Thiago de Faria Paiva

Discente do Curso de Educação Física Bacharelado do Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara-GO

 

              Locomoção (do latim locus: lugar, e movere: mover) é uma competência inata e primordial na vida do ser humano, pois proporciona autonomia e independência proporcionando ao indivíduo atingir o seu propósito. Para tal fim, existem modelos de deslocamento como mover-se com cadeira de rodas, engatinhar, rastejar e deambular. A marcha é um tipo ou forma de deambulação, que possui um padrão cíclico de movimentos corporais para frente do corpo ereto, operando as extremidades inferiores, em um padrão bípede, para a propulsão que se segue indefinidamente a cada passo. Descrita como o posto mais desejado do ser humano e a riqueza máxima da locomoção. (Tanaka)

               No momento atual o estudo biomecânico da marcha humana tem sido empregado como ferramenta mais precisa de diagnóstico em procedimentos de recuperação de pessoas com deficiências, distúrbios, anomalias ou limitações. Esse estudo pode ser decomposto em cinética (empregado para definir as forças envolvidas e suas variáveis) e cinemática (empregado para reproduzir padrões de movimento, sem conceber as forças envolvidas na criação do movimento), sendo está última fragmentada em quantitativa e qualitativa. (Tanaka)

                  De entre as inúmeras doenças que vinculam a marcha, as neuromusculares são uma das primordiais sendo a locomoção muito acometida no grupo das distrofias musculares. A distrofia muscular de Duchenne (DMD) é a mais constante entre as doenças neuromusculares. De natureza hereditária ligado ao X mostra rápida continuação com princípio dos sintomas por volta dos 2-3 anos de idade. A criança mostra inúmeras alterações motoras, por exemplo, bloqueio em levantar-se e ficar em pé, embaraço na marcha e quedas frequentes. O acometimento motor é de especificidade simétrica e proximal e, acontece por degeneração das fibras musculares. As variações da marcha, no qual não tratadas assoma entre 8 e 12 anos de idade e, pode ressaltar mudanças posturais como as escolioses e deformação em tornozelos. As escolioses podem assegurar transformação da dinâmica da caixa torácica intervindo na medida respiratória, propenso a infecções pulmonares podendo provocar o óbito. (Tanaka)

                A DMD atinge um em cada 3.600 a 6.000 meninos nascidos vivos e decorre como consequência de mutações no gene da distrofia. Próximo de 1/3 de todos os novos casos identificados decorre de mutações “novas”. A distrofia é uma grande proteína estrutural, cujo trabalho é ligar o cito esqueleto interno da fibra esquelética com as proteínas de matriz extracelular, fortalecendo a contração muscular. Na DMD, a proteína está faltante ou disfuncionante, resultando, assim, em uma discordância na integridade da bicamada lipídica da membrana, com influxo de cálcio e necrose celular.

             A doença aparece precocemente na infância com retardamento na ação motora. A debilidade motora é mais abundante nos membros inferiores e se indica através da complicação de pular, correr, subir escadas, marcha na ponta dos pés e quedas cotidianas. Além do adiamento motor, nota-se similarmente carência da linguagem. O retardo mental (RM) é um semblante muito sucessivo entre meninos com DMD, enfatuando cerca de 30% deles.

Referências Bibliográficas

NARDES,Flavia; ARAUJO,Alexandra P.Q.C; RIBEIRO, Marcia Gonçalves.O retardo mental na distrofia muscular de Duchenne.2011. Disponivel em< http://www.jped.com.br/conteudo/12-88-01-06/port.asp>Acesso em12 set. 2016

TANAKA,Melina Suemi; LUPPI, Andreia; MORAYA,Edgard; FAVERO,Francis Meire; FONTES, Sissy Veloso; OLIVEIRA,Acary Souza Bulle.Principais instrumentos para a analise da marcha em pacientes com distrofia muscular de Duchenne.2007. Disponivelem:.Acesso em12 set. 2016