Distritos querem virar Municípios no Ceará
Por Jornalista Gerson do Valle | 24/02/2010 | PolíticaDe acordo com o coordenador da Associação do Movimento Emancipalista da Jurema - AMEJ, Luiz Farias, “O sonho pode virar realidade”, a campanha pelo “Sim” – movimento pela emancipação Jurema tem todas as qualificações necessárias para iniciar o processo, ja que a mesma representa mais de 45% do eleitorado de Caucaia; e, caso venha a se tornar independente, será o quinto município em população do Estado, e com relação à arrecadação de receita ficará entre os 10 maiores.
Questionado sobre os atuais problemas enfrentados pelas atuais prefeituras do Estado como: o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e outras formas de arrecadação para sustentar a administração pública do novo município, a resposta foi rápida e unâmine entre os entrevistados. “Não sofrerá nenhum impacto”, afirmaram.
Recursos próprios
Luiz Farias assegurou que a cidade é totalmente urbana e já sobrevive de seus próprios recursos: o comércio e as indústrias instaladas na região. Para Clímar Andrade, comerciante da Jurema, este processo proporcionará a captação de novas empresas e fomentará ainda mais as receitas do Distrito, tornando-o mais rico e independente de Caucaia.
Ele ressaltou que a arrecadação é suficiente e não irá depender somente dos repasses do Governo. Defendendo outras formas de arrecadação de recursos como o comércio local
Apoiadores

O Ceará é o estado brasileiro que tem os critérios mais rígidos com relação à emancipação política de distritos. A Lei Complementar Estadual nº 07/2003 de autoria do Dep. Estadual Domingos Filho, determina uma população superior a oito mil habitantes; eleitorado não inferior a 40 % de sua população; centro urbano constituído com prédios residenciais, comercial e público superior a 400; posto de saúde, de serviços de correios; escolas de educação infantil e fundamental; edificações com condições para a instalação da Prefeitura e Câmara Municipal: posto de combustíveis, dentre outros.
O Distrito deverá superar com folga todas as exigências legais necessárias, não podendo encontrar nenhum motivo que possa prejudicar o município mãe. Ressaltamos ainda, que os seguintes distritos e localidades pleitearão suas emancipações, no momento oportuno, estando atualmente realizando estudos prévios de viabilidade.
ACARAÚ - ARANAÚ
ACOPIARA - TRUSSU/SANTA FELÍCIA
AIUABA - BARRA
AMONTADA - ICARAI DE AMONTADA
AQUIRAZ - I GUAPE DO CEARÁ
BARRO - IARA
BEBERIBE - PARAJURU / PARIPUEIRA
CASCAVEL - CAPONGA/GUANACÉS CAUCAIA - JUREMA
COREAÚ - UBAÚNA
CRATO - PONTA DA SERRA
CRATEÚS - MONTENEBO/IBIAPABA
GUARACIABA DO NORTE - VÁRZEA DOS ESPINHOS
GRANJA - PARAZINHO/PESSOA ANTA
HIDROLÂNDIA - IRAJA
ICÓ - LIMA CAMPOS/ICOZINHO
IGUATÚ - JOSÉ DE ALENCAR
IPUEIRAS - MATRIZ DE SÃO GONÇALO/LIVRAMENTO/ IPÚ VÁRZEA DO JILO IRAUÇUBA - MISSI
ITAPAGÉ - IRATINGÁ
ITAPIPOCA - ASSUNÇÃO/ DESERTO
JAGUARIBE - FEITIÇEIRO/ NOVA FLORESTA
JUCAS - SÃO PEDRO DO NORTE
LAVRAS DA MANGABEIRA - MANGABEIRA
MARACANAÚ - PAJUÇARA
MARANGUAPE - ITAPEBUSSU/ AMANARI
MISSÃO VELHA - JAMACARÚ
MORADA NOVA - SÃO JOÃO DO ARUARU
PEDRA BRANCA - MINEIROLANDIA
QUIXERAMOBIM - SÃO MIGUEL
QUIXERÉ - LAGOINHA
REDENÇÃO - ANTONIO DIOGORUSSAS - FLORES DO CEARÁ
SÃO G. DO AMARANTE - PECÉM
SANTA QUITÉRIA - MACARAÚ/ LISIEUX
SOBRAL - ARACATIAÇU/ TAPERUABA
SOLONOPOLE - S. JOSÉ DE SOLONOPOLE
TABULEIRO DO NORTE - OLHO D’ÀGUA DA BICA
TAMBORIL - SUCESSO
TAUÁ SANTA - TEREZA
TRAIRÍ - MUNDAÚ/ CANÃA
UMIRIM - SÃO JOAQUIM
Confira esta e outras no Blog: gersondovalleoreporter.blogspot.com