Pairam certas dúvidas sobre a qualidade dos equipamentos médicos que a China enviou a vários países europeus, sobretudo os equipamentos de teste, máscaras médicas e outros, motivo não atendem aos padrões exigidos.

A interrogação, até que ponto isso é verdade!

Na semana passada, o representante de relações exteriores da União Europeia, Joseph Borrell interrogou sobre o "componente da geografia política objeto da luta pelo poder de influência da política de generosidade", sublinhando que "a China divulga fortemente uma mensagem de um parceiro responsável ao contrario dos Estados Unidos".

O Marrocos tem recebido uma remessa de equipamentos médicos da China, cuja companhia aérea marroquina encarregada de transportá-la ao país, contendo os equipamentos respiradores artificiais, luvas e máscaras médicas, além de traje de proteção e equipamentos de detecção do novo vírus Corona.

Segundo Bouazza El-Khourati, Presidente da Universidade Marroquina de Direitos do Consumidor considerou que vários países europeus tomaram a decisão de devolver para a China os produtos enviados, sobretudo aqueles relacionados com as máscaras e outros equipamentos, depois de anotar que eles não responder aos padrões de prevenção.

Segundo o site de informação eletrónico Hespress, El-Khouroury declarou que o Marrocos possui uma fábrica de máscaras médicas, capaz de aumentar o nível de produção dos equipamentos, atendendo à crescente demanda, excepcional devido á propagação do vírus Corona.

O Marrocos informou receber dispositivos médicos da China, o que exige das autoridades marroquinas confirmar a qualidade ou não, sobretudo que a China é conhecida pela venda de produtos por preços baixos, segundo  o pedido do cliente.

Enfim, a fonte apontou que esses produtos devem estar objeto da supervisão de especialistas em equipamentos médicos, e no caso devolvê-los se não respondem aos padrões de qualidade exigidos; mas o assunto se o Marrocos detém especialistas e competências suficientes para evaluar a qualidade desses produtos e equipamentos.

Lahcen EL MOUTAQI

Professor universitário, Rabat, Marrocos