SOLANGE REJANE SÁ DO NASCIMENTO

 Texto Sentido sobre a aula da Disciplina de Distúrbios de Aprendizagem e resumo do filme “Como todas as estrelas na terra, toda criança é especial”.

           Eu sempre soube que quando uma criança apresenta algum comportamento diferenciado das outras crianças, ela tem algo de especial, seja um distúrbio ou algum ‘talento’ que as outras não possuem, por isso devem ser tratadas de modo especial ou com mais atenção e compreensão. Sempre soube também que a maioria das crianças que apresentam algum tipo de dificuldade de aprendizagem tem como consequência algum problema físico, psicológico ou neurológico. Famílias desestruturadas são as maiores causas para o aparecimento de distúrbios de aprendizagem. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico desses problemas mais chances essas crianças tem de serem integradas no seu meio social sem preconceito. Daí a grande importância do profissional de Psicopedagogia que tem como principal tarefa atender crianças, que por diferentes motivos, não conseguem aprender. O Psicopedagogo trata de conhecer a criança e seu meio, para compreender a dificuldade de aprendizagem e determinar uma ação reeducadora, além de diferenciar os que não aprendem, mesmo sendo inteligentes, daqueles que apresentam alguma deficiência mental, física ou sensorial.

           Família, escola e sociedade são muito importantes para o desenvolvimento intelectual e psicológico de uma criança. Quando a criança percebe que seus pais têm interesses em sua aprendizagem e lhe oferece estímulos diversos, ela será mais motivada a estudar e terá mais autoconfiança. Na escola a criança deve encontrar um ambiente acolhedor, onde ela se sinta a vontade para se expressar e receba estímulos para se desenvolver.

           O filme “Como as estrelas na terra, toda criança é especial”, mostra a história de uma criança que sofre com dislexia e não é compreendida por seus pais, professores e amigos. Todos acham que ele é retardado, indisciplina e o chamam de burro porque não consegue aprender a ler e escrever. Ishaan, de nove anos, diz que as letras dançam em sua frente e não consegue acompanhar as aulas nem focar sua atenção. Seu pai acredita apenas na hipótese de falta de disciplina e trata Ishaan com muita rigidez e falta de sensibilidade. Na escola onde Ishaan estudava, os professores só corrigiam os erros gramaticais dele e não percebiam que ele era uma criança especial, que precisava ser compreendida, e junto com seu professor pudesse ampliar seus conhecimentos, desenvolvendo a habilidade de leitura e escrita. Após ser chamado na escola, o pai do garoto decide levá-lo a um internato, sem que a mãe possa dar opinião alguma. A partir daí, Ishaan perde a vontade de aprender e de ser uma criança. Ele entra em depressão, sentindo falta da mãe, do irmão mais velho, da vida.

          Um dia um professor substituto de artes aparece na escola e logo percebe que tinha algo de errado com Ishaan. O professor substituto usa uma metodologia de ensino inovadora, onde existe a motivação, usa o conhecimento de mundo dos alunos, buscando aprofundar e ampliá-los. Não demorou em que o diagnóstico de dislexia ficasse claro para ele, decide então cuidar daquele garoto que havia perdido sua réstia de luz e vontade de viver. O educador conversa com os pais do menino Ishaan e consegue mobilizar a escola a respeito da diversidade que existe na sala de aula, mostrando que é possível fazer com que o aluno desenvolva sua capacidade de aprendizagem a partir da compreensão e do incentivo do educador. 

           O filme mostra uma lição de vida. Um garoto que foi tratado com respeito por um professor, que soube valorizar e entender as diferenças usa como forma de expressão a arte, incentivando-o e mostrando-o que seu problema pode ser superado e que sua deficiência não o tornava diferente dos outros. Este filme retrata a realidade na qual vivemos, os alunos com diversas deficiências são colocados em escolas normais e infelizmente as escolas regulares e os professores não estão preparados para essa mudança.

           É necessário que os educadores aprendam lidar com esses problemas no contexto escolar, para poder encontrar meios e soluções para trabalhar com essa e as demais deficiências.

          É filme marcante, não só para tratar da questão da dislexia, mas também para alertar aos pais e educadores sobre as mutilações que a falta de compreensão e o desconhecimento do problema podem fazer nas crianças e mostrar como toda criança seja ela portadora de uma necessidade educativa especial ou não. Todas as crianças, sem exceção, devem ser tratadas com amor, cuidado e dedicação!