1.      Introdução

O estudo do clima e sua distribuição deve sempre estar em concordância acordo com a geografia, esta que vai fornecer largos conhecimentos no que concerne a localização espacial dos mesmos. Neste contesto, que na disciplina de geografia o clima o seu estudo não deixa de ser importante. Por isso o grupo, foi incumbido a missão de desenvolver o presente trabalho com o tema que passamos a citar: Distribuição Geográfica das Regiões Biclimáticas. Onde o grupo se responsabiliza a desenvolver o trabalho fazendo menção de todos os climas e subclimas existentes no nosso planeta o famoso Planeta Azul. Ao fazer esta abordagem a localização e caracterização dos climas não se deixara a parte como também algumas imagens ilustrativas que fazem aproximação do conteúdo com o real.

1.1.            Objectivos

Com este trabalho o grupo pretende alcançar os seguintes objectivos:

1.2.            Geral  

  • Compreender a distribuição das regiões bioclimáticas no mundo.
  • Definir alguns conceitos importantes como o clima, bioclimatologia, e meteorologia;
  • Descrever os principais climas existentes;
  • Localizar no espaço os climas;
  • Mencionar os seus subclimas;
  • Dizer as suas características fundamentais.

1.3.            Específicos

1.4.            Metodologia

O grupo ao desenvolver o trabalho ápio-se de varias metodologias como: a consulta bibliográfica, de alguns livros e de biblioteca virtual que vulgarmente chama-se internet.    

2. Distribuição Geográfica das Regiões Bioclimáticas

Antes de começar com o desenvolvimento do trabalho é importante conhecer alguns conceitos relacionados com o tema:

  • Climatologia – distingue e explica as razões das variações climáticas na terra e, realiza a avaliação climática das práticas económicas,
  • Meteorologia – eis que tem a função de apoiar a navegação marítima, aérea e terrestre fornecendo dados climáticos, criar sistema de alerta sobre as ocorrências na natureza, prever os estados do tempo e informar sobre possíveis alterações súbitas no estado do tempo e, por fim assistir na recomendação de medidas para prevenção dos efeitos desastrosos na natureza.”
  • Ø  Bioclimatologia - definida como sendo a interacção dos seres vivos (biosfera) com o clima (atmosfera), disponível em: http.pt://wikipedia.org/wiki/Climatologia. postado em 11-08-014 as 13h e consultado em 11 de 08 de 2014 as 14 e 30h.
  • Zona ou região bioclimática refere-se não só ao tipo de clima que existe numa área, zona ou região e toda vida nela existente: seres humanos, animais e plantas. É ao entrelaçamento/interlaçamento entre as condições climáticas da zona e toda vida animal e vegetal nela resultante que se da esse nomo. (CORREIA & ISMAEL; 2009: 118). 

De acordo com Wilson, (2010: 89), a distribuição das regiões faunísticas e vegetais na superfície terrestre depende em grande medida dos factores climáticos deíficos e topográficos. Tendo em conta ao clima e a latitude, podem distinguir-se regiões bicromáticas da zona intertropical, temperada, fria e de altitude.

A distribuição e diferenciação dos vários tipos de climas dependem do modo como se distribuem os elementos climáticos e os factores que mais os influenciam. Tornando o clima não uniforme em toda zona climática, e diversos factores podem influenciar nessa variação, podendo existir sub-climas.