DRENAGEM URBANA E CONTROLE DE ENCHENTES

Waister Martins De Sousa¹

Lucas Oliveira Silva¹

1- Discente do Curso de Engenharia Civil do Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara-GO.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar os sistemas de microdrenagem e macrodrenagem como soluções para a drenagem de águas pluviais em áreas urbanas, e considerar a engenharia, procedimentos de implantação, cálculos e análises necessários à sua execução. A microdrenagem tem como objetivo captar e direcionar a água da chuva para um grande sistema de drenagem. Além de retirar a água da chuva das calçadas das vias públicas, prevenir inundações, dar segurança a pedestres e motoristas e prevenir ou reduzir danos, também pode ser realizada a macrodrenagem, um planejamento do escoamento final das águas superficiais que engloba todo o sistema de microdrenagem, além da canalização de rios e galerias de grande porte.

Palavras Chave: Microdrenagem, Macrodrenagem, pluvial, urbanas.

1. INTRODUÇÃO

Nas últimas décadas, o expressivo crescimento populacional levou ao surgimento de múltiplas cargas e patologias na infraestrutura urbana, algumas das quais causadas por enchentes urbanas. Com a construção de pavimentação e novas edificações, a área de infiltração é reduzida e não há espaço para o escoamento da água da chuva, o que resulta em inundações. O plano diretor de drenagem urbana propôs diversas tecnologias de drenagem em suas diretrizes, mas a maioria das metrópoles não consideraram o planejamento adequado do projeto, e todo o sistema foi comprometido por falta de atenção e planejamento. São tomadas medidas não estruturais para manter os alertas e leis quanto à ocupação de áreas, especialmente no que diz respeito à ocupação de áreas ribeirinhas, mas não são adotadas medidas estruturais, resultando em danos à área coberta pela água, danos ambientais e transtornos com logradouros submersos.

O planejamento da drenagem urbana envolve diversos estudos, desde a origem da água até como a água é tratada na cidade, então esse é um processo interminável que deve ser priorizado porque a população continuará crescendo ao longo dos anos. As políticas adotadas devem trazer os maiores benefícios à população e ao meio ambiente.

Nesta direção, o objetivo geral procurará investigar e entender, como e se são aplicadas as metodologias de drenagem urbana. Em especifico, demonstrar a importância da tecnologia correta para o manejo de águas pluviais, além de mostrar como essa tecnologia funciona e em que circunstâncias essas tecnologias devem ser aplicadas no Plano Diretor de Drenagem.

Como hipótese, o planejamento urbano é rico em conhecimentos e envolve múltiplas tecnologias, mas os aspectos básicos costumam ser esquecidos.

2. DESENVOLVIMENTO

O ciclo hidrológico nas áreas urbanas tem sofrido grandes alterações, que se devem principalmente às alterações da superfície e à passagem do escoamento, e ao aumento da poluição devido a poluição do ar, superfícies urbanas e materiais sólidos eliminados pela população que deriva em um problema comum, a inundação. Normalmente, a inundação contínua produzirá um segundo problema, que é o alagamento. Os alagamentos incluem água parada em um determinado local, a água encontrando obstáculos ou dificuldade para sair. O terceiro problema encontrado é a enchente, que é o fenômeno do transbordamento do rio. Normalmente, por não conseguirem drenar a água, as enchentes invadem casas, empresas e inundam ruas em dias ou até semanas.

A metodologia utilizada nesse projeto é o método de pesquisa, consistindo na leitura de diversos artigos de especialistas sobre o tema abordado. Este trabalho poderá servir de suporte para uma melhor compreensão das questões a respeito do processo de controle da drenagem em uma área urbana, e que possa suscitar novos debates que propiciem uma maior atenção social e política para essa questão. [...]