E foi assim III

Meu primeiro dia de aula como universitário. Fui classificado em segundo lugar na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, também conhecida como Faculdade de Direito do Largo de São Francisco! Estudei muito, muito, pois queria estar entre os primeiros colocados. E consegui! Imagine só, eu, alguém que veio de longe trazendo na bagagem uma vontade imensa de vencer na cidade grande, de ser alguém na vida, de ser um diferencial.

Mas foi tão difícil viver sem minha família, longe de minha cidade, dos amigos, de tudo que fazia parte de minha vida. Até da comida sentia falta. E olhe que pouco tenho para relembrar, pois na maior parte das vezes nossa refeição consistia em farinha de milho misturada em um pouco de leite. Mas era tão bom, sequer sentíamos falta de algo melhor, acostumados que estávamos com tão pouco! Muitas vezes comíamos a fome para que ela não nos incomodasse...

E as noites então, nos reuníamos ao redor do fogão de lenha, e cada um contava o que de bom tinha acontecido durante o dia. Nossa mãe dizia que só deveríamos contar coisas boas. As ruins deveríamos contar ao vento, que as levaria para bem longe. E assim era, e assim foi desde sempre. Penso que por isso eu nunca contei minha vida real para eles. Para que entriistecê-los, não é? Que pensassem que só o melhor estava presente em minha vida. Como dizia minha mãe, a tristeza afasta o sucesso.

Impossível esquecer o passado. Onde quer que estejamos, ele permanece conosco... Mesmo que guardado a sete chaves.

Mas agora eu caminhava para ser alguém importante. Graças à Lei 622/1950 eu poderia fazer o curso no período noturno. De faz tudo a advogado. Imagine só estudar em uma faculdade fundada por D. Pedro I, cinco anos após a Independência... Eu sentia orgulho de mim, da minha trajetória, da minha história... Eu ia estudar onde treze de nossos presidentes estudaram!

Mas não foi tão fácil assim.Nessa época eu já trabalhava no escritório da construtora, tinha mais tempo para estudar, mas eu gostaria que o dia tivesse mais horas.

Tudo passou tão rápido! Eu sequer me dei conta, tão absorto estava em meus estudos.

O dia de minha colação de grau foi um dia duplamente feliz para mim. Recebi meu diploma e trouxe meus pais para dividir minha alegria.

Tirei uma semana de folga. Levei-os a conhecer a Faculdade, e depois passeamos por São Paulo. Fomos a todos os pontos turísticos que nem eu conhecia,pois minha vida se resumia em trabalhar e estudar. Voltaram para casa felizes, cheios de novidades para contar a quem quisesse ouvir.

Agora precisava estudar para a OAB.Mergulhei nos estudos e mais uma vez venci!

Um amigo convidou-me a trabalhar com ele, com a promessa que só começaria a dividir o aluguel depois do primeiro ano! Mais uma vez a vida conspirava a meu favor! O escritório era na rua Conde do Pinhal, atrás do Forum João Mendes. Até hoje, quando passo por lá o vejo, preservado que foi pela modernidade!

E foi assim...