DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: SISTEMAS DE AVALIAÇÃO

Kleber William Antunes da Silva

[email protected]

Pós-graduação em Docência no Ensino Superior

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo analisar as diferentes formas de avaliação presentes no processo de aprendizagem na educação superior. Os diversos recursos utilizados para mensurar a capacidade de absorção e assimilação, bem como a concentração de responsabilidades e, inevitavelmente, da concentração de poder por parte do professor, no que concerne o ensino, e suasdiversas formas de avaliação serão objeto desse estudo.

Palavras-chave: docência, avaliação, resultados, dinâmica, alternativas.

INTRODUÇÃO

A metodologia de avaliação, que refere o presente estudo, consistiu na aplicação de questionários aos docentes, dirigentes universitários e estudantes, visando coletar dados sobre a estrutura didática e administrativa das instituições de ensino superior, bem como sobre a forma de atendimento à expansão de matrículas e meios utilizados para avaliação das atividades de ensino, pesquisa e extensão. A análise de dados prioriza quantificar a qualidade do corpo docente, discente e técnico-administrativo, a produtividade científica e a vinculação da instituição com a comunidade.

O sistema de ensino superior brasileiro é, sem dúvida, reconhecido pela qualidade de seus membros nas mais diversas instituições e esferas, e a fama das universidades brasileiras ecoam no exterior como sendo de qualidade. Talvez não a que muitos desejam, mas certamente de respeito internacional.

            Os valores perpetrados no meio acadêmico, a busca constante do aperfeiçoamento e o controle de qualidade por parte do governo alicerçam a credibilidade que se expande para além mar. Na américa Latina, o Brasil é, através de suas instituições, a fonte inspiradora para instituições sérias que almejam o renome que se tem por aqui.

            É preciso, no entanto, um constante aperfeiçoamento em todo o processo de ensino e aprendizagem, para que a busca incessante pela qualidade, pelo progresso e pela busca da excelência no ensino permeiem de modo perene o pensamento daqueles que, comprometidos com o conjunto de valores que norteiam o ensino superior, não chafurde ante as novidades e velharias que marejam do processo de ensino.

            Buscando esse constante aperfeiçoamento, e alicerçado na realidade universitária, assim como vislumbrando a necessidade de se explanar questões técnicas no tocante à realidade do processo de avaliação nas mais diversas instituições, o presente trabalho visa tecer uma crítica sobre a concentração de responsabilidades e, consequentemente, de poder, sobre a avaliação docente.

Além de fontes tradicionais, como livros, revistas e periódicos, foram utilizados para a confecção do presente artigo diversos sítios eletrônicos, plataformas virtuais de aprendizagem, somados à pesquisa em campo, com participação efetiva de discentes e docentes. Entrevistas e pesquisas escritas também foram utilizadas, no intuito de se obter, de maneira sólida e técnica, um panorama sobre os diversos instrumentos utilizados no processo avaliativo em nível superior.

[...]