É BOM TRABALHAR EM EQUIPE: TODOS GANHAM!

 

Esse artigo surgiu da necessidade de estimularmos o Conselho Escolar, pois os membros do conselho precisam ter o entendimento que quando trabalhamos em equipe, os benefícios são inúmeros, principalmente quando essa equipe é afinada, com certeza os resultados serão gigantescos e todos ganham.

Podemos afirmar que os componentes de nossa equipe têm formação variada e também há vivências variadas, uma vez que em sua composição o Conselho Escolar é composto de pais, professores, alunos, direção, Coordenação Pedagógica e funcionários administrativos da escola e isso faz com que o relacionamento seja cada vez melhor, pois, enquanto um membro se destaca em uma determinada área, outro se destaca em outra, e assim por diante.

Além disso, pela integração entre os membros, o potencial e as habilidades individuais tornam-se evidentes. E, é óbvio, que a atividade individual, o “cada um por si”, fica totalmente abolido frente às necessidades do trabalho em equipe que os tempos modernos exigem e principalmente por pautamos nossa gestão nos princípios democráticos. 

Também devemos salientar que para ter um bom desenvolvimento dos trabalhos e ter comprometimento dos membros com as decisões e a estratégia de ação, toda a concentração na realização das ações, dêem estar focadas em resultados, na confiança mútua e no chamamento às responsabilidades quando algo não sai de acordo com os planos. 

Portanto, o trabalho em equipe é importante e envolve a paciência, a solidariedade, o planejamento, a aceitação da ideia do erro e de se conviver com colegas, cuja oportunidade, nos faz conhecê-los melhor e aprender com suas experiências e histórias de vida.

As equipes bem formadas são mais criativas, têm mais fontes de informação, incrementam a aprendizagem e seus membros se auto-satisfazem por participar de processos de decisão além de aprender mais sobre si próprio.

Nosso desejo é que o Conselho Escolar da EMEIEF Vereador Odércio Nunes de Matos, escola pública municipal, situada em Naviraí, Mato Grosso do Sul que atente 900 alunos, desde a pré-escola ao 9º Ano do Ensino Fundamental, seja um Conselho atuante, que trabalhe em equipe e tenha uma articulação com o aprendizado e possa alavancar a escola.

Obrigado por vocês fazerem parte da equipe do Conselho Escolar.

          Diretor Ciro José Toaldo – Naviraí 24/09/10

 

 

“O Conselho Escolar é o órgão consultivo, deliberativo e de mobilização mais importante do processo de gestão democrática na escola. Sua tarefa mais importante é acompanhar o desenvolvimento da prática educativa e, nela, o processo ensino-aprendizagem”. Caderno 2, Conselho Escolar, p.23, 2004.

 

“Andar algum passo a cada dia, na direção traçada é tão importante como debater o rumo e questionar se caminhamos nele”.