UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO

DIRETORIA DE PROJETOS ESPECIAIS

PÓS-GRADUÇÃO 'LATO SENSU' EM PEDAGOGIA EMPRESARIAL

DISSERTAÇÃO 

 

DISSERTAÇÃO SOBRE ASSUNTOS ABORDADOS NO TEXTO DE JAIRO SIQUEIRA –“COMO LÍDERES INOVADORES TRATAM IDEIAS CRIATIVAS”


Por José Luiz Teixeira da Silva

Tutor(a): Prof(a) Glória Jesus

Rio de Janeiro

2013

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO

DIRETORIA DE PROJETOS ESPECIAIS

PÓS-GRADUÇÃO 'LATO SENSU' EM PEDAGOGIA EMPRESARIAL

DISSERTAÇÃO 

 

 

 

 

Dissertação baseada sobre os assuntos abordados no texto “Como líderes inovadores tratam ideias criativas” de Jairo Siqueira. Apresentada  à  Universidade Candido  Mendes como  requisito  parcial   para avaliação  no    curso  de   pós - graduação   em Pedagogia Empresarial.

Por José Luiz Teixeira da Silva

Tutor(a): Prof(a) Glória Jesus

Rio de Janeiro

2013

DISSERTAÇÃO

 

 

 

 

Baseado no texto ”Como líderes inovadores tratam ideias criativas” de Jairo Siqueira.

                       Muitas vezes, gerentes, empresários, avaliadores criticam de forma não construtiva determinada ideia por achá-la sem nexo, descontextualizadas com o momento da Empresa ou outro argumento semelhante. Não dando chances para o idealizador mostrar sua perspectiva, sua visão sobre o projeto apresentado. Portanto de pronto inviabilizam a ideia que não houve uma especulação suficiente para ser considerada promissora e nem se investigou as alterações que poderiam transformá-la em algo produtivo e rentável. Isto muitas vezes inibe a produção de novas ideias acabando de prejudicar o avanço estratégico pelo recalque incultido por uma avaliação castradora e não edificadora; viabilizadora pela adaptação, estudo das alternativas da ideia que mesmo alterada em sua essência teria a valiosa colaboração de uma pessoa que está no cotidiano da empresa, que lida com as dificuldades com bastante frequência .

                   Pessoas bem motivadas tendem a querer participar mais eficazmente na empresa, elaborando ideias para problemas enfrentados na organização e em suas próprias vidas. Portanto se bem recepcionadas, estas ideias podem resolver vários entraves encontrados dentro das empresas que se fosse pedir um estudo mais aprofundado em organizações que trabalham com gestão qualificada (especialistas) iria ficar extremamente oneroso, sem falar na dependência das estratégias que seriam aplicadas por estas organizações.

                Para tanto é necessário ficar atento a todas as ideias, fazendo um banco de dados  abrangente e significativo, viabilizando as ideias conforme a necessidade da empresa. Buscando principalmente motivar os colaboradores de modo a continuarem a pensar em novas soluções, o que irá colaborar para o engrandecimento deste profissional e da própria empresa.

               Por fim os avaliadores dos projetos, das ideias terão a missão de criticar construtivamente tudo que for elaborado pelos colaboradores, afinal o ser humano gosta de ser valorizado e reconhecido pelo que produz , pelo que cria,  pelo que faz. Mesmo que não esteja completo o projeto ou a ideia  deve se levar em conta o interesse que o colaborador teve de compartilhar o seu conhecimento procurando ,o avaliador, sugerir alterações razoáveis em prol da viabilidade do projeto. Sem prescindir da qualidade necessária para o sucesso da empresa.