Cada toque étnico dos relógios mais famosos do mundo vem do seu país de origem

Assim como os ponteiros dos relógios, o mundo dá voltas. E foram elas que fizeram com que modelos de relógios de países como Japão, Brasil e Suíça chegassem a todos os cantos do globo, tornando-se algumas das marcas mais famosas atualmente. Afinal, além da gastronomia e cultura única, cada país tem suas tendências de moda, estilo e tecnologia, que afetaram a forma como usamos os relógios de pulso atualmente.

Muito além das massas, gelatos e pizzas, a Itália, por exemplo, também é berço do centro da moda, Milão, e de algumas das marcas de relógios famosas como a Diesel. A  Armani Exchange, nascida pelas mãos do designer de moda que já foi considerado o mais bem-sucedido do mundo, Giorgio Armani, também teve origem no país considerado o berço do Renascimento. Mas essas são só algumas das marcas cujo país de origem vale um carimbo no passaporte!

Ajuste os ponteiros do relógio para contar os minutos para as suas próximas férias e embarque nessa viagem pelas curiosidades dos países das marcas de relógios mais famosas do mundo:

Nem só de chocolate é feita a Suíça, país das marcas Rolex,Technos e Tissot

Maior empresa de relógios da América Latina, a Technos oferece relógios de alta qualidade em todo o país. Fundada em 1900 na Suíça pela família Gunzinger, conhecida por sua tradição no setor relojoeiro, a marca migrou para o Brasil em 1956 e em 1990 foi comprada por um brasileiro, consolidando sua liderança no mercado nacional. Quem diria que a mistura de sobriedade suíça com a irreverência brasileira daria tão certo?

Com menos de 8 milhões de habitantes, a Suíça é um destino turístico atraente por suas paisagens de encher os olhos, com mais de de 1.300 lagos. Apesar de pequena, a região que originou a Technos e a Tissot, outra marca de relógios de qualidade e precisão suíça fundada em 1853, tem seu charme: suas paisagens de montanhas nevadas e lagos azuis com uma arquitetura de mais de 2 mil anos de história são um convite ao turismo. Confira algumas curiosidades:

  • Além da Technos e da Tissot, a Suíça também é o berço da Rolex, uma das marcas de relógios mais famosas do mundo!
  • Outra curiosidade é que no país se falam quatro idiomas: mais de 60% da população se comunica em alemão, enquanto o francês é falado por 20%, frente 10% do italiano e 3% do romanche, uma língua latina que só é falada no cantão de Grisons.
  • Sabia que no país não há um sistema de saúde pública? Quem desejar conhecer a Suíça deve fazer um seguro viagem para aproveitar tudo que o país tem para oferecer como mais de 400 tipos de queijos e os chocolates mais deliciosos do mundo.
  • Zurique e Genebra são reconhecidas pela ONU como alguns dos lugares de melhor qualidade de vida do mundo.

Modernidade que gerou a Casio, Citizen e a Seiko é a cara do Japão

Com uma taxa de alfabetização de quase 100%, um país onde as crianças são responsáveis pela limpeza das salas de aulas como o Japão, mostra que senso de organização e disciplina fazem parte da tradição que originou marcas de relógios famosas como a Casio, a Citizen e a Seiko.

Com sede em Tóquio, a Casio, por exemplo, é uma das pioneiras na fabricação de relógios digitais e com funcionalidades como GPS, o que faz sentido, já que o Japão é o país que tem a população mais ligada em tecnologia do mundo. Sabia que 90% dos celulares japoneses são à prova d’água para que as pessoas possam usá-los durante o banho?  Conheça outras particularidades do Japão:

  • O costume gastronômico mais popular do país é o sushi, com peixe servido cru – o que faz com que sejam usados aproximadamente 24 bilhões de pares de sushi no Japão anualmente.
  • Quem tem planos de visitar o país na época do Ano Novo deve ficar ligado nas tradições japonesas, que incluem limpar a residência no primeiro dia do ano e entregar dinheiro em envelopes aos familiares.
  • Se a visita ocorrer na primavera, cuidado com a cabeça: os japoneses costumam atirar grãos de feijão pela janela para atrair sorte e energias positivas.
  • Não se esqueça de conferir os mangás e animes durante uma visita ao Japão: eles fazem parte da cultura japonesa e o país é o que mais produz e consome quadrinhos de desenhos animados do mundo.

