O clima seco, a baixa umidade do ar, as mudanças bruscas de temperatura e o aumento da poluição do ar durante o inverno propiciam várias doenças como gripes, resfriados, dor de ouvido e de garganta dentre outras. Isto se deve a hipersensibilidade do organismo a algumas impurezas encontradas no ar tais como: poeira, fungos, diversos tipos de fumaça (de cigarro, de chaminés, etc.).

Porém, a mais preocupante é a gripe H1N1, que já matou mais de 1.200 pessoas no Brasil só neste ano, segundo Ministério. A H1N1 é transmitida através de tosse ou espirro. Seus sintomas são semelhantes aos da gripe comum: febre alta, tosse, dor de cabeça e dores no corpo.

A melhor prevenção contra a doença é tomar a vacina. Vale lembrar que deve ser tomada todos os anos, pois existem vários tipos de gripe, sendo que todos os anos é descoberto pela Organização Mundial da Saúde o tipo de vírus que está circulando, e, através desta descoberta, é elaborada a vacina para proteger a população.

Além da vacina, deve-se evitar locais com aglomeração de pessoas, e também é muito importante evitar passar as mãos nos olhos, nariz e boca, e fazer uma frequente higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel.

Outro cuidado que a população deve ter, mesmo no inverno, é com a dengue, pois o mosquito Aedes Aegypt aparece em qualquer outra estação além do verão, basta ele encontrar criadouros que ele irá ali se desenvolver.