Estes dois povos são bem diferentes, os Fenícios eram grandes navegadores e comerciantes. Eles viviam entre as montanhas do Líbano e o mar Mediterrâneo, ele corresponde ao atual Líbano. Este sucesso comercial e marítimo da Fenícia deve-se a esta civilização estar situada em uma encruzilhada de rotas comerciais, ser rica em cedros que forneciam a valiosa madeira para a construção de navios. Também  possuía bons portos naturais em suas principais cidades (Ugarit, Biblos, Sidon e Tiro). Os fenícios se destacaram também como artesãos, confeccionando tecidos, joias, perfumes e artefatos de pedras, marfim, metal e cerâmica; também foram os inventores do vidro transparente. Estes viviam em cidades-estados e três se destacaram: Biblos, Sidon e Tiro. Fenícia fundou uma colônia que se destacou: Cartago. Os Fenícios para facilitar seu comércio, inventaram o alfabeto, mais simples, fazendo uma revolução na comunicação com outros povos.  

Exercício sobre os Fenícios: 1- Complete: a) Atual Líbano era a antiga ___________; b) Os melhores navegadores da antiguidade foram os _________; c) Maior colônia fenícia era ______________;d) Maior contribuição dos fenícios ao mundo ocidental foi o a criação do ________________, isto foi devido ao desenvolvimento da _______________ e do ___________. e) Principais cidades-estados eram ___________

Quanto aos Persas, tinham outra forma de se organizar que os Fenícios. Localizavam-se nos Planaltos do Irã. Tinham terras férteis. Ciro, príncipe persa, realizou a dominação do Reino da Média e deu início à formação de um bem-sucedido reinado, fundou o Império Persa. O rei Ciro organizou um poderoso exército com o qual conquistou a Fenícia, a Síria, a Palestina, as regiões gregas da Ásia Menor e a Babilônia. Cambises, filho e sucessor de Ciro, conquistou o Egito. Este tentou conquistar Cartago, mas não conseguiu. Outro rei persa foi Dario que organizou o seu império dividindo-o em províncias que eram chamadas de satrapias, onde o imperador nomeava os sátrapas, pessoas de sua confiança. Dario construiu a Estrada Real que ligava as cidades de Susa e Sardes. O Império Persa foi conquistado por Alexandre, o Grande que era o Imperador da Macedônia. Os persas eram politeístas, mas desenvolveram uma religião chamada de zoroastrismo em homenagem a Zoroastro que acreditava na crença entre o bem e o mal. O zoroastrismo se baseia na crença de que o mundo é palco de uma luta permanente entre o deus Ahura Mazda (que representa o bem, a luz e é o criador de tudo que é bom) e o seu antagonista, Arimã (que representa o mal, a destruição, as trevas). O livro sagrado do zoroastrismo é avesta.

Exercício sobre os Persas: 1- Complete: a) País que hoje está a maior parte da Pérsia ___________; b) Quem foi o fundador do Império Persa _________; c) Quem criou as satrapias  ___________;d) Fundou a religião persa ____________, nome desta religião era ____________. e) O deus do bem era  __________ e o deus do mal era ______________.