E AGORA PT?

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está oficialmente barrada, depois de o Supremo Tribunal Eleitoral (TSE) rejeitar sua candidatura, nesta sexta, dia 31/08, por seis votos a favor da rejeição e apenas um favorável, ele está fora do cenário politico de 2018.

Lula está preso em Curitiba (PR) desde abril, depois de ter sido condenado por corrupção e lavagem de dinheiro, mas registrou sua candidatura à presidência mesmo assim. Este foi o tema de nosso artigo anterior. Para entender o principal motivo do TSE barrar esta candidatura, deve-se compreender que pela Lei da Ficha Limpa quem se envolveu com corrupção torna-se inelegível, este é o caso de Lula, pois depois da Lava Jato o denunciar por vários atos de corrupção, passou a ser Ficha Suja.  

A campanha eleitoral de 2018 seguirá seu curso e Lula não aparecerá no cenário político. Este ano será decisivo para o PT, uma vez que sua maior liderança não terá influencia e, também este partido deve perder a maioria de seus aliados. Esta eleição demonstrará o caminho percorrido, não apenas por este partido, mas por toda a esquerda brasileira que deverá amargar perdas significativas ao se ter a nova composição do Congresso Nacional, dos Governadores e das Assembleias Legislativas.

Outro dado significativo para o PT é que o eleitor de Lula não irá transferir seu voto para outro candidato. Portanto, a situação deste partido não é boa, aliás, para toda a esquerda, estes perdem espaço e apresentam sérios problemas em seus governos, como na América Latina, por que será que o povo foge da Venezuela?

Quem sabe a partir de agora possamos prestar mais atenção aos candidatos que conseguiram registar legalmente suas candidaturas, não apenas ao cargo de Presidente da República, mas aos demais cargos, como deputados federais e estaduais, senadores e governadores. De fato, nosso eleitor deveria levar com mais seriedade este momento, para não reclamar por mais quatro anos, ou como o caso dos senadores, por oito anos.

Mas, e agora PT? Diria, e agora esquerda? Quais os rumos que serão tomados por estes seguimentos políticos? Talvez a estratégia e a condução de tantos anos no poder não foram bem formuladas e ficaram apenas em um cacique politico pensando ser insubstituível e que poderia usar da corrupção e o dinheiro fácil sem ser punido. Na politica brasileira sempre surgem os “salvadores da pátria” que usam dos mais pobres para perpetuarem-se no poder, o PT, infelizmente entrou nesta dimensão!    

Resta ao povo ficar atento e analisar os candidatos. As oportunidades estão surgindo, como na semana passada, uma emissora poderosa entrevistou alguns candidatos à presidência, um deles falou verdades, colocando a poderosa na parede, com coragem disse que a emissora recebe bilhões do governo, além de dizer que ela apoiou o regime militar, bem como colocando os apresentadores em pânico ao afirmar que entre ambos havia diferença de salário. Debates, entrevistas, programas eleitorais ajudam a clarear o voto para a próxima eleição. O PT não é o único que se envolveu em falcatruas, mas o povo precisa conhecer quem é aliado do mundo corrupto para bani-los do cenário politico brasileiro.

Pensem nisto e até o próximo! Lembrem-se: as eleições estão muito próximas!