COLÉGIO MAXI REINO – NAVIRAÍ – MS

PROFESSOR Me. Ciro Toaldo

25 ANOS DO COLÉGIO MAXI REINO EM NAVIRAÍ

 

Estamos celebrando vinte e cinco anos de uma longa em que Deus e a comunidade naviraiense não podem ser esquecidos, pois eles demonstram o valor da História. O que há de mais belo na vida é rememorar a trajetória de sonhos que se tornaram realidade e, levar com que a geração dos mais novos compreendam que nessa vida é preciso batalhar para que esses sonhos se tornem realidade.

O Colégio Maxi Reino, ao completar  25 anos de caminhada é uma prova real de que quando se lançam boas sementes e se cuidado do solo, os frutos vão surgindo  Os romanos já diziam: “A história e seu passado são os mestres da vida e, devem levar o ser humano a compreender e firmar seu destino”. Desta forma, como nos ensinam os antigos romanos: não podemos viver apenas do tempo presente, mas para nos manter vivos devemos  buscar no passado aquilo que nos permite compreender e viver esse tempo presente. Com esse ensinamento e com brevidade, relataremos a  trajetória histórica do Colégio Maxi Reino:

         Em 02 de julho de 1980,  conforme registro  da primeira   Ata, instaurava-se em Naviraí uma  Pré-Escola - foi um sonho que, com garra, determinação, coragem e a preciosa ajuda de inúmeros colaboradores tornou-se realidade – assim surge o “Reino Encantado” – A Escola de Pré-Escolar Reino Encantado -  que ganhava contorno e estrutura ao receber 42 crianças que começavam a vislumbrar um novo mundo a sua volta.

Em 1985, foi implantado, de forma gradual, o primeiro grau: 1ª a 4ª Séries, em novas em instalações situadas junto à rua Panamá. Em 1989, com a autorização para o funcionamento da 5ª a 8ª Séries, abriu-se uma nova sede na rua Paz e, nesse mesmo local, em 1991, entra em atividade o segundo grau.

Em 1998, um fato que marcou a vida funcional do Colégio Maxi Reino foi quando  na sede, da rua Paz, acoplou-se a unidade que estava em funcionamento na Rua Panamá – assim, num mesmo local concentraram-se os três segmentos de educação: Infantil, Fundamental e Médio. Neste mesmo ano, no mês de novembro foi mudada a denominação para Colégio Maxi Reino – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.

          Ao completar os 25 anos, o Colégio Maxi Reino, busca manter-se fiel ao seu sonho de ajudar a formar uma geração mais solidária e preparada para enfrentar os desafios da modernidade, com compromisso de ser uma escola voltada para o seu tempo, com uma educação de vanguarda, não esquecendo que esse sonho tem sido compartilhado por todos os docentes que já passaram por esse Colégio e que deixaram um pouco de sua história de vida, para a materialização desse sonho.

          As transformações da sociedade foram acompanhadas e vividas pelo Colégio Maxi Reino, que em sua trajetória, buscou contribuir para o entendimento e dinamização do conhecimento, não só entre os alunos, mas também junto à comunidade e sua interação, utilizando novas tecnologias e integrando-as à vivência sociocultural e esportiva como as Mostras Culturais e Cientificas, o desenvolvimento do Projeto de Pesquisa – intitulado ‘Preservar o que é nosso’ - classificado entre os dez melhores do país pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e pelos vários Projetos de Educação Ambiental ações estas que estão apoiadas dentro da Proposta  Didático Pedagógica do Colégio.

         O Mundo do Trabalho e a preparação do enfrentamento dos problemas da vida contemporânea não foram esquecidos, para tanto foi criado o Curso Técnico Profissionalizante em Agropecuária e outros cursos profissionalizantes tão requisitados pelos jovens naviraiense.

         Diante das mudanças que ocorrem de forma cada vez mais dinâmica e acelerada, o Colégio Maxi Reino, pautado em sua filosofia, busca ofertar as condições para que o seu aluno desenvolva-se de forma responsável, autônoma e que se conscientize das transformações visando despertar a consciência crítica com vistas à intervenção social diante das inovações.

         Nesse sentido, a proposta pedagógica do Colégio Maxi Reino, nesses 25 anos, buscou o respeito à diversidade cultural de sua comunidade escolar contribuindo na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

         Agradecemos a todos aqueles que contribuíram nessa compilação da história do Colégio Maxi Reino: seus dirigentes, professores, coordenadores,  funcionários,  alunos e os pais que deixaram sua valiosa contribuição, e por isso, nesse cerimonial eucarístico, ninguém pode ser esquecido, todos devem ser homenageados e abençoados por esses 25 anos.

Rogamos ao Pai Celeste para que direção, coordenação, professores, alunos, pais e demais funcionários do Colégio Maxi Reino continuem firmes nesta determinação, garra e vontade de buscar sempre o melhor e, de  também que com certeza vão garantir a comemoração, em 2030, dos 50 anos de Maxi Reino, com a mesma satisfação se comemoram estes 25 anos.