RESUMO

Captar e armazenar a água de chuva, para utilização em lavagem de automóveis, descargas sanitárias, lavagem de pisos, irrigação etc pode ser uma solução desejável, capa de promover a atenuação dos problemas de abastecimento de água, além de ir de contribuir para a preservação do meio ambiente. O objetivo geral é apresentar a relevância do planejamento da drenagem urbana e sua associação à SCACs. Os objetivos específicos são discorrer sobre a importância do planejamento urbano e apresentar a importância do gerenciamento dos recursos hídricos. O problema reside no seguinte questionamento: é possível reduzir a carga de águas pluviais nos sistemas de drenagem urbana, através da utilização de SCACs? Assim, efetuou-se uma revisão bibliográfica, realizada a partir de publicações, artigos, monografias e dissertações, alusivos à drenagem urbana, à utilização de Sistemas de Coleta e Aproveitamento de Água da Chuva, à sustentabilidade e ao planejamento urbano. Concluiu-se que a técnica de captação e aproveitamento de água da chuva mostra-se eficiente, em termos quantitativos e qualitativos. No aludido contexto, surgem os sistemas de aproveitamento e conservação de água, com usos de natureza doméstica, agrícola e industrial.

Palavras chave: Drenagem. Reutilização. Engenharia civil. Sustentabilidade.

INTRODUÇÃO

Nos centros urbanos, um problema que ocasiona grandes transtornos e prejuízos é a inundação, devido à precariedade dos sistemas de drenagem urbana e ao seu dimensionamento indevido. Nos períodos caracterizados pela intensa pluviosidade, a população amarga as consequências do problema. Entretanto, é possível associar o aperfeiçoamento da drenagem urbana ao aproveitamento de água da chuva, para finalidades não potáveis, disponibilizando à sociedade meios sustentáveis de solucionar ou atenuar dois problemas.

Diante deste cenário, é importante buscar alternativas para a preservação da água, de modo que esse recurso, no futuro próximo não se torne escasso.

Captar e armazenar a água de chuva, para utilização em lavagem de automóveis, descargas sanitárias, lavagem de pisos, irrigação etc pode ser uma solução desejável, capa de promover a atenuação dos problemas de abastecimento de água, além de ir de contribuir para a preservação do meio ambiente.

Estudos de âmbito internacional consagraram a redução da inundação em locais nos quais há instalação de SCACs (Sistemas de Captação e Aproveitamento de Água da Chuva).

O objetivo geral é apresentar a relevância da manutenção das redes de drenagem e reaproveitamento de água nos centros urbanos.