Artigo de opinião

Fico angustiada assistindo a “palhaçada governamental” que implantou MAIS UMA VEZ ações que fazem parte do esquema “pão e circo” para o povo!

Sugeri. centenas de vezes, que o exército fosse convocado para auxiliar, dar apoio nas ações desenvolvidas para combater este vetor infernal, o Aedes aegypti, responsável pelas sequenciais epidemias de DENGUE no país!

E o que vejo acontecer? Soldados do exército pelas ruas, com uma colher nas mãos colocando larvicida em prováveis criadouros... Ora, fala sério! Eles devem sim, servir de apoio para o carro “fumacê”, o U.B.V-Ultra Baixo Volume, nos locais de difícil acesso, tipo comunidades e áreas de risco!

Assisti uma noticia sobre a aquisição de carros para “combater a Dengue”, carro de luxo e volto a afirmar: A DENGUE é “um prato cheio” no jogo de interesses! Esta aquisição, evidentemente é para beneficiar algum “companheiro político”... Centenas de carros novos, que seriam para combater o vetor apodreceram em pátios, por vários estados e municípios,SEM USO!

Fazer o CORRETO exige, algumas vezes, um esforço maior: No caso do “fumacê” os funcionários que devem executar este serviço iniciam a jornada de serviço entre as 05 e 06 horas da manhã, nos mais diferentes bairros. A segunda etapa da jornada deve acontecer entre as 05 e 06 horas da tarde, devido aos hábitos do inseto que tem uma atividade intensa nestes horários. Isto não quer dizer que ele não esteja presente em outros horários, mas é com menor intensidade.

Insisto ainda no respeito à METODOLOGIA CORRETA, obedecendo ao horário de aplicação do U. B. V/fumacê, entre as 05 e 06 horas da manhã e 05 e 06 horas da tarde. Os insumos adequados, MALATHION adicionado ao ÓLEO MINERAL, que tem o poder de aderência, fazendo com que o inseticida fique aderido às folhas, nas árvores.

 Por que isto? Pelo simples motivo que, cada Aedes aegypti, ao nascer voa e pousa sobre as folhas das árvores para sugar a seiva da planta, de onde retira a glicose, fonte de energia necessária, para só depois ir sugar o sangue de humanos e animais.

Os mosquitos machos não sugam o sangue, apenas as fêmeas. Machos apenas se alimentam da seiva das plantas, deste modo, usando o produto correto, ELIMINAM-SE machos e fêmeas, cortando assim o ciclo reprodutivo do vetor!

Outro fator importante a ser respeitado é a VELOCIDADE DO CARRO FUMACÊ, deve passar lentamente, observando também a velocidade do vento.

Estes insumos (Óleo Mineral, Malathion) são fornecidos aos municípios, pelo governo federal, bem como o carro-fumacê e equipamento.

O que falta então? Consciência e vontade de fazer o correto! Quantos mais precisarão morrer, para MUDAR o enfoque dado ao problema?

A DENGUEtem sido ao longo dos anos, MOEDA DE TROCA, favorecendo as maiores e piores negociatas, elegendo, com os desvios de verbas, de vereadores a presidente da republica!

Muitos CARGOS POLÍTICOS foram garantidos pela DENGUE, nas mais vergonhosas negociatas entre os Poderes que DEVERIAMtrabalhar para garantir aos cidadãos o direito à saúde!

Pessoas infectadas, famílias que perderam entes queridos DEVERIAM buscar a justiça e EXIGIR seu direito à SAÚDE PÚBLICA de qualidade!

Jamais se curvar à desculpa que “a culpa é das pessoas” que não cuidam de seus quintais, pois uma grande maioria, mesmo cuidando vê o mosquito proliferando graças AO DESCASO DO PODER PÚBLICO, que recebe as verbas para usar no CONTROLE dos vetores e não o faz!

A população gasta e muito, com inseticidas e repelentes enquanto a SAÚDE PÚBLICA não faz o que deve ser feito!

Ontem assisti uma reportagem sobre REPELENTES, que estão sendo vendidos com valores ABUSIVOS e pior: Estão “desaparecidos” das prateleiras, para ELEVAR ainda mais os valores abusivos!

A “MIDIA-PAPAGAIO” que repete aleatoriamente, o que o governo diz, SEMEIA PAVOR entre as gestantes do país, pelo medo provocado pelos inúmeros casos de MICROCEFALIA...

Até hoje não há comprovação científica que a microcefalia tenha o vírus da DENGUE como causa, mas a “CORTINA DE FUMAÇA” espalha-se, tentando desviar a atenção das denuncias sobre lotes de vacinas VENCIDAS distribuídas em alguns locais do país...

Segundo Claudio Humberto, em seu artigo Rubéola e Microcefalia, “os casos de Microcefalia devem ser investigados, pois a Saúde Pública aplica a vacine tríplice (Sarampo, Caxumba e Rubéola) no início da gestação, e isto seria um “erro operacional”... A rubéola, no início da gestação provoca deficiências como o glaucoma congênito, surdez, malformações cardíacas ou retardo mental e. MICROCEFALIA”

Outra GRAVE SUSPEITA envolve as toneladas de AGROTÓXICOS derramadas e espalhadas generosamente nas lavouras brasileiras!

Trata-se de AGROTÓXICOS com alguns princípios ativos letais, que podem causar gravíssimas deformidades ao feto ou aborto!

Onde andam as autoridades governamentais que se calam e se omitem? Bom... Imagine a magnitude dos grandes interesses ocultos!

BEATRIZ ANTONIETA LOPES

BIÓLOGA- UFMT

Especialização em ENTOMOLOGIA MÉDICA- FIOCRUZ-RJ

Acadêmica em DIREITO- ANHANGUERA