Pioneirismo e qualidade são a cara da Timex - e dos Estados Unidos

Fundada em 1854 na cidade de Waterbury, localizada em Connecticut Naugatuck Valley, nos Estados Unidos, a Timex é uma marca de relógios que fez história no mercado relojoeiro. Com o objetivo de comercializar relógios masculinos e femininos com preços acessíveis, em 1880 a empresa, que até então vendia apenas relógios de parede, apostou em relógios de pulso pelo valor de US$ 1 - o que popularizou a moeda mundialmente, transformando o modelo “Ingersoll Yankee” no “relógio que fez o dólar ficar famoso”. O resto é história no país que domina a economia mundial, com o maior PIB do mundo. Saiba algumas curiosidades sobre os Estados Unidos enquanto prepara o visto americano (indispensável para quem deseja visitar o país):

  • O tipo de comida mais comum nos Estados Unidos é o hambúrguer, que não pode faltar nos churrascos das famílias norte-americanas. Outros pratos típicos da culinária do país são: bolo de carne, frango frito, pizza, hot-dog e torta de maçã.
  • Se visitar os EUA em julho, prepare-se para o principal feriado nacional, o 4 de julho, Dia da Independência americana - a data celebra a separação das Treze Colônias do Império Britânico.
  • Sabia que o Protestantismo é a religião mais seguida pelo povo dos Estados Unidos (cerca de 52% da população é protestante)?
  • Ao chegar para abastecer o carro nos EUA, não espere que alguém vá atender você. Lá, os postos de gasolina não possuem frentistas, e os clientes inserem o cartão de crédito na bomba que libera a quantidade de gasolina usada.

Muito além da Torre Eiffel, a França também gerou a marca de relógios Cartier

Sinônimo de luxo no segmento de joalheria e de relógios, a Cartier é uma das marcas mais tradicionais, que traz toda a elegância europeia do seu país de origem, a França. Famosa principalmente por seus relógios femininos e com uma reputação invejável, que já vestiu desde a realeza até às estrelas do cinema, a empresa produz e cria somente joias, acessórios e relógios da mais alta qualidade. Todo esse bom gosto também pode ser visto pelas ruas de Paris no estilo inconfundível das francesas, consideradas algumas das mulheres mais bem vestidas do mundo. Veja outras curiosidades sobre a França e prepare o estômago para provar os melhores vinhos e pães do mundo se estiver de viagem marcada ao charmoso país:

  • Falando em vinho, os franceses são os maiores produtores da bebida do mundo, e suas principais uvas nobres são: chardonnay, cabernet sauvignon, cabernet franc, malbec e merlot
  • Sonho de todo turista, a França é o país mais visitado do mundo e recebe uma média de 82 milhões de visitantes estrangeiros por ano.  As cidades mais populosas da França são: Paris, que é a capital do país, com cerca de 2 milhões de habitantes,  Marselha, Lyon, Toulousse, Nice, Nantes, Estrasburgo, Montpellier, Bordeaux e Lille.
  • Encantadora, não é só na moda e na culinária que a França preza por sua cultura: o país é o que tem o maior número de vencedores do Prêmio Nobel de Literatura do mundo!
  • Por incrível que pareça, não existe “pão francês” nas padarias da França! O famoso pãozinho francês, tão adorado pelos brasileiros, simplesmente não existe por lá. Com uma variedade imensa de pães, o principal é o baguete, que costuma ser cortado em pedaços.

Pensando em fazer as malas agora mesmo? Inspire-se nas curiosidades para o turismo e aproveite para não perder as horas com um bom relógio das melhores marcas do mundo, sempre um companheiro fiel em todas as viagens. Em tempos de smartphones, garanta a pontualidade no embarque com um acessório com durabilidade maior de bateria e, principalmente, muito mais estilo.