Ana Augusta Tavares Azevedo

Francisco Augusto Tavares Pinto

Resumo: Neste trabalho tentaremos mostrar de forma sucinta os desafios e as possibilidades da docência superior, que vai desde as tecnologias que ajudam e atrapalham o docente, além das possibilidades que existem como a própria tecnologia, e a reciprocidade da troca de conhecimento entre professor e aluno que hoje em dia muito é vista como uma pedagógica tradicional nas universidade e faculdades atualmente.

Palavras-Chave: Tecnologia; docente; docência superior.

Introdução

A docência superior é uma faca de dois gumes, pois se por um lado é o ápice de um docente, por outro lado pode ser sua ruína.

Mas por que dizer isso? Por vários fatores que influenciam tanto positivo como negativamente a docência do ensino superior.

Como atualmente a sociedade atualmente está em um estado que se pode dizer dinâmico, e alguns professores as vezes não conseguem acompanhar essa dinâmica, sendo ultrapassados pelo próprio tempo, ou seja, estagnam-se, não fazendo uma preparação continuada como pede uma profissão importante como esta.

Além disso, do advento da informação tecnológica onde existe a instantaneidade de informação que tanto ajuda quanto atrapalha o professor dentro de uma faculdade (universidade, centro universitário, etc.).

E finalmente o presente trabalho tentará mostrar de forma sucinta os desafios e as possibilidades da docência superior que hoje enfrenta dificuldades para se adaptar as mudanças da atualidade.

Desafios de ensinar

A docência superior diferentemente da docência do ensino fundamental e médio é uma docência onde não se pode haver enganação ou meio termo como visto erroneamente muitos docentes de escolas fazerem, onde as vezes se preparam mal e conseguem “enganar” o aluno. Diferentemente do ensino fundamental e médio, o aluno do ensino superiornão esta ali porque obrigado pelos pais, mas sim por que algo a mais, e isso requer do docente do ensino superior uma preparação para ensinar a disciplina que o mesmo ira passar para o discente.

“Nos processos de formação de professores, é preciso considerar a importância dos saberes das áreas de conhecimento (ninguém ensina o que não sabe)” (PIMENTA, 2002 apud SILVA e OLIVEIRA, 2009).

Outro desafio para o docente seria aonde se vai praticar a docência superior, pois há uma diferença de estruturação, salario, incentivos, forma de trabalho, pois enquanto um professor de universidade publica terá como fazer o tripé universitário (ensino, pesquisa e extensão) em uma faculdade ou centro universitário terá um salario influenciado de sua carga horário e provavelmente não conseguirá praticar o tripé universitário.

“Sendo assim um reflexo na docência terá um forte condicionamento da instituição, pois se o docente atua numa universidade faz parte de um grupo de pesquisa ele recebe um forte condicionante a investigação.” (SILVA e OLIVEIRA, 2009).

Docência Superior: Possibilidades

Em primeiro lugar um desafio também se torna uma possibilidade: a tecnologia, pois esta amplia de forma quase ilimitada o conhecimento do professor, além de facilitar como achar certas bibliografias para explanar em sua aula.

“A tecnologia permeia as relações sociais nos dias atuais, sendo sua inserção escolar pertinente desde que planejada, portanto é preciso ultrapassar velhas práticas de ensino já não eficientes e buscar inovações.” (CORREA E GOÉS, 2013).

“Quando planejado o uso das tecnologias em sala torna-se possível a garantia de mais vantagens para o processo educativo, assim, o docente no ensino superior pode utilizar-se das tecnologias tanto para orientar suas práticas, quanto para subsidiar os estudos de seus alunos.” (CORREA E GOÉS, 2013).

 Outra possibilidade para o ensino superior é o conhecimento seja compartilhado, pois muitos professores ainda pensam em educação bancaria quando se trata de ensino superior, o que não há mais espaço para essa escola pedagógica tradicional.

Segundo Bolzan e Isaia (2010) apud Correa e Goés (2010) é importante que o conhecimento seja compartilhado de dois modos: pela aprendizagem colaborativa e pela aprendizagem docente colaborativa. Ou seja a troca de conhecimentos de discentes com docentes.

Considerações

            A docência do ensino superior é cheia de desafios, onde se vê inúmeros desafios que de certa forma fazem diversos docentes desanimarem porém assim como existem desafios existem possibilidades que fazem a docência do ensino superior ser uma atividade que é libertária e que de certa forma deve ser para ajudar a melhorar a sociedades de todas as formas possíveis.

Referências

SILVA, Andresa de Sena; OLIVEIRA, Glauber Vinicius Santos de. Os Desafios da Docência Superior na Realidade Nacional. Disponível em: < http://www.webartigos.com/artigos/os-desafios-da-docencia-superior-na-realidade-nacional/26292/. Acesso em: 05 ago 2017.

CORREIA, Larissa Costa; GOÉS, Natalia Moraes. Docência Universitária: Desafios e Possibilidades. Disponível em: . Acesso em: 05 ago 2017.