MISSA FORMATURA  07/12/05 (Quinta-feira –16 h) – Igreja Matriz

 

Estimados formandos, queremos felicitá-los por essa brilhante conquista, pela concretização de um sonho, pela recompensa do esforço de anos de estudos e dedicação. Esperamos que essa formatura possa levá-los a fixar novos objetivos e as novas perspectivas de futuro. Não se esqueçam: vivemos em um mundo globalizado e informatizado e, somente com o diploma, não se garante nenhum espaço.

É maravilhoso estarmos aqui na presença de Deus, Pai Todo Poderoso - quem crê em Deus bem sabe que não podemos nos apegar em fortunas, riquezas ou em bens materiais, mas, como ouvimos nessa celebração eucarística precisamos da Sabedoria que nos leva ao desejo de estar apreendendo constantemente, pois a perfeita sabedoria é o próprio discernimento de Deus e ela nos compromete com o Projeto de Deus.

Caros formandos que vocês possam estar receptivos ao dom da Sabedoria e que ela os ajude a conhecer mais a Deus, para que em vossas vidas a dignas, o amor e a sensibilidade possam ser uma constante em vossa profissão que hoje se inicia, pois somente com amor se pode ter a verdadeira instrução e somente com amor se exerce com dignidade a profissão. Sábio é quem busca a instrução, vive com amor e faz constantemente revisão de vida. Lembramos de Sócrates: “Uma vida que não é examinada não merece ser vivida”

Não se esqueçam dos talentos. É preciso colocar em prática os talentos recebidos e que através da profissão que vocês escolheram seja permeada pelo  testemunho, dignidade e honestidade.Deixem nesse mundo registrado que vocês são filhos de Deus. Nunca se envergonhem de fazer o que é certo.

Vivemos na era da globalização, informatização e da velocidade. Mas é preciso ser portador de sonhos que vislumbram de transformar o mundo e fazer acontecer o Reino de Deus entre os homens.

Que este cerimonial de formatura, solidificado nos princípios da fé, da esperança e da caridade os ajude a  brilhar na carreira profissional que hora se inicia,  os ajude a  superar as futuras dificuldades que irão encontrar.

O desejo de todos os professores da FINAV e também da direção e que vocês não encarem essa formatura, como o fim da vida acadêmica e festejem muito com essa nova etapa que se inicia em vossas vidas. Que a busca da SABEDORIA, do CONHECIMENTO, do aperfeiçoar os talentos, motive-os para lutar por uma sociedade mais justa, humana e fraterna.

Em nome de todos os professores, em nome da família FINAV Parabéns por esta vitória, e por tantas outras que estão por vir.