Muitos "muçulmanos" acreditam que muitas seitas distorcidas pelas mensagens rebidas e transmitidas envolvem equívocos, sobre a verdadeira mensagem, a este efeito o Islã continua sendo a única mensagem clara, sem desvio e confusão da verdadeira missão dívina.

Não é difícil para o sábio ver a extensão do desvio sobre a mensagem do Islã, uma vez que a mensagem da religião  de deus nasce, cresce e propaga para o mundo, a mensagem do Islã revelado para o Profeta Mohammed bin Abdullah visa alcançar três características essenciais, a compaixão, a paz e a universalidade.

Isso reflete estes conceitos no quadro dos versículos a seguir:

{o Enviado de deux, considerado a misericórdia para a umanidade} (profetas 107)

{Muhammad, profesta de Deus não é o pai de nenhum homem de nós, senão Mensageiro, último dos Profetas de Deus, tudo Conhecedor}, ( partidos (40 )

 {hoje definida a mensagem da sua religião,  o papel que deixou o islã para o crente na religião} (tabela 3).

A mensagem do islã é da misericordia, porque levanta o fardo sobre as famílias e grilhões, referindo-se muito as missões dos antecessores, quando se alivia as sanções a um certo mínimo, tendo em vista a universalidade da religião diante do instinto humano pela crença no criador tudo poderoso.

 "A verdade de Deus", reflete a compatibilidade dos ensinamentos religiosos, transmitidos para todas as pessoas sob a bandeira de acordo com o padrão de piedade

 {ó humanos, Nós vos criamos homem e mulher e os tornarmos  povos e tribos, para que possam se conhecer sendo o mais temente próximo a palavra de Deus} (13 quartos), em relação a importância da missão ou da mensagem final, define-se a piedade em prol da humanidade a viver sem a necessidade de uma nova mensagens celestes, e a gestão própria, em conformidade com as linhas gerais prescritas por Deus através do processo histórico.

O islã constitui a religião da misericórdia de Allah, o Misericordioso para com suas criaturas. Bem como para toda a humanidade sem exigir a não ser fazer o bem para viver feliz, e ser recompensados tanto na terra como no ciel onde receberão a recompensa divina eterna.

Quem crê em Deus e no último dia é aquele que será guiado. E sem  temor para aqueles que acreditam e não se afligirão em razão do descumprimento dos ensinamentos. ”(Al-Baqarah 62).

Lahcen EL MOUTAQI