DISCUSSÃO SOBRE PROJETO CURRICULAR, PROGRAMAÇÃO E COMPETÊNCIAS

Texto produzido e postado em março de 2021 em Santa Maria do Uruará – Prainha Pará

Por: Sydney Pinto dos Santos[1]

O que é planejamento dentro de uma Unidade Pedagógica?

Quando falamos em planejamento, estamos nos referindo aos procedimentos, etapas e possíveis caminhos aos quais queremos seguir para abordar determinado tema, tarefas ou ação. Pois sem este seria um caminho tortuoso sem muito nexo com aquilo que queremos ou gostaríamos de alcançar. Logo, planejar significaria neste ponto, estabelecer critérios que pudessem colaborar com a execução de procedimentos, os quais não pudessem fugir das normas ou mesmo das orientações a serem seguidas.

Desenvolver um planejamento que possa colaborar com os procedimentos até chegar aos objetivos ou resultados esperados, requer muita dedicação, paciência, uma releitura "dos caminhos". Assim como identificar preliminarmente, possíveis deslizes ou descaminhos. Tem assim, em pauta, uma ordem criteriosa de ações e se seguem, se complementam e consequentemente se convergem a um fim.

O que são os objetivos dentro de uma Unidade Pedagógica e para que servem?

Quanto aos objetivos, os mesmos definem uma ideia, assim como uma racionalização concreta acerca do meta-fim ou do alcance dos resultados esperados em quanto aos temas e ações subsequentes. É pensar em quais os objetivos devemos atingir e pensar no aluno...portanto, contextualizado, não esquecendo que este planejamento... faz parte do projeto da escola como um todo, que orienta toda a 'nossa forma de agir". (MELO, 2012, p. 85). Logo, estabelecer objetivos é, então, planejar e organizar o processo pedagógico, sem "inventar" o que se vai trabalhar na hora da 'tarefa'.

O que são as ss tarefas propostas dentro de um Projeto, seja de ação, pesquisa ou Intervenção? Sendo você fosse o aluno ou mesmo um professor colaborador?

As tarefas ou ações, realmente correspondem com segurança com a "realidade que deve e pode ser percebida e confirmada" (BOTH, p. 35), pois as mesmas são processos e procedimentos reais e concretos que o planejamento (abstrato) processa e executa de forma a derivação de um composto mais real ainda, que são os resultados.

O que são os critérios de avaliação para um projeto educacional ou uma Unidade Pedagógica? A avaliação é uma avaliação pautada no currículo por aprendizagem?

Sabemos não ser a ação avaliativa tarefa de fácil execução e aceitação, primeiramente pelo fato de ela colocar frente a frente dos seres humanos, que possuem virtudes e defeitos. Por isso há natural resistência à ação avaliativa quando o avaliador, com seus defeitos, mede o desempenho de outro indivíduo que também revela dificuldades. No entanto, para o bem da humanidade, essa natural e inerente condição humana de virtudes e defeitos, a ação avaliativa, não pode deixar de existir e de cumprir sua função. O que possivelmente pode mudar é a relação de atrito entre virtude e defeito que vem sendo preservada pelo homem. (BOTH, 2012 ,p. 37)

Assim, a avaliação segue os parâmetros a que se quer obter uma análise sobre os fatos e atos. No entanto, deve ser flexível, pois os diversos olhares, pelos diferentes prismas, devem exigir mais do que uma coerência e coesão ante o analisado, mas sim dando oportunidade de se posicionar de acordo com as possíveis mudanças futuras dos contextos existentes e pré-existentes.

 

REFERÊNCIAS

BOTH, Ivo José. Avaliação:"voz da consciência" da Aprendizagem. - Curitiba - PR: Intersaberes, 2012. (Série Avaliação Educacional)

MELO, Alessandro de; URBANETZ, Sandra Terezinha. Fundamentos da Didática. 1ª ed.  - Curitiba - PR: Intersaberes, 2012.

 

[1] [1]Professor da rede pública de ensino de Prainha – Pará.

Mestrando em Educação com Especialização em Educação Superior pela UNINI/FUNIBER.