Desde a nossa infância, guardamos recordações do sabor doce, que geralmente vem ligado às memórias afetivas, mexendo com o circuito cerebral, ativando a nossa inteligência e o nosso emocional.

O grande almoxarifado do corpo humano é o baço, sendo que o estômago separa e digere o que é básico para a nutrição.

A química, cientista e escritora Conceição Trucom, que escreve sobre saúde e qualidade de vida, diz que não podemos jamais deixar de consumir esse agradável sabor, mas que o doce deve ser saboreado com muita consciência e responsabilidade.

Na verdade nenhum exagero é saudável, nem inteligente, o que devemos fazer é consumi-lo dentro da alimentação saudável, com cereais integrais, frutas frescas, mel, ou ainda os melados de certas frutas, como caju, cana e beterraba.

O que podemos chamar de divina doçura, é quando comemos as frutas que já foram desidratadas, porque aí vamos ter as deliciosas: uva passa, banana passa figo, tâmara, ameixa, maçã, damasco, abacaxi, mamão, caqui, etc.

A cientista alerta para a concentração do açúcar, pois o número de calorias é o mesmo, sendo assim, se você comer uma banana fresca e no outro dia optar por uma seca, não coma um pacote e sim uma banana seca, pois o número de calorias é igual.

O importante também é mastigar bem as frutas secas para que ocorra uma re-hidratação, que vai finalizar no estômago.

Quando consumimos frutas secas, vamos automaticamente ter mais sede, nos obrigando a tomar mais água, sendo que isso é excelente!

As frutas secas são ótimas fontes de frutose, principalmente se a secagem for por via solar.

Experimente usar essas frutas, para adoçar sucos, como adoçante natural, ou preparar doces de aniversário e mesmo bolos, pois elas garantem um sabor agradável e suave, compensando o açúcar e ainda repondo energias, fibras, sais minerais, além de ter o poder de serem desintoxicantes.

Ameixa seca, banana passa e pêssego seco, têm vitamina A.

O Abacaxi, pêssego e o damasco, os três são ricos em fibras. O importante é saber que elas não perdem as suas propriedades quando são adequadamente secas.

Enfim, todas as frutas, ao natural ou secas de maneira adequada, são extremamente saudáveis se consumidas com moderação e inteligência.

Cuidar da boa forma é algo super importante. Saiba como Cenaless pode ajudar você a a conquistar o corpo do seus sonhos.