “É por baixo do pano” É UMA CILADA”, que não existe nada às escondidas que não venha à tona. Isso confirma em outra estrofe. Assim vejamos:

 

É debaixo dos panos

Que a gente esconde tudo

E não se fica mudo

E tudo quer fazer

É debaixo dos panos

Que a gente comete um engano

Sem ninguém saber... 

 

É debaixo dos panos

Que a gente

Entra pelo cano sem ninguém ver.

 

A Sagrada Escritura nos mostra através de parábolas a tal expressão. “Não tem nada encoberto que seja descoberto”. Um dia a casa cai pra ser mais exemplificativo nessa expressão. Uma jaculatória conhecida que aprendi com meus avós diz o seguinte: Pedi e vos será dado. Procurai e achareis. Bate a porta vos será aberta. Pois todo aquele que pede recebe. Quem procura encontra, e quem bate a porta será aberta. Disse isso Jesus a seus apóstolos. 

A máxima diz que é por debaixo dos panos, pra ninguém saber. Entretanto como disse; um dia a casa cai, e tudo que eu, você e outras pessoas faz às escondidas sorrateiramente, aparecerão mais à frente e com toda a força vai ressurgir tudo que foi feito “por debaixo dos panos”, vem a público.

Sejamos firmes e atentos às nossas ações, pois um dia no futuro bem próximo pode nos pregar mais uma expressão de nossa língua.

______________________

José Wilamy Carneiro Vasconcelos é professor, poeta, pesquisador, cronista, historiador, memorialista e cordelista. Formado em Ciências (MATEMÁTICA) PÓS-GRADUADO e especialista em Meio Ambiente. Tem formação em Construção Civil( Edificações). pela Universidade Estadual Vale do Acarau. Formado em Direito pela (flf) Faculdade Luciano Feijão no Ceará.