UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA
CENTRO DE FILOSOFIA, LETRAS E EDUCAÇÃO – CENFLE
CURSO DE LETRAS – HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA – 5º PERÍODO
SOBRAL – CE

DISCUTINDO O CONCEITO DE INTERGENERICIDADE: A IMPORTÂNCIA DA COMPREENSÃO DESSE FENÔMENO PARA O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO ENTRE INTERLOCUTORES

ALICE SILVA DA COSTA

RESUMO

O presente ensaio busca mostrar que os gêneros não são homogêneos e que isso pode influenciar na maneira como a mensagem do texto é repassada ao seu interlocutor. O embasamento teórico da pesquisa é fundamentado nas concepções dos autores: CAVALCANTE(2012), KOCH(2008), MARCUSCHI(2008) além de uma consulta aos PCN. Concluiu-se portanto que a mesclagem que ocorre no texto devido a intergenericidade - processo de hibridização de textos – deve ser compreendida, visto que pode permitir uma interpretação equivocada do leitor diante das informações do texto, apesar desse fenômeno não interferir no seu proposito comunicativo.
PALAVRAS-CHAVE: Texto. Gêneros Textuais. Intergenericidade. Comunicação.

1 INTRODUÇÃO

É preciso discutir sobre a importância dos gêneros textuais vistos como mecanismos de interação social, isto é, entendidos como a forma da língua se organizar e manifestar-se nas mais diversas situações comunicativas observando a língua em constante uso visando um determinado propósito comunicativo.
Utilizamos para esta pesquisa as abordagens dos autores supracitados a respeito desta temática ainda pouco estudada. O desenvolvimento estrutural do ensaio traz quatro seções que definem, discutem e analisam esse fenômeno e os elementos que nele estão explícitos. O objetivo é mostrar que a identificação/classificação de um gênero depende não apenas da forma estrutural mas da temática de seu conteúdo, do propósito comunicativo, do meio e do suporte em que veicula e/ou circula, do contexto, dentre outros fatores.

Em síntese, salienta-se que compreender o processo de hibridização de textos denominado Intergenericidade, ou intertextualidade intergêneros, que nada mais é do que a fusão de gêneros distintos para cumprir um determinado propósito comunicativo é bastante proeminente considerando que, especialmente no caso dos textos escritos, isso permitirá ao leitor uma interpretação adequada de todas as suas informações do texto. O estudo tem sua relevância portanto para os estudante e profissionais que trabalham constantemente com a unidade básica de ensino segundo os PCN, o texto.